terça-feira, 29 de maio de 2012

João Querido Manha sobre Pinto da Costa: As malfeitorias sob escuta só servem para enriquecer a secção de ironias do Youtube


Quando um determinado personagem nacional abre a boca à frente de solícitos microfones, chega a hora das graçolas à la carte que calam fundo no lado boçal do futebol, despertando os humores mais sensíveis à atoarda, ao achincalhamento e ao desrespeito de pessoas. 

Chalaça, laracha, piadola ou chocarrice seria a classificação mais apropriada a esta irreprimível tendência para a pilhéria aos adversários - mas não, os admiradores deste separatismo trocista tinham logo de elevá-las à nobre condição de ironia. 

Já houve até um papista que recentemente não resistiu a declará-lo “mestre da ironia”! 

O país decente e temente à lei vive bem com as diatribes do homem. 

Incomoda-se por vezes, com a oportunidade traiçoeira ou com os desvios de cariz racista, mas toda a gente já se riu, algum dia, com as facécias deste abencerragem do anedotário lusitano. 

Mas, de repente, eis que do outro lado vem resposta, mais em jeito de bordoada, bruta e seca, sem ponta de fineza. 

Os dislates viram baionetas, os remoques engrossam para calibre de morteiro. 

Os jornalistas mais obnóxios transformam-se em cronistas de guerra e os comentadores dos painéis marciais em observadores em missão de paz. 

Como se o mundo, o nosso pequeno mundo, da bola estivesse a empinar de pernas para o ar! 

O afrontamento foi elevado à condição de maior apelo à violência, o que não chegou para tirar da prateleira do sossego as autoridades competentes, porque o cariz declarado e ostensivo dos beligerantes os retira, automaticamente, do notável universo de alvos dos nossos badalados serviços de espionagem. 

Na bola, é tudo às claras, com a boca no trombone, porque as malfeitorias sob escuta não servem para mais nada, senão para enriquecimento da secção das mais finas ironias do YouTube. 

Entre “burros” e “camiões”, “poesia” e “coca-cola”, é mais fácil entender a baixaria do confronto. 

Não deste em particular, com insulto e contra-insulto, mas de 30 anos deles, numa só via, sem resposta. 

Meio perdidos sob o fogo cruzado, alguns dos comentadores alinhados apressam-se a replicar a denúncia de um provocador de apelido Lisboa – Isto sim, uma ironia finíssima –, ao mesmo tempo que assobiam para o ar ao ritmo daquele hit da ofensa militante, o tal “SLB SLB filhos...”, que o coro das claques entoa em pelo menos dez “encores” por atuação. 

Mas não há, nunca houve, qualquer ironia neste circo. 

Apenas muita vergonha para os que pactuam, aplaudem e imitam falando em desporto sem apontar tais exemplares como modelos de tudo o que não pode nem deve ser feito numa sociedade livre e sadia. 

Agradeçamos, então, aos fundamentalistas por, ao menos desta vez, terem poupado a dignidade dos bons defensores da língua e respeitado a cultura dos que usam o sarcasmo como arma legítima e elevada de crítica social. 

Responsabilizando editores, jornalistas e comentadores muitos mas não todos, pela falta de coragem em assumir que a charada da “linha” e dos “pneus” não é realmente uma ironia, vá lá, ao peso excessivo e doentio dos dirigentes do futebol.» 

- João Querido Manha, jornal Record, 29 de Maio de 2012

4 comentários:

  1. Belo post!

    Aproveito para convidar o visitarem o meu blog e a colocarem-no no vosso espaço de blogs: http://nosqueremosobenficacampeao.blogspot.pt/

    O vosso já está referenciado no meu.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. querido manha nao tens medo de falares assim do padrinho corrupto
    saudaçoes benfiquistas

    ResponderEliminar
  3. Calma Querido da Manha..Descansa o Melão que o Calado ainda pode ganhar o Big Brother.

    TRICAMPEÕES!!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!