sábado, 21 de setembro de 2013

Rui Santos: Assalto à FPF explica quase tudo?



Quase oito meses depois do assalto ao edifício da sede da Federação Portuguesa de Futebol e de se ter criado a ideia, pelos vestígios deixados pelo assaltante (sangue e artigos pessoais), que este seria um caso de fácil identificação, cuja conclusão se tornou ainda mais lógica quando as imagens de videovigilância foram tornadas públicas, confirmando a captação dos movimentos do meliante, o silêncio passou a ser o principal protagonista do caso.

Sabe-se que o invasor entrou nos gabinetes de Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem, de Humberto Coelho, vice-presidente com o pelouro da Selecção Nacional e figura prestigiada com fortes ligações ao Benfica, e de Fernando Gomes, presidente da FPF, furtando os respectivos computadores. Não sobram dúvidas de que o assaltante não procurava simples computadores (para isso, mais valia assaltar uma loja de artigos de informática...); procurava o acesso à informação contida nesses computadores. Informação “classificada”, já se vê, no entender do assaltante ou do(s) seus(s) mandante(s).

O assalto acontece numa altura em que as opiniões se dividem sobre onde reside, actualmente, o centro do poder do futebol português: ainda no Porto, que o conquistou a Lisboa em razão de uma estratégia de sucesso que deu frutos e resultados, ou de regresso à capital depois da aproximação operada por Luís Filipe Vieira a Fernando Gomes? Parece possível a ilação segundo a qual Vieira viu Gomes como um dissidente da “estrutura-FC Porto” e, a partir dessa ideia, a melhor maneira de começar a contrariar a hegemonia que Pinto da Costa e seus sequazes conquistaram no futebol nacional. Recorde-se que o presidente da FPF foi administrador da SAD do FC Porto, saiu do FC Porto em ruptura com Pinto da Costa e ganhou as eleições com o apoio do Benfica, que subitamente abandonou a estratégia de conduzir Fernando Seara ao cadeirão máximo da “Alexandre Herculano”.

Foi aliás o próprio Fernando Gomes quem, na sua primeira (e única) reacção, consumada no imediato, falou de um “crime encomendado”, que o visava atingir e intimidar. Supõe-se, aliás, de acordo com a natureza dessa reacção e considerando as dinâmicas subjacentes à sua eleição como presidente da FPF, que Fernando Gomes “auto-identificou” os suspeitos, e daí a sua confessada determinação em não desistir. Aliás, o eixo Vítor Pereira-Humberto Coelho-Fernando Gomes “varrido” pelo assaltante pode indiciar alguma coisa.

Apesar do à-vontade com que foi consumado o assalto, a verdade é que a investigação ainda não produziu quaisquer resultados que sejam conhecidos. Fernando Gomes declarou, em Fevereiro, que não prestaria mais declarações até final da investigação, mas a verdade é que ele próprio e o seu desempenho podem estar em causa, porque até à data ninguém pode estabelecer um nexo de causalidade entre o assalto e a natureza da sua presidência.

Aquilo que se sabe e é factual são duas coisas: o FC Porto continuou na Taça da Liga (decisão produzida logo a seguir), o Benfica teve o título na mão e deixou-o fugir, “in extremis”, para o FC Porto, com muitas arbitragens polémicas. Por apurar está, na verdade, se o assalto teve alguma coisa a ver com muitas das coisas que se passaram ao longo da temporada: decisões muito discutíveis no plano disciplinar e arbitragens também muito polémicas.

É estranho que, do lado dos clubes, não se manifeste nenhuma preocupação com o impasse. Confiança cega e ilimitada na investigação ou... mais alguma coisa? Do lado de Fernando Gomes, talvez já se justificasse uma declaração formal, no sentido de voltar a marcar uma posição, não obstante a vontade expressa há sete meses de não voltar a falar do assunto, antes da conclusão das investigações. O futebol português não pode, ciclicamente, ficar refém de comportamentos menos dignos. E o medo não pode vencer.

NOTA – Fico, agora, a saber que não devemos ser “fundamentalistas” em relação a coisas tão comezinhas como roubar/não roubar, violar/não violar, agredir/não agredir, matar/não matar. É tudo igual. E, por ser igual, até temos juristas a recomendar que o crime de fraude fiscal tenha honras e presença federativas. Isto é que é... utilidade pública! Mais: sugiro até que se comece a fazer provisões para se erigirem estátuas a todos aqueles que tenham a douta capacidade de protagonizar crimes fiscais acima dos 500.000 euros. A malta até gosta de pagar impostos e de pagar por aqueles que não pagam. Viva Portugal!

NOTA 1 – Não estou habituado a ser elogiado em público e, por isso, vou esperar pela oportunidade de me sentar com o Nuno Santos, agora cronista do Record, para lhe agradecer as referências feitas ao meu trabalho e para lhe dizer que, hoje, percebo muito bem algumas “tergiversões televisivas” e as dinâmicas à sua volta.


-Rui Santos, jornal Record

9 comentários:

  1. NÃO SEI PORQUE MAS TENHO DE CONCORDAR COM ESTE GAJO, SÓ FALTOU CORAGEM PARA DIZER O CAMPEONATO

    FOI ROUBADO AO BENFICA, PENSO QUE O ASSALTO TEVE CONSEQUENCIAS NAS ACTUAÇÕES DOS ARBRITOS.

    ARBRITOS ESSES QUE QUEREM A PROFISSIONALIZAÇÃO,
    DESDE QUANDO SER LADRÃO É PROFISSÃO ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já toda a gente percebeu que o roubo encenado à FPF foi a mando do PPC.

      Mas este escroque, este crápula, este penedo com dois olhos gosta de dividir para reinar...

      A PJ só não abre o jogo, porque o PPC os tem na mão seguros pelos colhões, e se ele for ao fundo leva mais gente com ele.

      O FCP continuou na Taça da Liga, porque os Regulamentos com que o hipócritamnete o queriam a toda força castigar, foram feitos para as equipas B a disputar a II Liga, não para a Taça da Liga.

      E o Benfica só não foi Campeão porque se deixou empatar em casa com o Estoril. Num jogo em que até poderia ter perdido.










      Eliminar
  2. Estamos a atravesar uma Noite Negra no futebol português. E tudo ficou muito negro com os arquivamentos dos processos do apito dourado. Às vezes,de onde menos se espera, aparece uma faísca a iluminar por breves instantes alguns contornos da penumbra. Entre tanta gente a dormir, é sempre de louvar alguém que acorda no meio da noite e provoca uma faísca, mesmo que ténue.

    ResponderEliminar
  3. Estamos a atravesar uma Noite Negra no futebol português. E tudo ficou muito negro com os arquivamentos dos processos do apito dourado. Às vezes,de onde menos se espera, aparece uma faísca a iluminar por breves instantes alguns contornos da penumbra. Entre tanta gente a dormir, é sempre de louvar alguém que acorda no meio da noite e provoca uma faísca, mesmo que ténue.

    ResponderEliminar
  4. Só mesmo em Portugal, país que eu amo mais que tudo na vida,mas que tal como tudo,tem os seus defeitos. E este gajo é um deles,um ser rasteiro..verme miseraval.

    Continua a ser em Portugal,a pessoa com mais tempo de antena para falar sobre futebol.As vezes esta a falar e parece que esta alucinar,parece tolinho,gosta de criar casos,polemicas,vive bem á custa disso,gosta de criar hostilidades nas pessoas,e depois quando as coisas acontecem,mete aquela cara de carneiro meio vivo meio morto. De mim este filha da puta,repito,este FILHA DA PUTA não leva nada,não vejo a merda do programa dele,e não leio a merda que escreve,nem sequer quando é de borla como faço aqui neste site. Simplesmente ignoro tudo que vem dele.

    ResponderEliminar
  5. Tem mesmo cara de peido este gajo

    ResponderEliminar
  6. Tem mesmo cara de peido este gajo

    ResponderEliminar
  7. Dá idéia que esse "desonesto intelectual".... para ser no mínimo delicado..... pois o que me apetece mesmo é referir-me a este gajo TAL E QUAL o que o rui referiu....
    Então não foi esse gajo o mesmo a dizer que o Benfica estava a ter controlo nas arbitragens dos seus jogos... enquanto estava á frente do campeonato (claro)...?
    Agora vem pôr ao lado da tal VERDADE DESPORTIVA que tanto apregoa...
    Que vá à MERDA ele e todos os seus seguidores...

    RA

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!