terça-feira, 1 de outubro de 2013

Nuno Santos faz duras criticas a Luís Filipe Vieira: "Está como a equipa, sem fio de jogo nem ideias claras"


Os que aqui andam há uns anos – seja no campo ou à volta dele, seja nos jornais ou na televisão – sabem perfeitamente que não há nada mais irracional do que o futebol. 

É uma atividade em que as decisões casuísticas, ou simplesmente tomadas por impulso, se sucedem e em que respeitáveis figuras, conhecidas pelo seu pragmatismo noutras áreas, dizem e fazem as coisas mais extraordinárias. 

Coisas que, convenhamos, julgávamos até impossíveis de acontecer. Isto é assim, e não faltam exemplos. O mais recente, e apesar de tudo chocante, é o do Benfica – em que, à qualidade titubeante do futebol, se soma uma inexplicável política de contratações e, acima de tudo isso (ou por causa de tudo isso), de atitudes de cabeça perdida e sucessivas declarações que mostram um clube à deriva.

A ver se nos entendemos: Luís Filipe Vieira tem todo o direito – e razões objetivas – para protestar contra a arbitragem do Benfica-Belenenses. Um olhar distanciado e absolutamente independente sobre aquilo que se passou na Luz, no último fim de semana, facilmente deteta os motivos da ira de Vieira. E de Jesus. E da esmagadora maioria dos adeptos encarnados. 

O presidente do Benfica fez o que fez, e, como está dito, há razões para isso. Mas fazê-lo no final do jogo, a quente, e insinuando o que não pode provar só desgasta a instituição e o seu líder. Se somarmos a isto a entrevista dada, faz agora uma semana à CMTV e ao Record, em que anunciou a candidatura à Champions e alijou as suas próprias responsabilidades, dizendo que o Benfica tinha o melhor plantel dos últimos 30 anos, verificamos que Vieira está como a equipa – sem fio de jogo nem ideias claras. 

Esta última declaração, aliás, está em linha com a afirmação no final da época passada, em que disse não poder ser responsabilizado pelos resultados do futebol. Como se isso fosse possível. Ou aceitável.

Se quisermos ir por aí, então qualquer dia será preciso fazer a pergunta: se Luís Filipe Vieira não é responsável pelo cumprimento – ou melhor, pelo incumprimento – dos objetivos desportivos, então é responsável por quê? Pelas contas? É que aí, ao que parece, também não há boas notícias para dar.

O Benfica tem um problema e não vale a pena tentar camuflá-lo: o plantel é bom (indiscutivelmente), o treinador é bom (indiscutivelmente), mas esse valor não está a ter tradução no relvado. Nesta temporada – e já lá vão sete jogos oficiais –, ainda não se viu uma exibição que merecesse nota claramente satisfatória. 

Derrota na Madeira, vitória arrancada a ferros em casa, frente ao Gil Vicente, empate murcho em Alvalade, estes 90 minutos medíocres com o Belenenses, etc. Acrescente-se a tudo isto o patético dossiê Oscar Cardozo e as vendas que ficaram por realizar no mercado (é por isso, aliás, que o plantel é tão bom...), e assim talvez se perceba melhor o nervosismo de Vieira. E, claro, mais dois “pormenores”: o 5.º lugar na Liga e os 5 pontos de atraso para o FCPorto.

-Nuno Santos, jornal Record, 1 de Outubro 2013

33 comentários:

  1. Depois da Benfica TV ter dado uma abada aos jornaleiros avençados, aos paineleiros e a toda a corja ligada á comunicação, aparece mais um guru armado em camelo.
    É mentira o que passa no futebol, se tivessem vergonha na cara.

    ResponderEliminar
  2. Mal empregadas as que caíssem no chão. Este chupista e lambe botas andou anos a mamar na rtp. Este povo permite tudo a corruptos.

    ResponderEliminar
  3. Este Senhor nem deveria dar palpites, àcerca do BENFICA!
    Ficava mellhor na fotografia se tivesse calado!
    Os comentários deles não interessam a ninguém!
    Tenha vergonha na cara!
    O corrupto está na frente porque, em portugal impera, a corrupção e a impunidade.
    PAÍS nojento!
    Portugueses! Vocês merecem o país em que vivem!
    saudações



    ResponderEliminar
  4. É isso defendam a atitude do presidente que tem tido nestes últimos meses porque é de louvar. Possuimos o melhor plantel do campeonato, mas no entanto joga-se pouco futebol, sem garra sem ânimo. Não temos só problemas com arbitragem, temos um técnico que perdeu o norte (em prol do norte), e um presidente que não consegue pôr as coisas no seu devido lugar. Resumindo algo está mal mais esta época, e a culpa é só da arbitragem? O presidente tem feito um bom trabalho mas agora não entendo porquê da insistência em Jesus, se não deu tenta-se outro e o que pode acontecer é melhorar ou ficar na mesma, mas pelo menos tentou-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo a jogar mal, pode-se ganhar jogos. E forma dois os que poderiam ser ganhos por 1-0, mesmo a jogar mal, se não fosse a incompetência dos árbitros, ou a roubalheira institucionalizada..

      Eliminar

    2. É PARA TODOS OS QUE PENSAM COMO TU
      QUERES VÊR O BENFICA A GANHAR ?
      MUITO SIMPLES !!!
      EXPRIMENTA APOIAR E ACREDITAR SEMPRE .
      Respeitem o principio da DEMOCRACIA
      DITADURA (batota) NÃO É CONOSCO, AS ELEIÇÕES SÃO LIVRES

      Eliminar
  5. São todos avençados, são todos vendidos, são todos antis. Estamos em grande e se não fosse a imprensa já éramos campeões do mundo. O estádio cada vez está mais cheio tal a confiança entre os benfiquista... Continuem a meter a cabeça na areia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ate pareces o advogado de aldeia da minha aldeia ,mas quem te disse q era assim!
      tas a ver o filme ao contrario ! queres ganhar como esse bandidos ganham o problema e teu ! nos no BENFICA queremos ganhar sim mas sem palas sem ser besgo como tu .

      ps: mas quem disse q eram todos como tu !
      e pá vai comer no curral dos ladrões e vai-te foder de vez e desaparece ..

      Eliminar
    2. Num país em que quase já nada surpreende tal a profusão de situações incríveis que desfilam com regularidade perante os nossos olhos outrora atónitos, continuam a suceder-se a um ritmo vertiginoso casos que seriam impensáveis de acontecer num país dito normal.
      ate este javardo fala do q não sabe ! e tudo mentira o BENFICA ROUBA SEMPRE GANHA SEMPRE E OS CORRUPTOS AZUIS não vai comer no cu o azelha azul.pra ribeira

      Eliminar
    3. Este charlatã mais parece a juíza do norte q absolveu o corrupto azul ! só falta mesmo dizer q os gatinhos são os vermelhos ..
      o ano passado e a dois e a três anos atras tenhamos estádio cheio ,tinha-mos uma equipa excelente ,mas os bois de preto ou amarelo sempre beneficiaram os GATUNOS OS CORRUPTOS AZUIS ate lhes dar os títulos PORQUÊ ,O FRANK do curral dos porcos explica la porque validam golos em fora de jogo e penaltys sempre em prejuízo do BENFICA

      PS: MAIS APOSTO CONTIGO Q NO MUNDO NÃO VAI HAVER EQUIPA MAIS BENEFICIADA PELOS ARBITROS QUE ESSA TAL DAS ANTAS INVESTIGA O GRUNHO AZUL. INVESTIGA. so mesmo neste pais de gatunos como tu .

      Eliminar
    4. Este Anonimo é mesmo bronco,burro,estupido e meio analfabeto

      Eliminar
    5. Tem vergonha rui, teu pai não merece tantos nomes

      Eliminar
  6. Os erros de gestão desportiva do Benfica ( que são muitos ) não invalidam por muito que o queiram os infiltrados e os que caiem no seu conto do vigário... A ROUBALHEIRA DESCOMUNAL, ÉPICA E VERGONHOSA que se passa em Portugal.
    A vontade de muitos é passar para segundo plano a corrupção e branquear o campeonato sujo em que os porcos chafurdam alegremente no curral... todavia esqueçam, todos sabemos que por pior que tenha feito a direcção e por maiores que tenham sido os seus erros... ainda assim sem Proenças e Hugos os campeonatos anteriores seriam do Benfica.


    ResponderEliminar
  7. boa frank , tens razão , mas cego eh aqueles que não querem ver..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mais cego e aquele que vê mas não diz a verdade ..

      mais. para mim não e cego e mais um GATUNO sim com todas as letras G A T U N O ,porque vê e MENTE com a sua verdade ..

      Eliminar
    2. olhe q não doutor ! E ILUMINADO ALEGIONARIO

      cego e aquele que vê e diz nada saber !

      EU GRAÇAS A DEUS VI OS ROUBOS TODOS AO BENFICA E MAIS MUITO MAIS .
      ESSA SIM A VERDADE ,POIS NÃO ADIANTA DIZER Q SOMOS ROUBADOS POIS QUEM E ROUBADO SÃO OS CORRUPTOS AZUIS ESSES SIM .

      Não ganham um titulo

      Eliminar
  8. Que interessante e surpreendente... somando aos pontos actuais do Benfica só ( e repito só )... os pontos perdidos com erros reconhecidos pela imprensa ( parcial e que nos prejudica) e retirando a porto e sporting os pontos que também a imprensa ( até o célebre juri do jornal o jogo ) reconhece terem sido ganhos com erros de arbitragem... o Benfica estaria no COMANDO DO CAMPEONATO!
    E isto para dor de muitos é IRREFUTÁVEL porque está escrito e assumido nas considerações semanais dos 3 jornais desportivos ( só não fizeram foi a soma... porque ficava feio )!!!

    ResponderEliminar
  9. E a vaselina nesse cu já está a ter valor?

    ResponderEliminar
  10. Tenho lido o que você fala e escreve desde que se envolveu no triste desastre JORNALISTICO ,
    você NÃO TEM MORAL ETICA E HONRA PARA FALAR DOS OUTROS ,,
    CALE-SE ,CALE-SE PARA SEMPRE

    ResponderEliminar
  11. Temos nossos graves defeitos, NUNO. Nossa sociedade é quase tão injusta quanto a sua. Nosso presidente, quase tão ignorante quanto o seu. Mas entre nossos defeitos, não está o de maltratar ninguém como você faz , você faz por odio e inveja cale-se uma vez na vida .

    ResponderEliminar
  12. Seria mais útil e honrado de sua parte contar um pouco sobre as roubalheiras do seu e dos seus amigos ao Presidente do Benfica e ao clube SPORT LISBOA E BENFICA ,ai sim você daria uma de homem serio q hoje não e ..

    ResponderEliminar
  13. Quanto a você, santos, perdeu uma grande oportunidade de ser útil à humanidade. De fazer valer a vontade divina de salvar a sua vida. De escrever seu nome na história do jornalismo. De ter um pouco mais do que seus quinze minutos de fama ,sim , a dizer as verdades pois as suas verdades são MENTIRAS ,esta provado ..

    ResponderEliminar
  14. a aqui cada filho da puta azul e GATUNO a grunhir e tentar branquear os ROUBOS azuis q só de caçadeira isto la vai ,

    ResponderEliminar
  15. Muito se fala sempre de arbitragens e dos erros das respectivas equipas. É um assunto recorrente de todas as épocas que por ser decisivo está naturalmente na ordem do dia. Os líricos e os seguidores de uma determinada linha onde prevalece o alarido e especulação constante apontam, paradoxalmente, como solução milagrosa para todos os males, a contenção e o silêncio de alguns dos protagonistas directos e, numa outra vertente, a profissionalização do sector. Ou seja, apregoam a paz e a concórdia às 3ªs, 5ªs e Sábados, mas fomentam de forma subreptícia a guerra em vários tabuleiros às 2ªs, 4ªs e 6ªs. Exercício da mais pura das hipocrisias destinado a camuflar os seus verdadeiros interesses.

    mas quem e sempre ROUBADO nos títulos e nas TAÇAS e o BENFICA porquê o grunho FRANK

    ResponderEliminar
  16. As vitórias corruptas não fazem bem, nem sabem bem aos portistas, apesar da ideia que tentam passar... tal é a noção de que são um clube sem identidade, nem moral, tal é o vazio que sentem.... que passam o tempo em blogs Benfiquistas à procura de se sentirem gente, de aspirar a grandeza de um clube integro que não se revê nos roubos, no ódio, nem na pasme - se falsa data de fundação.
    Mas enfim, nós Benfiquista temos de ter piedade e compaixão de quem não tem um clube a sério e quando nos visitam devemos dar uma resposta de esmola... para quem tem tão pouco no seu clube que vem para aqui mostrar a massa de que é feito ( leia - se insultos e ordinarices ).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha continua a pensar assim que vais longe...eu acho que quem esta a perder a identidade somos nos,não eles.Quem esta a perder o orgulho somos nos..não eles. E se tu pensas que sim é porque vives num mundo completamente áparte da realidade

      Eu não preciso de ler a opinião deste gajo,tenho cabeça para pensar e olhos para ver,e o que vejo é um clube,um benfica em estado completamente decadente.

      Eliminar
    2. Fala por ti, muda para a corrupção

      Eliminar
  17. Ó grande abécula, bastavam os golos do sporting e do belenenses serem invalidados (como deviam ser) e o atraso seria apenas de 1 ponto. Junta-lhe agora a vitória do Porto em Paços de Ferreira e com o Guimarães, que não aconteceria, sem os favores dos padrinhos, e o atraso de 1 ponto passava para o avanço de 3.mesmo dando de borla a vitória ao porto no Estoril (atenção que devia estar a jogar com 10 desde o minuto 11) e, mesmo assim, quem estaria atrasado 1 ponto era o teu clube de corruptos e ladrões.

    ResponderEliminar
  18. DECADENTE é a imoralidade em que vive o porto e a degradação da sua imagem por cá ( que o leva a manter - se um clube provinciano e sem crescimento de associados compatível com as sua vitórias corruptas ) e... também por lá fora ( onde os Fergusons, Platinis, Málagas, Villarreais, directores da Marca e do Barcelona,etc... falam abertamente da vergonha da batota ).
    Quanto ao Benfica apenas precisa de um novo Presidente ou que este mesmo aprenda a forma de apanhar os corruptos com as calças na mão ( e olha que já faltou mais... parece que é pela calada e de surpresa que se apanham melhor os ladrões ).
    De resto o futebol é dinheiro... o Benfica é o maior clube do mundo em termos de associados
    ( quase 260.000 ) e continua a crescer ) e principalmente o« porquinho mealheiro dos corruptos a sport tv está a virar churrasco ).... enquanto a Benfica TV é um sucesso tremendo e indesmentível, que os números das diversas fontes de rendimento inerentes confirmam... sendo que as projecções apontam para lucros absurdos para a realidade dos direitos televisivos em Portugal.
    Com os bolsos furados os porcos voltarão para o curral e o pastor voltará a escolher os dias do churrasco!!!

    ResponderEliminar
  19. Para mim o maior erro de LFV foi renovar com JJ. Todo o plantel está farto e não confia nele.
    Agora este merda devia de andar escondido por vergonha. Se fosses um gajo honesto, não tinhas despachado o Gobern e se fosses competente não tinhas sido expulso da RTP. Ou agora queres fazer frente ao Moniz

    ResponderEliminar
  20. CUMPRIR PARA EXIGIR

    MEUS AMIGOS BENFIQUISTAS (andam aqui infiltrados) A DECISÃO DO PRESIDENTE ESTA TOMADA .

    BOA OU MÁ, O FUTURO O DIRÁ .

    A NOSSA OPINIÃO NÃO SIGNIFICA RAZÃO .

    RESPEITAR E ACREDITAR UNIDOS PARA GANHAR

    ResponderEliminar
  21. O Nuno Santos deixou de ser sério publicamente pelos motivos que o afastaram da Rtp, agora faz uns biscates e esbraceja por atenção para voltar à ribalta. Se estiver a depender de clubes bem pode esperar sentados. São clubes, não entidades de apoio social...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!