quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Carlos Barbosa da Cruz: Ivan Cavaleiro em Inglaterra já estaria na ribalta

 
 
Confesso que, mesmo antes de fazer primeira página no Record, já me tinha apercebido das qualidades do Ivan Cavaleiro. Tive oportunidade de seguir as suas exibições na Seleção Sub-21, onde tem lugar cativo e se destacou pela capacidade de explosão e de finalização. E convenhamos que nessa Seleção, a mais promissora da última década, é dificil sobressair, porque a qualidade é alta. 

Ao ver o Benfica a jogar, no passado domingo, no Estoril, dei comigo a pensar por que motivo o Ivan não era chamado à primeira equipa,· porque seguramente faria melhor e mais empenhadamente do que muitos que a integraram. 

Ivan Cavaleiro já é uma estrela, mas joga na segunda equipa do Benfica; se fosse em Inglaterra, estava na ribalta. Faz alguma confusão a aposta do Benfica em jogadores, de valia não evidente - isto para ser benévolo na sua qualifícação - em detrimento da sua formação. Acho que o Benfica, fruto da sua política de contratações, é refém daquilo que eu chamo o "síndroma da amortização", traduzido no seguinte silogismo, se o jogador é caro, logo é bom, se é bom, logo tenho de o pôr a jogar.

Esta postura leva a resultados paradoxais, como sejam o Benfica praticamente não ter jogadores na Seleção, mas há jogadores do Benfica na Seleção. Com efeito, o Nélson Oliveira e o Pizzi são recorrentemente convocados, mas por misteriosos desígnios, não jogam no Benfica; no Benfica jogam o Sulejmani, o Ola John, o Rodrigo, o Djuricic ou o Funes Mori, numa espécie de Benetton futebolístico, seguramente ao gosto de empresários e fundos de investimento, mas que tenho dúvidas que aproveite ao clube. 

Explico porquê; fruto das contingências financeiras, onde antes havia sobretudo qualidade, hoje há sobretudo quantidade e, sendo assim, torna-se mais difícil montar uma equipa, para mais com o impedimento dos jogadores mais talentosos como o Salvio e o Markovic.

Sei, como sportinguista, a frustração que sentia em ver o Wilson Eduardo, o Adrien e o Cédric, jogadores feitos, a assinar grandes exibições nas equipas em que estavam emprestados, e o Sporting a arrastar-se com as suas contratações a granel da época Duque/Freitas. Depois, interrogo-me como um clube que fez a sua glória sob o lema de ser a equipa mais portuguesa de Portugal, hoje assume ser o paradigma do seu contrário. O Benfica há de perceber, como o Sporting o fez dolorosamente, que é preferível a todos os títulos, promover os jovens talentos a tapar os seus lugares com contratações de segunda categoria. A última grande estrela da formação do Benfica dá pelo nome de Rui Costa e isso faz pensar. 

- Carlos Barbosa da Cruz, jornal Record, 10 de Outubro de 2013

13 comentários:

  1. Claro ó barbosa, mas como pertence aos quadros da Luz é um desgraçado que estará esquecido e perdido na equipa B. Que miséria o jornalismo desportivo português; amanhã nova imbecilidade chegará com outro jogador do SL Benfica obviamente.

    ResponderEliminar
  2. ... também adorei a capa do pasquim "a bolha" com o Garay e a mulher; parecia uma revista cor de rosa tipo Caras ou Nova Gente. Ademiro-me como ainda temos benfiquistas que compram este lixo pseudo-jornalístico.

    ResponderEliminar
  3. Este idiota deve ser primo da astróloga Maya ou da Alcina Lameiras...

    Miguel

    ResponderEliminar
  4. SE FOSSE NA INGLATERRA TALVEZ O DEIXASSEM CRESCER

    ResponderEliminar
  5. mais um que sabe sempre a chave do euro milhoes mas prefere nao jogar,isto irrita mas os benfiqueiros tem que perceber uma coisa não são os jornais,nem os opinadores que ganham e perdem campeonatos. Mas sim a competencia de quem governa o clube juntamente com as gentes que os apoia,e sendo assim acho que os nossos resultados estão á vista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roinc.. roinc... roinc... roinc, bolta lá pró chiqueiro meu ganda bácoro !

      Eliminar
    2. es mesmo labrador,passas tanto tempo com os porcos que ate ja escreves na lingua deles lol

      Eliminar
    3. Olha o rui, o pai do Tozé, deixem o labrego desabafar, ele anda muito desgostoso porque descobriu que o filho é gay e não para de bater com os cornos em tudo o que é lado. Tenham piedade, deixe-no desabafar.

      Eliminar
    4. Já para o chiqueiro! Será que é preciso prendê-lo com uma corrente? Sempre a fugir para escrever anormalidades. Na próxima prendo-o junto com os seus amigos suínos. Deprimente este porko marialva.

      Eliminar
  6. Sobre o tema,o Benfica tem bons jogadores na Equipa B mas o Jesus não tem dado o devido valor pois prefere estrangeiros como os sérvios que ainda não mostraram nada de especial.
    Continua alguém a exprimir-se em termos menos impróprios para quem dá a sua opinião sobre os temas apresentados pelo responsável do blog.
    Há que banir o acesso a pessoas que não cumprem a recomendação abaixo indicada no segundo parágrafo,apagando todos os comentários com ofensas a outros participantes.
    Se o responsável não tomar medidas,terei que informar o MP do conteúdo deste blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, agora é que eu fiquei com medo. Informar o MP?
      Então aproveite a boleia e informe o MP que há corruptos nas Antas que ainda não foram processados nem investigados. E a talho de foice, informe que ainda não encontraram o ladrão da FPF apesar de todos os vestígios que teve o cuidado de deixar. E aproveite também para informar o MP que a morte do Mesquita Alves está muito mal contada.

      Eliminar
  7. Gato escondido com rabo de fora!

    Mais uma vez o jornal Record e o seu ADN anti benfiquista!
    O texto do Sr. Carlos Barbosa da Cruz, sportinguista assumido, que se arroga o direito de perorar sobre uma Instituição chamada Sport Lisboa e Benfica, esquecendo-se de olhar para dentro do seu Clube, como se tudo o que por lá se passa fosse um Sétimo Céu!
    Eu sei do amor profundo que o jornal Record tem pelo Sporting, só comparável ao desejo permanente em fazer mal e prejudicar o Benfica!
    Posto isto, ficaria muito admirado se este mesmo Sr. aparecesse, no mesmo jornaleco, perorando, por exemplo, sobre como se faz e o que se faz no FCPorto!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!