quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Carlos Daniel comenta polémica entre Eusébio e Cristiano Ronaldo


Recuso entrar na comparação para ter de concluir quem foi melhor, se Eusébio ou Cristiano Ronaldo. Só a distância (temporal) a que a história obriga nos mostrará quem chegou mais alto. O maior elogio a fazer já ao CR7 é o de nos deixar na dúvida sobre se o trono ainda é do King, questão que tantos julgavam nunca se colocar. São épocas diferentes, tempos táticos diversos, preparação distinta, bolas, equipamentos e relvados incomparáveis, alterações de lei, equipas de clube e seleções como antes não havia. Nuns casos a evolução favorece um, noutros o outro.

Claro que a memória coletiva favorece os jogadores mais recentes, Lionel Messi face a Diego Maradona, Zinedine Zidane a Michel Platini, Cristiano Ronaldo a Eusébio. Filmados melhor, de vários ângulos e vistos a fazer magia em semanas consecutivas, ganham facilmente vantagem nas nossas análises. Terá Johan Cruijff sido melhor do que Di Stéfano? Muitos juram que não, mas na televisão parece, que é mais agradável rever a laranja mecânica a cores do que ir buscar os vídeos que o tempo fez mais pretos do que brancos do tempo do hispano-argentino.

Há uma injustiça, essa objetiva, cometida com Eusébio, que foi também um erro do jornalismo desportivo, acabando por ter de ser o próprio a lembrar, no que espero não origine um dispensável atrito com Ronaldo.

Como não basta dizer que a economia está a crescer sem comparar com anos anteriores, ou que agora se vendem mais carros do que no ano passado quando não se vendia nada, também não chega dizer que Ronaldo tem mais dois golos do que Eusébio na seleção. É obrigatório referir também que o CR7 fez mais 42 jogos do que Eusébio. Nem é uma questão de respeito por Eusébio apenas, mas de respeito pela verdade, que é o primeiro dever de um jornalista. E aprendi cedo que neste ofício das notícias não basta contar os factos com verdade, deve procurar-se a verdade dos factos.

Quem foi melhor, quem é melhor hoje, Ronaldo outra vez no debate, frente a Messi? A cada um sua verdade, mas com uma premissa indiscutível: Portugal tem atualmente, e já vai para dez anos, um jogador estratosférico. Vi todos os grandes jogadores dos últimos 40 anos, Luís Figo, Rui Costa, João Pinto, ainda Paulo Futre e Fernando Chalana. Português, não vi nenhum como Cristiano Ronaldo, este, o verdadeiro. E estrangeiros só dois ou três, incluindo Zidane. E o outro Ronaldo, o primeiro.

-Carlos Daniel, Diário de Noticias

11 comentários:

  1. Alguem com bom senso para dizer exatamente o mesmo que diria eu

    ResponderEliminar
  2. É verdade que Eusébio foi um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos, mas vamos a factos!
    Não faz, nem nunca fará sentido comparar o Grande Eusébio ao Cristiano Ronaldo, pois o Eusébio era um ponta de lança com o objetivo de marcar golos, o Cristiano é um desequilibrador , um jogador que abre espaços ofensivos.

    No entanto o Cristiano Ronaldo é um recordista de golos na Seleção (falta ultrapassar o registo do Pauleta), no Man United e no Real Madrid a desempenhar essa função dentro de campo que faz dele o melhor a par de Messi nesse registo.
    É verdade que Pauleta nunca poderá ser relembrado como um dos melhores, o Figo, o Rui costa e o Fernando Gomes estão noutro patamar. Agora Pauleta será relembrado como um dos pontas de lança mais eficiente ao serviço da seleção, e também no campeonato francês.
    A questão aqui é perceber que os títulos e a experiencia professional faz o “curriculum” de um jogador!! E que Cristiano Ronaldo ainda tem uns anos ao mais alto nível!
    Assim Eusébio nunca jogou em ligas competitivas(+ competitivas que a liga portuguesa) e nunca ganhou um titulo individual num clube estrangeiro, e isso nunca poderá ser alterado!!

    Apesar de ter o Glorioso no meu coração, tenho que ser realista considero o Eusébio como o melhor jogador português noutros tempos, e dos melhores do mundo, mas o Cristiano Ronaldo, e o Figo são jogadores com melhores carreiras desportivas. Aos poucos Eusébio será esquecido, e Cristiano Ronaldo lembrado para vários anos como o melhor jogador português e um dos melhores de sempre…não me parece que apareça outro no imediato!

    Saudações

    ResponderEliminar
  3. EUSÉBIO foi e será sempre o melhor futebolista de todos os tempos.

    ResponderEliminar
  4. oh FILIPE! tu nunca viste jogar o Eusébio pois não?!?!?.. também não faz mal, a democracia deu-te a ti e a todos o direito à asneira.... vivesses tu nos tempos do Eusébio e nem sequer te podias exprimir como tu e infelizmente gente com responsabilidades (jornalistas por exemplo) o fazem agora.....
    Dizer que o Eusébio marcava muitos golos por ter sido PONTA DE LANÇA?!?!?!?!? onde em que clube no Beira-Mar?! nos tempos em que jogou no EUA?!?!?! no Benfica e na selecção nunca o foi certamente.....
    De facto os portugueses e neste caso benfiquistas como tu, são mesquinhos, ingratos e sobretudo IGNORANTES.....
    Admiro muito o Cristiano Ronaldo, mas o Eusébio é uma coisa à parte... tão à parte que se torna simpesmente ridículo esse tipo de comparação....
    Ao fim ao cabo não andas muito longe do que pensa essa merda do Bruno Prata, para ti o Figo (segundo o teu raciocínio) também era melhor que o Rei....

    Saudações
    RA

    ResponderEliminar
  5. O Eusébio foi um dos responsáveis por 4 finais europeias do Benfica para além dos feitos na seleção.
    Agora imagine-se se houvesse nessa altura esta mediatização!?
    Não podemos comparara o incomparável.
    Repare neste pormenor: Ronaldo marcou 43 golos em 106 jogos. É muito ou é ou pouco. Então um jogador que tem a exclusividade de marcar todos os livres (alguns até na linha lateral!) e todos os penalty, acho pouco. Em 106 jogos, por baixo, Ronaldo terá tido mais de 300 livres directos. Talvez tenha marcado 7/8 golos de livre directo. Ou seja, em cada 100 remates de livre marca 2 vezes. Tem um aproveitamente de à volta de 2%!.
    O Postiga (que nem sequer aprecio) se marcasse os penaty mais os livres directos quantos teria?.
    O Ronaldo é um grande jogador, mas temos que relativizar as coisas.

    ResponderEliminar
  6. Eu aprecio bastante o Ronaldo. Para além de extremamente dotado para o futebol, tem classe, espírito de liderança e espírito de equipa. Claro, a autoestima ajuda bastante e ainda bem. É um prazer ver o Ronaldo a jogar na Seleção.

    Mas, dizem os mais velhos (com ou sem uma pontinha de preconceito), o Eusébio era algo de diferente. Uma força da natureza que, por feliz coincidência, tinha jeito para a bola e fazia dela o que queria.

    É óbvio que é impossível comparar (preto e branco e cores, superslowmotion e jogo corrido, duas câmaras e trinta ou quarenta, sistemas tácticos, dinheiro, tecnologia de treino e de preparação).

    Para mim, contudo, o Eusébio é o maior, porque confio na memória dos mais velhos, porque chorou na meia final do Mundial, porque era um negro num país de castas, porque cada fotografia dele a jogar pelo Benfica ou pela seleção é um ícone.

    ResponderEliminar
  7. nos últimos 40 anos houve ainda maradona e cruiftt..

    ResponderEliminar
  8. ...e o Zidane? David Beckham?, para não falar em Chalana,Futre etc. etc. ou mesmo Paulo Sousa, eu sei que é ridículo, mas seguindo o raciocínio daquele idiota corrupto (sim, porque está a soldo deles ...) do Nuno Prata, o Paulo Sousa, foi campeão europeu duas vezes por dois clubes diferentes de dois campeonatos diferentes o Italiano e o Alemão.....

    É por estas e por outras que acho a comparação ridicula.... alimentada por uma CS corrupta,desonesta e fundamentalmente incompetente!!!!

    Mas o que me custa mais é ver os meus consórcias deixarem-se levar por essas conversa da treta que não levam a lado nenhum e só servem para diminuir o nosso clube.... enfim!

    RA

    ResponderEliminar
  9. Estão só a esquecer uma coisa ...não é só o nº de jogos disputados por Eusébio nas selecções...mas sim todo o nº de jogos realizados durante uma época e o nº de competições...Não esquecer os adversários que Eusébio defrontou na selecção ...A Liga dos Campeões não tinha fase de Grupos...e só tinha Campeões...!!!A nossa liga só tinha 14 e 16 Clubes....Portanto situações que não são de maneira nenhuma comparáveis...Quanto ao facto de Eusébio não ter disputado outra Liga que não a nossa ..isso só aconteceu porque não lhe foi permitido sair quando era o jogador mais apetecível na Europa pelos maiores clubes...

    ResponderEliminar
  10. Sou Brasileiro
    E considero Eusébio bem a frente de Cristiano Ronaldo

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!