segunda-feira, 23 de setembro de 2013

João Querido Manha: Paulo Fonseca revela imaturidade

 

A temperatura anormal que se viveu em Portugal no primeiro fim de semana de outono fez sobreaquecer algumas turbinas do futebol nacional. Uma declaração de Jorge Jesus sobre factos de jornadas anteriores irritou sobremaneira os adversários e coincidiu com os empates cedidos inesperadamente por Porto e Sporting, com o Benfica a ganhar, realmente, em três campos.

Este sobreaquecimento foi sentido particularmente entre os dragões, com reações violentas a nível dos seus dirigentes e declarações extemporâneas do treinador Paulo Fonseca, a revelar alguma imaturidade quando comparado a antecessores que sabiam avaliar melhor um mero acidente de percurso como o empate na Amoreira.

Estamos apenas na 5.ª jornada da Liga e este desequilíbrio emocional transmite às turbas um nervosismo que só pode desencadear maus resultados, em jogos futuros. Já havia uma picardia infantil entre os presidentes do Porto e do Sporting, mas imaginar um peso-pesado como o “vice” da SAD portista a transformar a tribuna VIP em ringue de boxe só perde, por falta de imagens, para as placagens de Jesus, rebolando entre stewards e spotters da polícia, no final do jogo de Guimarães, segundo ele, por ser o primeiro a defender os adeptos do Benfica – em particular os que invadem relvados.

A descrição destes episódios remete para um mundo surreal, abrutalhado, vergonhoso, em que homens têm atitudes sem bom senso nem nobreza, portando-se como rufias, em palavras e gestos. Com uma agravante: as consequências são muito piores para as instituições que representam e dizem amar e, em geral, para a credibilidade do futebol profissional, do que para os próprios protagonistas.

Deste fim de semana de brasa emerge, em contraciclo, a serenidade e equilíbrio de Leonardo Jardim, ao denunciar a hipocrisia das queixas dos erros de arbitragem. Muitos de nós, seguramente não a maioria, reveem-se na chamada de atenção do treinador leonino, mas também sabemos que não tardará até que, pela pressão dos resultados, a verticalidade do treinador seja posta em causa no seu próprio clube. Ser diferente com os resultados em perda é uma dura provação para os adeptos do Sporting, martirizados pela diferença acumulada para os outros grandes: estar ao lado da superioridade moral de Leonardo Jardim sem que isso tenha uma tradução positiva na classificação da Liga é uma semente de discórdia que também não tardará a fazer subir a temperatura dentro do próprio Sporting.


-João Querido Manha, jornal Record

3 comentários:

  1. Está quase tudo lá. É uma raridade no jornalismo desportivo actual. Faltou apenas mencionar a abordagem do Paulinho Santos e Nélson Puga ao árbitro da partida ao intervalo e a ineficácia da estratégia do Jesus em falar de arbitragem - foras-de-jogo mal tirados e penalti por assinalar.

    ResponderEliminar
  2. Paulo Fonseca, o treinador, disse que Jesus era um adversário e não um inimigo. Paulo Fonseca, o castor, foi desafiado pela administração a dizer que o Jesus jogou em 3 campos. Esquece-se que não jogou em Guimarães porque FOI prejudicado (fora-de-jogo e penalti por marcar), em Estoril não viu um jogador do FCP ser expulso (com a organização do Estoril e o FCP com menos um central, a vida teria sido mais difícil para o castor pontuar) e em Alvalade a última coisa que se esperava era um favor do Xistra, aquilo é incompetência. Esse árbitro deveria ser proibido de apitar os 3 grandes, mas isso não invalida que o SCP não deixa de se sentir beneficiado, tal como o FCP, ao longo das primeiras cinco jornadas, coisa que o Benfica não pode dizer...

    ResponderEliminar
  3. MUITO BEM VISTO, O JJ CONDICIONOU E O BENFICA COMO SEMPRE PREJUDICADO
    MAIS UM DOS MESMOS, ENCOMENDA CORRUPTA

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!