sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Henrique Raposo: Vieira, é tempo de passar a bola a outro


Reconheço o sabor desta época 2013-14, é aquele travo acre dos anos 90 e do início dos anos 2000. Parece que estou em 1996, 98 ou 2001. É aquele desânimo, o ver por obrigação uma equipa sem vida, sem rumo. Em consequência, os benfiquistas voltaram ao erro daquela época negra: a dança dos treinadores. Todos os benfiquistas querem um treinador novo, estão fartos de Jesus. E têm razão, diga-se. Depois do final traumático da época passada, o Benfica devia ter dispensado Jesus. Como isso não aconteceu, os jogadores e os adeptos ainda estão nas Antas e em Amesterdão, ainda estão naqueles dois 90+2, ou seja, a época passada ainda não acabou. Mas, atenção, o grande responsável por esta situação não é Jesus. O culpado é o Presidente Vieira. O tema de debate não deve ser o pós-Jesus, mas sim o pós-Vieira. 
Para não despedir Jesus no final da época passada, Vieira agarrou-se ao trauma Fernando Santos. A comparação é incompreensível e revela logo à partida uma débil inteligência desportiva. Fernando Santos foi despedido na primeira jornada da sua segunda época. Uma precipitação idiota, sem dúvida. Ao invés, Jesus estava há quatro anos no clube (um ciclo completo) e finalizou este ciclo com três derrotas traumáticas. 
O fim da Era Jesus era a única saída aceitável. Não está em causa a qualidade do futebol (questão técnica), mas a moral de um homem. Depois da descida aos infernos da bola, os jogadores e adeptos nunca voltariam a encarar Jesus da mesma forma. O balneário nunca mais estaria com ele. Como se vê agora. Toda a gente antecipou este cenário, Vieira foi a única pessoa no planeta que não quis ver o óbvio. É grave. O Presidente do Benfica não tem de perceber de futebol, mas tem de revelar sensibilidade para as coisas que estão além da folha de excel.
Fernando Santos e Jorge Jesus são o 8 e o 80, e o problema é que Vieira nunca conseguiu encontrar um meio termo na sua relação com os treinadores. Além disso, a gestão do plantel tem sido caótica e, passados 12 anos de consulado Vieira, o Benfica ainda não fixou uma estrutura clara: quem é que manda no futebol do Benfica? O que faz Rui Costa? O que faz Shéu Han? Carraça? Todas estas indefinições estão na base das nossas derrotas. Sim, é verdade que Vieira terá um lugar na história do clube . Os historiadores do Benfas dirão que "Vieira foi o presidente da transição, pegou num clube de joelhos e deu-lhe estruturas". Problema? Falhou no futebol. É tempo de passar a bola a outro
-Henrique Raposo, jornal Expresso

6 comentários:

  1. A alguem que te dê jeito não ?.Se o meu ordenado tivesse em risco em também fazia estas cronicas.

    ResponderEliminar
  2. Os jogos do Benfica esta época,revelam uma falta de motivação gritante em todos os jogadores e com a imagem do comportamento de Jesus em Guimarães,tudo isto era impensável no início da época considerando a melhoria do plantel com novos jogadores.
    O Benfica não pode estar sempre a atribuir para o descalabro da equipa,com erros que os houve das equipas de arbitragem.O Presidente LFV deveria ter negociado os tais 125 milhões em jogadores.pois sem eles a classificação não deveria ser pior.Todos os jogadores vendáveis não apresenta atitude competitiva e com o negócio as contas estariam mais equilibradas.
    Caso não aconteça a vitória no jogo com o Estoril,sugiro o despedimento do JJ e convocação de novas eleições para dar a voz aos associados do Clube.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente ja esta tudo com as facas afiadas para lhe vender a pele. Estrou-nos no DNA o bicho do adepto do Sporting. O Adepto benfiquista foi uma coisa ate aos anos 90 depois deixou-se entranhar por este bicho. Era bom que alguem lmbresseque ja fomos a Guimaraes e a Alvalade, e se nao tem sido as arbitragens, mesmo sem jogar nada, estavamos la em cima. Mas pronto... O que interessa e mesmo atirar com o homeme ao chao. Esta-nos no sangue. Benfiquista que e Benfiquista (depois dos anos 90) tem mesmo que mudar de casaco todos os anos. Seja.

    ResponderEliminar
  4. Benfiquista "Noruega"

    O maior erro do nosso presidente foi anunciar ou estabelecer a renovacao do contrato com JJ antes de termos terminado a epoca.Julgo que ele contava com a melhor final do Befica nas varias frente.



    '










    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fez muitos erros mas estás muito enganado acerca desse...
      o LFV só em Julho é que renovou com o JJ!
      onde é que isso é antes de termos terminado a epoca ???

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!