quinta-feira, 31 de maio de 2012

Rui Santos acusa Pinto da Costa de despotismo e diz que o presidente do Porto não sabe perder


Um jogo de basquetebol, duas equipas rivais, um título de campeão nacional em disputa. Venceu o Benfica. Perdeu o FC Porto. 

No final, cenas pouco edificantes. A partir delas, declarações extremadas. 

Primeiro, Luís Filipe Vieira, que produziu porventura o discurso mais violento que alguma vez lhe ouvimos, visando o presidente do FC Porto, Pinto da Costa. 

Depois, um texto de resposta publicado no site oficial dos portistas. 

Não se trata apenas de rivalidade. 

Esta era a prova que faltava para a conclusão de que, não obstante a postura menos bélica de "segundas figuras" de FC Porto e Benfica, designadamente na área do futebol, não é possível criar um clima de coexistência pacífica entre portistas e benfiquistas, enquanto Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira forem os presidentes. 

Pinto da Costa vai ficar na história do desporto/futebol português como a personalidade que transformou o FC Porto num clube competitivo e ganhador, ao ponto de colocar Benfica e Sporting em plano secundário. 

E isso também tem muito a ver, não apenas com os métodos utilizados por Pinto da Costa e seus sequazes, mas também com a inabilidade revelada pelos presidentes dos clubes de Lisboa, incluindo Vieira. 

O presidente do Benfica vem agora reafirmar a ilegitimidade dessas vitórias. 

Quero dizer que não sou portofóbico. Gosto da cidade do Porto e, até certo ponto, compreendo os motivos da defesa da regionalização. 

Pelo que vi (com os meus olhos), ao longo das décadas de 80 e 90, o FC Porto foi mais forte em muitos jogos, mas em muitos jogos foi escandalosamente beneficiado pelas arbitragens.

Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, deveria explicar, a propósito, o que quis dizer quando afirmou - na tentativa de proteger os árbitros da atualidade - que esta não é a ‘geraçãodos quinhentinhos’. 

Na verdade, o que se infere dos testemunhos de alguns protagonistas do futebol português é que houve uma geração de árbitros que alinhou em práticas ilegítimas, umas provadas e punidas, outras não... Durante muitos anos, Pinto da Costa e os seus prosélitos trabalharam afincadamente para instalar um clima de medo e coação no futebol português. 

À conta dessa coação, se vívêssemos num país menos tolerante em relação à impunidade, os adeptos do FCPorto não teriam construído a imagem do presidente-herói, porque o clube, nesse enquadramento e com a paliação dos regulamentos vigentes, já teria sido despromovido... 

Houve um tempo, na história do futebol em Portugal, que a maioria alinhou na consagração do "império do medo": políticos (inclusive Presidentes da República), jornalistas, homens e mulheres da cultura e das artes, dirigentes de clubes adversários, treinadores, jogadores, seguranças, árbitros... 

Foram muito maltratados (inclusive agredidos) todos aqueles que não se colocaram numa posição de veneração e subserviência perante o "grande líder". 

Em Lisboa, desde os tempos de Fernando Martins (Benfica) e João Rocha (Sporting), convictos do sucesso do "novo regime", houve a certa altura o impulso de copiar a fórmula. 

Más cópias, um descalabro total na tentativa de se promover a imitação. 

Pinto da Costa diz e manda dizer, é obcecado pelo poder (atente-se no que disse Scolari sobre a relação dele com a Seleção Nacional e com Vítor Baía...) e faz tudo o que considera vital ter de fazer para alcançar os seus objetivos. 

Por isso, não é justo, nas suas discriminações gerais e pontuais, tem um índice muito baixo de desportivismo e um índice muito elevado de despotismo, não sabe ganhar e muitos menos perder. 

O que aconteceu em redor do recente FC Porto-Benfica em basquetebol é apenas mais um lamentável episódio que revela uma forma enviesada de estar no Desporto. 

Um clube que emergiu na Democracia tem demasiados tiques ditatoriais. 

Nota - Escusam de tentar ligar-me a um certo 'benficofilismo'. 

Simplesmente a minha consciência não é catequizável.»

 - Rui Santos, jornal Record, 31 de Maio de 2012

10 comentários:

  1. vai levar nos cornos...nao duvido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nos cornos devias tu levar e nao os deves ter assim tao pequenos boi

      Eliminar
  2. Se muitos jornalistas como ele falarem assim, os juizinhos que absolveram o peidoso, apercebem-se que só a maioria dos adeptos portistas é que acreditaram na sentença por eles proferida. A grande maioria dos portugueses sabe que a sentença não foi honesta.

    ResponderEliminar
  3. Concordo planamente com a analise de Rui Santos, e digo mais quem apoia Pinto da Costa apoia a corrupcçao, ele sabe que a justiça desportiva em Portugal anda cega, e ele perfita disso ,se fosse em Italia ou outro pais , aonde estaria o Pinto da Costa , e o F.C DO Porto, manteve-se uns tempos caladinho talvez reçeoso do que poderia acnteçer,agora volta novamente atuar à sua maneira impropia de estar no desporto ,sempre mençionando o nome do Benfica ,para inçendiar, o desporto portugues,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens toda a razao anonimo isto e um pais de corruptos tanto no desporto
      como na politica nao sei onde isto vai parar

      Eliminar
  4. em carceres viu -se o basket...com o jogo a terminar..com um jogador do slb a fazer sinais da cariz sexual a um arbirea...outro a dzer que cortava a cabeça a um adversario...quato ao resto já se sabe...claques com armas e granadas dentro do estadio. autocarros incendiados...jodadores metidos em coma por benfiquistas...facadas...dois mortos um numa taça de portugal outro na supertaça...a epul...a cmvm ainda por causa do fernando santos...pelo estorilgate onde a pena aplicada ao veiga nao teve cosequencia desportiva depois de provado que o estoril foi avisado para perder....o ricardo costa que ainda deve dormir de cachecol em cima da cama...o tuluis...a quinta e as festas depois dos jogos...porrada nos funcionarios das fundaçoes... as pressoes na quercos por causa do seixal...e uma morte por explicar num acordão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vou responder a um corrupto alem de seres corrupto es mentiroso devias
      de ser indenficado pra provares o que disseste nao podes negar que mao
      investes fortemente na capa vermelha

      Eliminar
  5. anonimo das 18.24 , deves tar com uma bebedeira que nem te seguras seu imbecil , nao nos poupes a essas vergonhas , explica tudo bem exlicadinho seu ignorante , exlica lá , queremos te ouvir .
    voces ate nos adeptos sao corruptos , basta ver o teu caso , és mentirosos compulsivo seu bosta .

    jose luis cruz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu e que não sabes o que dizes.. Eu não sou quem fez o comentário em cima mas diz me uma coisa, axas normal um benfiquista chamar corrupto a um portista? Quando tudo o que é árbitro irradiado em Portugal foi por beneficiar o teu clube e direta ou indirectamente ter prejudicado o fc porto? Erros esses em jogos com influência direta no título. Axas normal condenar se um dirigente de um clube depois de uma reunião ja ter terminado e, estranhamente em vez de usar o princípio de presunção de inocência usar o de culpa do arguido? Ainda para mais axas normal de início a cd da liga ter considerado pinto da costa culpado quando com as mesmas acusações, provas e testemunhos ele foi ilibado na justiça? 2.vezes, uma pelo jic e depois de reaberto outra vez, desta por um grupo de juízes. Axas normal o presidente do teu clube ter escolhido árbitros, o João Rodrigues ter '' confessado''que no tempo dele na federação os árbitros eram escolhidos com ok de vieira e um árbitro ter testemunhado que o segundo objeto de maior valor oferecido a ele foi pelo Benfica antes de um jogo com a naval? Eu não axo

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!