sexta-feira, 25 de maio de 2012

Rui Santos diz que Benfica e Sporting vivem do passado enquanto que o Porto vive do presente


Benfica e Sporting terminam as respectivas épocas desportivas longe dos objectivos que traçaram e uma quase total frustração povoa o universo dos dois históricos clubes da Segunda Circular, numa época em que o FC Porto não foi particularmente forte. 

Esta realidade deveria levar os adeptos dos clubes de Lisboa a reflectir sobre tudo o que se passa à sua volta: lógica de investimento, contratações, comunicação. Gastam-se milhões. O Benfica ganha a Taça da Liga. O Sporting perde para a Académica a Taça de Portugal. 

São apenas os árbitros os maus da fita?!... Ambos se queixaram das arbitragens, mas ambos têm de olhar para si próprios, independentemente das incoerências dos dúbios critérios e da mediocridade que o sector (dirigentes e árbitros) não consegue disfarçar. 

Oficialmente Benfica e Sporting ratificaram a primeira FPF investida de poderes efectivos (como parece claro da decisão tomada em cima da maioria das posições protagonizadas pela Liga em matéria de alargamento) e apoiaram a recondução de Vítor Pereira na liderança da arbitragem, mas apesar desta aparente concórdia institucional relativamente às “grandes questões” do futebol português, a verdade é que muito em razão do que se passou no “incêndio da Luz”, os dois emblemas estão de costas voltadas, para gáudio do FC Porto, o primeiro e principal beneficiário dessa situação. 

Benfica e Sporting não alcançam o essencial: os dois grandes clubes de Lisboa acham que se apresentam em condições de continuar a viver do passado, quando o FC Porto vive do presente, porque teve perspectiva com sentido prospectivo num momento em que era urgente realizar a “sementeira” para inflectir a “hegemonia lisboeta”. 

O FC Porto não apenas soube como lidar com os árbitros (primeiro, com recurso ao “chicote”; agora, em fase de gestão da “sementeira”), mas também tratou de formar treinadores que estão hoje no mercado do futebol profissional e de consolidar a sua estrutura interna de funcionamento, e isso faz alguma diferença, designadamente em matéria de comunicação. 

Pinto da Costa não precisa de assessores para lhe prepararem os discursos. Não precisa de “media training”. Gere as suas presenças na comunicação social como ninguém. Utiliza o poder que soube granjear e não precisa de lições de especialistas para dizer o que tem a dizer, com sentido estratégico. 

Nos clubes de Lisboa, os presidentes não são capazes de gerir, por vocação - como acontece com o presidente portista - a agenda mediática. 

Ao cabo de 30 anos, Benfica e Sporting também ainda não compreenderam que, com as suas birras e desavenças e com tiques de uma rivalidade agora sem sentido, apenas conseguiram reforçar as capacidades do FC Porto. 

A racionalização do futebol é uma coisa muito dificil de alcançar, e é por isso que ninguém se arrisca a avançar para um projecto de “fusão” de Benfica e Sporting, a única forma de, chegados a este ponto, combater as assimetrias e os défices dos clubes de Lisboa e a única forma de contrariar a hegemonia do FC Porto no futebol português. 

Na “gestão das emoções” e de uma pobre rivalidade, Benfica e Sporting, cada qual orgulhosamente para seu lado, arriscam-se a ficar muitos mais anos sem ganhar. 

NOTA – Agora Hugo Viana já se enquadra no futebol praticado pela Selecção Nacional?!...» 

- Rui Santos, jornal Record, 24 de Maio de 2012

2 comentários:

  1. sr rui santos nunca ponha o benfica ao lado
    dos lagartos porque nao se pode comparar uma coiza
    com a outra


    obrigado

    ResponderEliminar
  2. ESTE TAMBÉM JÁ ME ENGANOU. NO FINAL DO CAMPEONATO FICA SEMPRE DO LADO DOS CORRUPTOS. PORQUE SERÁ?

    TODOS TEMEM O SISTEMA.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!