sábado, 5 de outubro de 2013

Rui Santos: Jogadores vão decidir na Amoreira se esticam o último lençol da cama de Jorge Jesus



As primeiras páginas dos jornais de ontem e o tom das críticas em redor do futebol do Benfica e, particularmente, à volta de Jorge Jesus, dão o mote para aquilo que parece evidente aos olhos da opinião pública: aproxima-se um fim de ciclo na história do futebol dos encarnados. O fim de ciclo (desportivo) de Jorge Jesus, que se confunde com a profunda crise de regime da presidência de Luís Filipe Vieira.

Mais uma vez se confirmam as duas leis dominantes do futebol: os resultados são inexoráveis e quem manda, efectivamente, em momentos de crise acentuada, são os jogadores. E os jogadores, que já haviam exibido sinais de fadiga psicológica perante a liderança deste treinador, vão decidir amanhã, na Amoreira, se esticam o último lençol da cama de Jorge Jesus, que vinham fazendo com particular desvelo.

Perante a ausência de reacção nos últimos jogos (Belenenses e PSG) é verosímil que, entre os jogadores, possa haver mais carrascos do que salvadores, até porque os últimos meses concorreram para o isolamento do treinador, e nesse aspecto Luís Filipe Vieira não teve a sensibilidade suficiente para proteger o técnico em que, afinal, apostou. Jesus foi submetido a uma brutal exposição e, pressionado até ao limites, acabou por cometer erros que, noutras condições, não cometeria.

Não é muito difícil prever o que vai acontecer: o Benfica vence na Amoreira e Jorge Jesus ganha um balão de oxigénio, porque a seguir a Liga pára e é retomada com a recepção ao Nacional e uma visita a Coimbra, havendo um Benfica-Braga no fim de Novembro; o clube da Luz perde pontos na Amoreira e Luís Filipe Vieira tem cerca de 20 dias para achar um novo técnico, com Rui Vitória e Marco Silva entre os principais candidatos... Outra vez o Estoril no caminho do Benfica, em condições especiais: na época passada, os estorilistas impuseram um inesperado empate na Luz e contribuíram decisivamente para o volte-face no campeonato...

Se os jogadores esticarem o último lençol de Jorge Jesus, levanta-se uma questão central: Vieira e o Benfica não poderiam ter evitado uma penalização financeira tão grande para os cofres da Luz em função da rescisão prematura de um contrato acordado recentemente?

Uma coisa é certa: se Vieira tivesse Jesus no ponto máximo de tolerância teria aproveitado o incidente em Guimarães protagonizado pelo seu treinador para uma rescisão com justa causa, com menores danos (financeiros) para o Benfica. Neste quadro, a amizade e a proximidade entre ambos acabará por ter um elevado custo para o Benfica.

Um terceiro cenário, de Vieira aguentar Jesus independentemente dos resultados, é menos verosímil, porque Vieira já está demasiado associado a Jesus (e vice-versa) e não quererá contribuir para a perda de confiança que ainda tem junto da massa associativa e dos adeptos benfiquistas. É que a oposição cresce, externa e também internamente, e em muitos sectores já há a convicção de que no Benfica, mais do que uma crise conjuntural instalou-se uma crise de regime. E uma crise de regime responsabiliza Vieira e o “vieirismo”, seja lá o que isso for...

Por outro lado, com tanta indefinição à sua volta, em Jorge Jesus instalou-se a dúvida: devo ser eu igual a mim próprio ou devo tentar ser aquilo que à minha volta querem que eu seja? Quando as dúvidas se instalam a este nível; quando os responsáveis não percebem que é preciso intervir em vez de deixar andar, há um dia em que a governação se torna impossível. Sempre defendi que este treinador, por ser um treinador especial, com enormes atributos mas com alguns défices, precisaria de um outro tipo de enquadramento, e não apenas ao nível da equipa técnica. Isso foi desvalorizado. Um erro colossal.

Jorge Jesus nunca deveria ter aceitado continuar no Benfica, se Cardozo continuasse. Era uma questão de auto-estima e dignidade. Foi um momento de fraqueza e, ao mesmo tempo, um sinal para o balneário. Ficou mais difícil, com a autoridade abalada, fazer passar a mensagem para os jogadores. Comunicar com eles. Obter ou prolongar o seu respeito pela voz de comando. Não é preciso ser um guru em matéria de liderança para perceber algo tão comezinho. Não era o perigo de Jesus levar uma lambada, outro empurrão ou uma agressão ainda mais violenta. Era o efeito de uma imagem terrível, algo que se tem de entender como “proibido” no código pré-estabelecido entre treinador e jogadores.

O Benfica (Vieira) não entendeu assim e Jesus, confiante nas suas possibilidades e no alegado porreirismo do presidente, foi na conversa. Há muita gente dentro do Benfica que nunca tolerou o sucesso de Jorge Jesus no futebol dos encarnados. Gente que esteve perto dele e gente a quem agora se recomenda a aproximação ao treinador. A contagem decrescente começou.


-Rui Santos, jornal Record

11 comentários:

  1. JÁ SABEMOS, NÃO É NOVIDADE QUE TU E ALGUNS JORNALEIROS QUERIAM ESTAR DEBAIXO DO LENCOL, COBERTOS PELOS JOGADORES DO BENFICA.

    DEITA-TE DEBAIXO DO CORRUPTO MOR

    ResponderEliminar
  2. Parecem cães raivosos, os lagartos vendidos.

    ResponderEliminar
  3. Boi santos,o maior filha da puta da televisão portuguesa,esse pra mim pode gritar e ladrar á vontade que nem chega a entrar por uma orelha,para puder sair logo pela outra

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. È verdade.Aposto que quando arreia o calhau caga gemeos

      Eliminar
  5. Que miséria deve ser... ser portista, não ter alma, nem orgulho, educação ou resíduo de princípio moral para fazer face à tristeza de saber ser apenas um condenado e desprezado pela sociedade, um espírito marginal apenas... amado pelos tribunais e pelos escândalos europeus!
    Como dever ser triste... dispor de um vocabulário tão limitado que se reduz ao insulto e à ofensa, numa demonstração de vulgaridade... de ser porto.
    Como é imensamente digna de dó e comiseração a solidão destes seres que esvaziados de identidade e de auto - conceito, ocos por dentro por não terem um clube que os preencha, que os completa, que lhes chega... aparecem por aqui de mão estendida, pedindo encarecidamente atenção... olhem para nós, também somos gentes, somos porto e sem humanidade, somos corruptos dos pés à cabeça...
    mas por favor, por favor, deixem - nos sentir que existimos... e aproximar - nos daqueles que têm valores tão elevados que vogam lá no alto nos ares junto da grande águia, daqueles que vivem a verdade como o sangue que lhes corre nas veias, daqueles gigantes de coração vermelho que jogam o futebol à Benfica e por isso lhe respeitam a essência e as leis, daqueles que são o próprio futebol... são BENFICA.

    P.S: O Blog de via fazer uma campanha de angariação de abraços e compaixão para distribuirmos... a todos aqueles portistas sem abrigo que por aqui aparecem... implorando ajuda e atenção por não terem nem valores morais, nem consciência ética que lhes sirva de cobertor, nem sequer um misero clube!!!

    ResponderEliminar
  6. a sorte do menino boi santos foi nunca ter se ter perdido e ter vindo ca parar á minha aldeia MOZELOS,porque garanto se eu estivese sentado no cafe ou á porta de casa e o visse passar,ia direitinho falar com ele tirar satisfações e o mais certo era acabar por lhe partir aquele focinho todo,era da maneira que secalhar ia preso e tinha refeiçoes pagas e cama lavada durante uns tempos,por mim era o ideal,eu ia preso,mas o filha da puta tão cedo não pudia sair á rua pelo proprio pé

    Ass,Ruben Rodriges.Moselos

    ResponderEliminar
  7. Este Caracolinhos de Carnaxide, precisa é de mais um curativo como o que levou á tempos atras (isso queria ele) quando saia da SIC. É um dos FDP mais vendidos da CS. Agora pode fazer parelha com o Vitinho da "Bolha". A porra da Mafia do Futebol Portugues gera assim tanto dinheiro que chega para comprar todos estes FDP.

    ResponderEliminar
  8. Este gajo quer é pila dos jogadores do SL Benfica e como não a tem só apanha o pila mole do pinto da bosta e daí a sua frustração.

    ResponderEliminar
  9. Façao como eu nao leio o jornal o RECORD nem vejo este PANELEIRO na tv!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (MAS ELE E MESMO PANELEIRO PORQUE TENHO UM AMIGO QUE O COMEU VARIAS VEZES !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. E A VERDADE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!