terça-feira, 20 de agosto de 2013

Jogadores do Benfica parecem transportar às costas todo o peso do Mundo


O Benfica está diferente. A má impressão deixada frente ao São Paulo, reforçada pela exibição tímida, imprópria de uma equipa que está no pote 1 da Liga dos Campeões, em Nápoles, foi confirmada no Estádio dos Barreiros, onde os encarnados deixaram três pontos.

Mas o Benfica está diferente, porquê? É dos novos jogadores? Não, a base é a da época passada. É da tática? Também não, o papel entregue a Djuricic na primeira parte foi interpretado em 2012/13 por outros jogadores. Então, se não é dos novos jogadores nem da maneira como a equipa está disposta no terreno, é de quê?

A resposta apoia-se em elementos subjetivos e passa pela angústia que se sente nos jogadores encarnados, que parecem estar a transportar às costas todo o peso do Mundo.

O Benfica, que nos últimos anos nunca deixou de ser uma equipa alegre e positiva, que fazia da velocidade e da irreverência os principais argumentos, surgiu na Madeira abúlico, previsível, a circular a bola até a bombear para a grande área, sem ideias, boas ou más.

A queda de produção que afetou o Benfica na fase final da época passada (três derrotas, um empate e uma vitória - Moreirense na Luz - nos últimos cinco jogos) mantém-se agora. A ideia que fica é que o jogo de ontem na Madeira se disputou na semana imediatamente a seguir à derrota na final da Taça de Portugal.

Até ao fecho do mercado muito pode ainda acontecer, há jogadores cobiçados e outros na mira dos encarnados. Mas será bom para o Benfica, se quiser lutar pelo título arrumar a casa rapidamente. A começar por Óscar Cardozo. Em condições normais, o tacuara é titularíssimo e vê-se a falta que um que matador como ele faz à equipa. 

É impensável que a situação vigente não acabe, fique ou saia o paraguaio. Assim, em águas paradas, é que não. Desta forma, aquilo que Luís Filipe Vieira quer - os interesses do Benfica defendidos acima dos egos - não acontece.

Vamos ver o que esta semana nos diz. Porque se no próximo fim de semana Cardozo continuar a ser jogador do Benfica não haverá nenhuma razão para que não esteja na convocatória do jogo contra o Gil Vicente.

Estrutura e conjuntura

Mesmo que Jorge Sousa tivesse assinalado a grande penalidade sobre Lima na última jogada da partida dos Barreiros e o jogo acabasse empatado, nada se alteraria quanto à má surpresa que foi a falta de alegria deste Benfica. 

Seria (talvez) empate. Assim foi derrota. Mas creio que nem uma vitória dos da Luz faria mais do que maquilhar o problema anímico que afeta os encarnados e deverá ser entendido, porque só assim poderá ser debelado. 

E quem disser que não há problema nenhum e que está tudo bem não fará mais do que tapar o sol com uma peneira.

- José Manuel Delgado, jornal A Bola, 19 de Agosto de 2013

3 comentários:

  1. E pareciam mesmo, havia ali qualquer coisa difícil de explicar para quem não esta dentro da coisa, no fim do jogo fiquei com a sensação de algum desentendimento não sei entre quem. Mas acredito que agora vai ser outra historia no Domingo. Vamos e Vamos levar os três pontos bem limpo.

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos: com a derrota na Madeira,a equipa de futebol do Benfica colocou a nú todas as debilidades já detetadas na pré-época.Sem treinador e jogadores para enfrentar as dificuldades que se apresentam durante os jogos,até parece que não recebem os seus chorudos salários.A maioria dos jogadores estão sem ambição e sacrifício para jogarem numa equipa com os pergaminhos do Benfica.Todo o futebol do Clube desde as camadas jovens á equipa principal tem que ser repensado,pois a grande camada de adeptos que adoram o Benfica está a ficar desesperada com o rumo atual.
    A nível diretivo devem ser colocadas pessoas com espírito ganhador e competentes que percebam como gira o mundo do futebol.Ontem o Sr.Rui Gomes da Silva reconheceu que a derrota não foi por causa da arbitragem.mas sim pela falta de atitude da equipa.

    ResponderEliminar
  3. «Acabou o descarregamento de jogadores» LDV 23 Fev 2008

    «Vamos continuar a surpreender muita gente com alguns resultados que muita gente não espera«, LFV 23 Fev 2008

    «O Benfica não vai participar na Taça da Liga» – LFV em 19-05-07

    «Ninguém terá tanto sucesso em Portugal como o Benfica» – LFV em 28-02-07

    «Depois do Verão, seremos o maior clube do mundo» – LFV em 29-04-2006

    «Vamos ser campeões doa a quem doer» – LFV em 04-10-2005

    «Queremos ser campeões europeus» – LFV em 16-07-05

    «Só o Benfica enche estádios» – LFV em 16-07-05

    «Vamos arrasar pela Europa fora» – LFV em 17-04-05

    «Vocês já me conhecem um pouco, não sou homem de protagonismo. Sou um homem discreto.«Entrevista a O JOGO 18/10/2003

    «Nos próximos três anos resolveremos todos os problemas do Benfica. Não faço promessas aos sócios«. Luís Filipe Vieira, in A Bola

    «Dentro de 3 anos o Benfica será o maior do mundo» – 19-04-2003

    «É possível termos meio milhão de sócios em 2003.» Outubro 2002

    «O objectivo é termos 500 mil sócios daqui a três anos.» Outubro 2003

    «Se o benfica não tiver 300 mil sócios até Outubro demito-me» – LFV em 02-06-05.

    «Duzentos mil sócios até Junho do próximo ano é o objectivo» – LFV em 06-09-07.

    »O clube voltou a ser dos mais representados na Selecção. Tem seis jogadores e todos portugueses» – Filipe Vieira em 30-5-2004.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!