quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Luís Freitas Lobo elogia os laterais Maxi Pereira e João Cancelo


Não está em causa a sua qualidade, mas é mais preocupante do que motivante ver como um jogador das características de Maxi Pereira (lateral que passa demasiado tempo a invadir espaços dos avançados) ganha cada vez maior influência no jogar do Benfica. 

Claro que é importante ter um lateral a subir em desequilíbrio. O que está em causa é ver como isso se torna a fonte preferencial de dinâmica ofensiva da equipa e forma de desequilibrar os adversários. 

Taticamente, Maxi é um elemento que promove a desorganização. Da própria equipa e do adversário. 

Jesus busca tornar essa desorganização... organizada. Nem sempre é fácil. 

Sobretudo quando essa ação-Maxi surge com a equipa ansiosa atrás de um resultado. Uma anarquia que, no limite, até o leva a fazer na área um carrinho-passe de morte, como em Paços Ferreira, ou a marcar de bicicleta, como ao Beira-Mar. 

Sempre que vejo, porém, Maxi surgir na frente, tenho a sensação (tirando o surgir mais por dentro em diagonal perto da área) de estar a ver uma equipa a atacar sem a cabeça tática no sítio.


JOÃO CANCELO 

A cada jogo que passa, cresce a sua presença e confiança no jogo. 

A qualidade salta logo à vista em cada jogada que entra. Falta, claro, ganhar maturidade. 

Está a falar-se de um jogador, miúdo, de 18 anos. Perceber que o jogo não é uma sucessão de aventuras mas é, primeiro, uma sucessão de assumir de responsabilidades. 

João Cancelo (na equipa B do Benfica como na seleção sub-19 e sub-20) destaca-se muito pela forma como ataca mas a sua rapidez também se nota na forma como logo recua para ocupar o posicionamento defensivo.

Fisicamente resistente (1,80 metros e 66 quilos), ganha bolas divididas e sabe dobrar os centrais. 

É dos tais casos que não suscita dúvidas. Está ali um grande jogador em potência. 

Depende dele (e de quem o treinar) construir esse futuro sénior real no relvado.» 

- Luis Freitas Lobo, jornal A Bola, 10 de Outubro de 2012

2 comentários:

  1. A Luís Freitas Lobo faltou dizer que o Maxi, pela sua maneira voluntariosa de estar em campo, constitui um grande tónico anímico para colegas e adeptos. Porque os jogos também se ganham com alma, não é só com atributos esotéricos...
    Quanto ao João Cancelo, faltou igualmente dizer que ainda não teve um treinador que lhe ensinasse a soltar a bola a tempo, e que possui um nível mental muito superior à média dos jogadores de futebol, pois, a par do futebol profissional, está a tirar o curso superior de Engenharia.
    Vermelhão

    ResponderEliminar
  2. Este Luis Freitas Lobo julga se um martir do futebol... desde que foi trabalhar para os corruptos da sportv perdeu a piada, pelo menos é a minha opinião..

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!