quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Bruno Carvalho analisa últimos 10 anos de Vieira em comparação com o FC Porto


COMPARAÇÕES PROIBIDAS

No Benfica não se gosta de comparações nem se pode pronunciar o nome do “FC Porto”.

Isso é sintomático de um complexo que apenas ocorre porque estamos traumatizados e porque, claro, as comparações talvez não nos sejam lá muito favoráveis.

Eu também acho que o Benfica tem que ter o seu próprio modelo e não tem que copiar ninguém, mas parece-me estúpido não olhar para aquilo que os outros fazem.

Há um mito que o actual Presidente do Benfica fez um milagre e que sem ele seria o fim do mundo.

Vejamos, então, por instantes o que nós e os outros conseguimos nos últimos anos.

Comparemos, então, sem medos nem bloqueios mentais auto-impostos:

O Benfica construiu um estádio novo, mas isso também fizeram o Porto e o Sporting.

O Benfica tem um óptimo centro de estágios, mas também Porto e Sporting têm.

O Benfica construiu pavilhões, mas o Porto também construiu o seu.

O Benfica tem uma televisão, mas o Porto também tem.

O Benfica inaugurou um museu, mas o Porto está a pouco tempo de inaugurar o seu e o Sporting tem um desde 2004.

E no meio disto tudo, o Porto ganhou, nos últimos 10 anos, 8 campeonatos, ganhou Taças de Portugal e Supertaças, foi Campeão Europeu, ganhou a Taça Intercontinental, ganhou a Taça UEFA e ganhou a Liga Europa.

Enquanto construía exactamente as mesmas coisas que nós, o Porto não andou a criar desculpas para o insucesso e a inventar nomes para os mandatos, sendo que o mandato que Vieira iniciou em 2009 era o famoso “Mandato Desportivo”.

E com esta brincadeira, já fomos ultrapassados em número de títulos no futebol português, fomos ultrapassados em troféus internacionais e mantemo-nos com 32 campeonatos ganhos enquanto eles já vão com 27.

Já não falta muito para que nos alcancem, mas como as coisas estão haverá tantos culpados quantos Benfiquistas houver no mundo, excepto o Presidente que não pode ser avaliado pelos resultados desportivos.

Enfim, resta-nos visitar o museu Cosme Damião e admirar os velhinhos troféus conquistados nos tempos em que Benfica era sinónimo de vitória e exigência. É como ir visitar uma espécie de museu de arte antiga.

Os outros (pronto, também já nem o nome deles digo) vão inaugurar, brevemente, uma espécie de museu de arte moderna, cheio de troféus reluzentes e ganhos nos últimos anos.

O mais estranho de tudo é que, desde o ano 2000, até o Sporting ganhou mais coisas do que nós.

Mas não estejam tristes!

Há uma coisa em que ninguém nos ganha: no passivo!

Aí sim, conseguimos, numa década, multiplicar o passivo por 6 ou por 7.

Nisso somos grandes e os maiores do Portugal.

Nisso somos maiores até que o Barcelona!

Carrega Benfica!

Estamos no bom caminho!

PS: Já sei que vão chover críticas porque ousei dizer o nome do FC Porto e fiz comparações com eles. Peço, desde já, as minhas humildes desculpas.

-Bruno Carvalho, Facebook

28 comentários:

  1. Este papagaio ainda está vivo, como está a porto canal ? ahhhh O sr bruno carvalho cedeu as suas quotas a fc..........O sr que teve menos votos que os votos em branco nem devia ter direito a opinar.Quer um salario vá trabalhar como nós todos fazemos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bruno não vendeu o Porto canal ao fcp vendeu a uma empresa essa mesma vendeu passados 2 anos ao FCP. Quer trabalho? Voçê sabe lá o que uma pessoa faz!
      LFV trabalha tanto no BENFICA sem ser remunerado que agora até aparece nos 50 mais ricos de PORTUGAL esse não quer tacho nem comissões!

      O BRUNO É MAIS BENFIQUISTA QUE MUITOS

      Eliminar
  2. Apesar de, talvez nem sequer ser Benfiquista, o homem disse alguma coisa que seja mentira? Não abram os olhos não, não acordem prá realidade que não é preciso !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se disse alguma mentira?Claro que no meio de mentiras ainda manipulou factos.Basta ter atenção ao que ele relata para quem souber a história do SLB para desmascarar tudo o que ele conta. O importante não são os ultimos 10 anos mas sim os 20 para trás que deixaram o SLB num estado lastimável em que 10 anos ainda não deram para recuperar. BC sabe que está a chegar a hora e como infiltrado do fcp vem tentar travar essa marcha.
      BRUNO DE CARVALHO É UM VENDIDO
      MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

      Eliminar
    2. disse sim senhor mentiras: 1 o fcp não tem centro de estágio, é alugado 2-não tem televisão, tem algumas horas de um canal 3- apenas tem um pavilhão 4- não tem piscinas. Apenas tem um dito sim dito benfiquista que alugou um canal e tem a particularidade de ser um papagaio. Isso o benfica não tem é verdade.

      Eliminar
    3. O porto fez um centro de estágio ou foi a Câmara de Gaia que o fez? o porto tem um canal? foi ele que o fez ou fizeram-no? este paspalho não tem nada a ver com isso? O porto fez um estádio? como? não se lembram da história dos terrenos no tempo em que o Gomes esteve na Câmara?
      Até a maioria dos campeonatos ganhos, toda a gente sabe como foi e são, mas muitos querem esconder.

      Eliminar
  3. O gajo nao consegue mesmo enxergar que um dos seus grandes problemas e estar sempre a comparar-se com o Porto. Complexo de picha pequena.

    ResponderEliminar
  4. "PENAFIELGATE". A época 89/90 foi marcada pelo "Penafielgate". Antes do Penafiel-Belenenses, o árbitro Francisco Silva foi surpreendido com a entrada de Lourenço Pinto no balneário, presidente do CA da FPF, que lhe pediu "o cheque", acenando com uma gravação. O árbitro foi então à mala retirar um cheque de dois mil contos, que lhe foi dado pelo presidente do Penafiel, Manuel Rocha, alegadamente para favorecer a equipa duriense. Francisco Silva já não apita o jogo e é suspenso. Alega ter sido vítima de uma cilada, enquanto Manuel Rocha acusa-o de ter telefonado a pedir o dinheiro. Silva acaba por ser irradiado.
    Seu filho estuda no norte com despesas pagas pelo FCP

    - Guímaro, Caso dos Quinhentinhos -> CORRUPÇÃO
    Numa busca à casa do árbitro, a Polícia Judiciária encontra a fotocópia de um cheque de 500 contos, emitido pelo presidente do Leça, que na época anterior se sagrara campeão da 2ª divisão, depois de um jogo em que Guímaro cometera muitos erros. O árbitro é detido e no mesmo dia a PJ faz buscas na casa de Reinaldo Teles, braço direito de PdC.mentor do esquemaAs investigações do caso Guímaro tinha começado depois da publicação de um artigo do jornalista Marinho Neves. "Corruptos e bem pagos" No final, só os dirigentes do Leça e Guímaro foram condenados...

    - Carlos Calheiros e a viagem ao Brasil através da Agência de Viagens Cosmos -> CORRUPÇÃO
    Outro caso. Carlos José Amorim Calheiros, conhecido por Carlos Calheiros, faz uma viagem ao Brasil com a família através da Agência Cosmos, que tratava das deslocações do fcporto. A factura, em nome de José Amorim, é paga pelo clube.
    A Cosmos era na altura detida por Joaquim Oliveira e António Laranjeira, o sócio maioritário, que sai da Agência depois do caso Calheiros.
    O Ministério Público confirmou ter havido corrupção no caso Calheiros, mas não conseguiu provar que a viagem fora paga em troca de favores ilícitos.
    Portimonense - FC. Porto (Jogo da tentativa de corrupção) O FAMOSO CASO DOS QUINHENTINHOS
    ESTE CASO FICOU CONHECIDO COMO O CASO DOS QUINHENTINHOS E ERA SIMPLES, NÃO FOSSE CADORIN UM HOMEM HONESTO, A DIRECÇÃO DO FCP OFERECEU 500 CONTOS A CADORIN PARA PROVOCAR UM PENALTIE A FAVOR DO FC PORTO, O JOGADOR RECUSOU E ACUSOU PUBLICAMENTE E ALÉM DE NÃO PROVOCAR O PENALTIE PEDIDO AINDA MARCOU O GOLO DA VITÓRIA DO PORTIMONENSE
    ANO 2000 - Marfim para Pinto da Costa retido na alfândega do Porto
    Dado a influência que possuí(a) no meio alfandegário da Invicta, tudo foi conjugado para que não subsistisse qualquer problema à chegada da caixa com o marfim a Portugal. Azar!
    O funcionário destacado para esse dia no aeroporto de Sá Carneiro e destinado a facilitar a "passagem", adoeceu subitamente e foi substituido por outro que nada sabia da "operação". RESULTADO: O funcionário em questão recebeu uma indemnização (paga por alguém que até hoje se desconhece a identidade) e passou à reforma antecipada com direito a todas as regalias como se de reforma total se tratasse.
    ISTO È O PORKO CLUBE, MAIS CEDO OU MAIS TARDE VAI TUDO PRESO, E O CLUBE DESAPARECE

    ResponderEliminar
  5. Este Bruno Carvalho, Branqueador de Corrupção de merda, está a tentar comparar o Benfica com Fruta Corrupção e Putêdo só a falta de vergonha deste filho da puta.
    Os corruptos vão inaugurar um museu que tem diversas alas: das putas.

    Vai trabalhar malandro ordinário, se o clube das putas é tão bom junta-te a eles, otário, não faças dos Benfiquistas atrasados mentais, trinta anos de corrupçãao, não bastam.
    Este cabrão olha se aproveitou para falar das 3º primeiras jornadas, dos prejuizos e dos beneficios das arbitragens...

    ResponderEliminar
  6. Futebol: Apito Final - FC Porto perde seis pontos, Pinto da Costa suspenso por dois anos, Boavista despromovido

    A decisão foi anunciada por Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

    A CD puniu também João Loureiro, antigo presidente da SAD do Boavista, com uma suspensão de quatro anos e uma multa de 25.000 euros.

    Além da perda de seis pontos, o FC Porto foi punido com uma multa total de 150.000 euros, e Pinto da Costa condenado ao pagamento de 10.000 euros, na sequência de dois processos instaurados pela LPFP, por corrupção tentada, que condenaram ainda os árbitros Jacinto Paixão (quatro anos), José Chilrito e Manuel Quadrado (dois anos e meio).

    O Boavista foi igualmente punido, em cúmulo jurídico, com uma multa de 180.000.

    Num dos sete processos disciplinares abertos pela LPFP, a União de Leiria, já despromovida à Liga de Honra, foi punida com subtracção de três pontos e condenada ao pagamento de uma multa de 40.000 euros, enquanto o seu presidente, João Bartolomeu, suspenso por um ano.

    Todas as decisões são passíveis de recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

    O processo "Apito Final" foi instaurado pela CD da LPFP na sequência do processo judicial por corrupção no futebol conhecido por "Apito Dourado" e envolveu o FC Porto, Boavista e a União Leiria bem como o actual presidente portista, Pinto da Costa, e o anterior líder boavisteiro João Loureiro.

    O FC Porto, tricampeão nacional era acusado de tentativa de corrupção ao árbitro de dois jogos - com o Beira-Mar e Estrela da Amadora, na época 2003/04 - incorrendo por isso numa penalização de perda de seis pontos, enquanto Pinto da Costa podia ser suspenso por um período entre seis meses e dois anos.

    O Boavista foi acusado de coacção sobre a equipa de arbitragem de três jogos disputados no mesma época - com o Benfica, Belenenses e Académica - podendo ser condenado à despromoção à Liga de Honra, enquanto João Loureiro incorre numa pena de suspensão por dois anos.

    A União de Leiria era acusada de corrupção sob a forma tentada e arrisca três pontos pelo jogo em casa com o Belenenses na época de 2003/2004 enquanto o seu presidente João Bartolomeu uma suspensão igualmente de seis meses a dois anos.

    AO/VR

    Lusa/fim

    ResponderEliminar
  7. O caso Apito Dourado é um escândalo de corrupção no meio do futebol português que emergiu em 2004. Relacionado com o caso existe o Apito Final, um homólogo do tribunal desportivo. Este processo baseou-se em casos de corrupção relacionados com os escalões inferiores do futebol português, nomeadamente o Gondomar Sport Clube. Para além destes também o F.C. Porto e o Boavista seriam visados, visto que foram detectadas escutas telefónicas comprometedoras, que viriam a ser disponibilizadas no YouTube.1 2

    As investigações acabariam a incriminar Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto, e Valentim Loureiro, antigo presidente do Boavista Futebol Clube e da Liga Portuguesa de Futebol. Apesar de condenado em instâncias desportivas, o Futebol Clube do Porto e o seu presidente foram ilibados nos tribunais civis, tal como o Boavista e o seu ex-presidente João Loureiro. Todavia, as escutas, ignoradas nesses julgamentos, lançariam mais suspeitas sobre os meandros do futebol português e a Justiça em Portugal.

    Em Dezembro de 2006, a antiga companheira de Jorge Nuno Pinto da Costa, Carolina Salgado, escreveu um livro, Eu, Carolina, em que acusa o ex-companheiro. Este livro seria utilizado como base de várias acusações que o presidente dos dragões sempre negou. Estas incluíam, entre outros dados, o tráfico de influências, agressões a dirigentes desportivos, a coação sobre equipas de arbitragem, assim como o pagamento de orgias com prostitutas a árbitros para beneficiação do FC Porto, ainda que não apresentassem quaisquer provas em que se suportassem. As acusações foram consideradas infundadas por parte dos tribunais civis. O livro deu origem a um filme chamado «Corrupção», realizado por João Botelho, e que contava nos papéis principais com os actores Nicolau Breyner e Margarida Vila-Nova.

    ResponderEliminar
  8. Testemunho

    Jorge Gomes, que esteve ligado durante quase dez anos seguidos no departamento de futebol das Antas, confessa que o antigo árbitro internacional António Garrido trabalha mesmo para o FCPorto. Uma revelação no mínimo escaldante numa altura em que Pinto de Sousa escolheu António Garrido para assessor do Conselho de Arbitragem.

    Testemunho

    Marisqueira de Matosinhos, Garrido, Reinaldo Teles e Bruno Paixão.

    “Tive então um «flashback»de um facto que presenciei ao vivo em Julho de 2006, na mesma Marisqueira de Matosinhos. Encabeçando um grupo de 15 docentes, na sua maioria jovens professores contratados, dirigimo-nos para o restaurante para festejar o encerramento do ano lectivo e vermo-nos pela última vez.

    A meio do repasto, enquanto eu me deliciava com um excelente arroz de marisco, uma jovem professora de Química que estava sentada à minha frente perguntou-me delicadamente se eu não me importaria de trocar de lugar com ela, pois estava a sentir-se visivelmente incomodada com os olhares persistentes e pouco cavalheirescos que um dos clientes (sentado na mesa em frente à nossa) lhe estava a lançar.

    Imprudentemente, a minha jovem colega envergava uma blusa excessivamente decotada e justa que lhe expunha um busto farto e um colo com uma agradável tonalidade pálida que hipnotizaria qualquer cavalheiro. Por delicadeza, anui ao seu pedido, sorrindo com o sucedido, pois eu próprio estava a tentar controlar os meus olhares lascivos, enfiando o nariz no prato.

    De repente, reparei e reconheci a comitiva VIP que estava naquela mesa: Reinaldo Teles, António Garrido e um jovem árbitro da zona Sul que, naquela altura, não era ainda internacional. Era este árbitro que estava a lançar olhares de paixão em relação à minha jovem colega e ficou visivelmente incomodado com a troca de cadeiras e não duvido que, se o pudesse, me teria exibido o cartão vermelho.

    Os nossos jantares terminaram ao mesmo tempo e a mesa da FCP-SAD estava incomensuravelmente mais divertida do que a nossa, pelo menos as gargalhadas eram mais estridentes e sonoras. Reinaldo Teles e o árbitro saíram abraçados e, não duvido, a noite desses convivas deverá ter terminado numa qualquer Taberna do Infante...ou Calor da Noite”.

    ResponderEliminar
  9. Mas é isto que eu venho dizendo...a realidade é esta.Que argumentos temos nos? Temos a corrupção, e eles atiram nos com os titulos europeus e mundiais á cara.

    Depois dizem que á doping,mas o porto continua a ser o clube que mais caro vende na europa,para todos os clubes europeus,serão todos estes clubes tolos?

    Eles ganharam mais titulos internacionais este seculo,do que nos ""Presenças" no jamor. Isto custa mas é a pura verdade, e depois pior ainda,eles vieram ser campeões ao nosso estadio,eles fizeram de nos o bombo da festa quando tinhamos 5 e 4 pontos de vantagem e deixamos fugir...O Benfica foi derrotado de alto abaixo.Ponto!

    Tudo isto nos aconteceu,são derrotas humilhantes e historicas,e se as pessoas que estão á frente do clube tivesem no minimo vergonha na cara,tinham colocado o lugar á disposição,era algo pelo menos digno de o fazer mesmo que não tivese aparecido viva alma a seguir.

    Ps:Para os manueis e outros dementes com as suas manias da perseguição me vierem chamar de infiltrado,ja estou farto de aturar tolinhos,eu se quisese aturar doentes candidatava me ao conde de ferreira.ok? Eu em tempos tambem era assim,era cego,ai de quem disese qualquer coisinha ,mas agora? Agora não posso defender o indefensavel,tem que haver um dia que se diga chega

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ESSE DIA CHEGARÁ...quando infiltrados como tu e o BC forem expulsos do SLB e metidos na cadeia por participarem em actos de corrupção. Vergonha devem ter aqueles que conquistam titulos baseados em corrupção e ameaças sobre quem devia fazer cumprir a Justiça. SE ESPERAS QUE A CORRUPÇÃO PASSE A EXISTIR NO SLB BEM PODES ESPERAR SENTADO.
      As vendas tb um dia se saberá como são feitas pois só os tolos creditam que se compra por 40/50 e depois se deixa SAIR DE BORLA OU POR 10...

      MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

      Eliminar
    2. Esse dia chegará quando?? À quantas anos andas a dizer isso a ti proprio burro do caralho??
      Quando o Pinto da Costa morrer tu abres a champanhe não é verdade,porque es fraco,nao o conseguiram derrotar em vivo,nem sequer em velho,teem que estar á espera que ele morra, gajos como tu são da raça mais fraca,mais reles que existe.Es um pobre ranhoso.

      Temos um presidente com cadastro criminal e por isso não tens moral para falar do que quer que seja meu caro amigo.
      Os titulos baseados em corrupção o porto em 87 ganhou champions,supertaça e intercontinental,em 2003 ganhou uma uefa,em 2004 outra champions e outra intercontinental,em 2011 outra uefa enquanto tu tiravas fotos em dublin com um cartaz a dizer reservado e eramos eliminados pelo braga,acorda pra puta da vida murcão! Infiltrado é o grande caralho que ta foda!

      Eliminar
  10. O Benfica apesar de ser um candeia que vai sempre à frente, ingenuamente nem sempre segue pelo caminho mais curto e vê todas as suas descobertas inovadoras servirem de copianço (uma acção que parece estar cada vez mais em moda), por parte dos seus rivais e em particular do cábula invejoso das Antas.
    O Benfica criou um Fundo de Jogadores em Portugal? O FC Porto criou vários Fundos no estrangeiro e em Offshores;
    Os encarnados criaram um canal televisivo? O FC Porto aproveitou a boleia de um canal já instalado com audiências e fez o seu;
    O Benfica vai criar um Museu? O FC Porto também o vai imitar;
    O Benfica ía negociar os direitos televisivos? O FC Porto lá conseguiu impingir uma claúsula no contrato com a Olivedesportos para usufruir de verbas baseadas no futuro contrato do Benfica porque a sua muito menor expressão não lho permitia;
    O Benfica sonda jogadores na América do Sul? O FC Porto vai a correr comprá-los (ou melhor alugá-los);
    O Benfica opta pelo mercado belga? O FC Porto qual macaco de imitação faz o mesmo. Só teve uma omissão: distraiu-se com o Axel Witsel...
    (E com o Bruno César, também).

    ResponderEliminar
  11. *A Mentira do Falcão.
    O Atlético não pagou 40M pelo Falcão. Pagou 29.5M como foi noticiado em Espanha. O resto é o valor dos salários que o Falcão teria a receber caso cumprisse o contrato no FCPorto. Portanto, meus caros, o Atlético saiu a ganhar porque pagou 29.5M... Agora percebem o porquê do Falcão ter renovado recentemente? Para inflaccionar o salário e fazer "disparar" o valor da transferência. Ele vai receber praticamente o mesmo valor estipulado no último contrato elaborado com o clube. Estava tudo programado, não fosse o outro um génio! E os milhões da treta são do Roberto...
    *Testemunho vindo de Braga
    Eu tambem já referi que o Nuno Cardoso, aquele que pensava que o PDM do Porto era daqueles livrinhos de colorir com lápis de cera, esteve lá a trabalhar, ou melhor, esteve lá escondido? Volto a dizer, é uma empresa de construção civil e obras públicas...
    Os favores pagam-se...e ele esteve lá a fazer EXACTAMENTE isso, a receber pelo favor que deu. Por coincidência temos a representar-nos como advogado um senhor chamado Gil Moreira dos Santos, que de certeza que sabe quem é, esse juiz pidesco, cabrão do caralho. Ele não estava lá pra trabalhar (foda-se, era só o que faltava, p´ra isso é que estamos nós lá), ele estava lá era p´ra estar quieto e caladinho, não levantar muitas ondas porque havia um processo em tribunal a decorrer relativa a favores vários que o gajo foi fazendo enquanto esteve na Câmara do Porto. Carrinho, telemovel, isenção de horario, era uma santa vida...
    Agora já saiu de lá, o processo já acabou, já podem deixar o pássaro sair da gaiola dourada...

    *A expulsão do James por agressão a murro a Rabiola (Feirense-Porto) vista pelo jornalista andrade Manuel Queiroz, a comentar o jogo na TVI.
    WD (Waldemar Duarte) - …É claro!...
    MQ (Manuel Queiroz) – Mas… não acho…
    WD – Ó Manel desculpa lá, mas não há, não, isto, isto é claramente… ele não pode fazer isto, é, é agressão, perde, perde a cabeça…
    MQ - …É… é… foi o que viu com certeza, mas não foi… ã… ã… Rabiola atirou-se para o chão…
    WD – Bem… não, não tenho a mesma opinião, muito sinceramente, é, é agressão porque mete a mão, mas aquilo não, não foi para lhe fazer uma festinha, de certeza. James Rodrigues é um… jogador…
    MQ – Ã… ã… o que fez o James Rodrigues foi levantar-se ràpidamente e pedir satisfações ao adversário, ã… metendo-lhe as mãos no corpo. Não o agrediu, não ã… lhe criou nenhum problema, está em campo… completamente à vontade, deitou-se para o chão e levantou-se a seguir, o Rabiola. Ã... entretanto não, não é, não é de maneira nenhuma uma agressão. O árbitro entendeu assim, ã… expulsou o jogador, mas eu acho que o futebol não pode expulsar jogadores por… razões que não sejam muito graves. Não, não é possível, não se pode, não, não, não, isso não é… bom para, para o jogo. É isso que eu critico na minha, na minha opinião em relação ao… à decisão do árbitro Bruno Esteves, que ã… foi eventualmente impulsivo e ã… ã… e tomou uma decisão que me parece demasiado drástica para aquilo que fez James Rodrigues.
    WD – Enfim, fica a ???(palavra imperceptível), e a minha… e… manda o árbitro…

    ResponderEliminar
  12. As Golpadas da Quadrilha

    BCP financiou SAD do Porto
    Um negócio paralelo ao sistema bancário, onde se ofereciam juros altos, mas também empréstimos sem garantias ou contrapartidas. Terá sido assim no balcão das Antas do Banco Mello, entre 1998 e 2000, onde o economista Espregueira Mendes, administrador de uma empresa associada à SAD do FC Porto, era gerente.

    O Ministério Público descobriu uma volumosa fraude e o caso está agora em julgamento. Espregueira Mendes responde por burla qualificada no valor de dez milhões de euros, quantificado pelo banco como o total entre os juros não cobrados, os custos fiscais suportados para regularizar as aplicações ilicitamente constituídas e as perdas geradas pelo “crédito malparado”.

    O Ministério Público arrolou como testemunhas os clientes a quem foram prometidos juros altos a troco de depósitos à ordem, ficando de “fora”, os empresários com ligações ao FC Porto a quem foram concedidos empréstimos, “quase financiamentos”, a troco de cheques pré-datados.

    Na acusação pública, que o CM consultou, pode então ver-se que estaria em causa um esquema bastante elaborado. Enquanto gerente do balcão, que se destinava apenas a clientes VIP, Nuno Espregueira Mendes criou contas paralelas, onde os clientes tinham como domicílio o próprio banco, o que lhe permitia fazer aplicações em bolsa do dinheiro que não lhe pertencia. Ao mesmo tempo, concedia também empréstimos em condições que ele próprio definia e que escapavam em absoluto ao controlo bancário.
    Quando a situação foi descoberta, muitas das acções tinham valores inferiores aos prejuízos. Para além disso, o Banco Mello, agora BCP, foi obrigado a pagar aos clientes os juros que aqueles tinham contratualizado com Espregueira Mendes, mesmo tratando-se de valores mais elevados do que os habitualmente praticados pelo balcão.

    Ainda segundo o Ministério Público, para além dos clientes particulares foram também emprestadas elevadas verbas à SAD portista. Nos documentos consultados pelo CM há pelo menos referência a treze depósitos nas contas do clube. O valor total rondou os três milhões de euros e os depósitos foram feitos entre Agosto de 1998 e Dezembro de 1999.
    Recorde-se, ainda, que após uma auditoria, Espregueira Mendes, à data administrador da SAD do Porto, foi suspenso de funções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta tudo a favor do porto ja viste? Ora são os arbitros,ora são os juizes dos tribunais,acho que até lhes ofereceram um centro de estagio, parece que o estadio foi de borla...agora é o bcp, o ministerio publico,daqui a bocado aparece o cavaco silva.São todos os clubes e jogadores adversarios....em constrate com o glorioso benfica,em que esta tudo contra nos,secalhar mais te vale fugir do país não achas?

      È disto que os benfiqueiros gostam,tretas e historias da carochinha para embalar meninos.assim como a historia que o benfica é quem joga mais bonito em portugal,isso é fixe,jogar bonito e tal..os putos são capazes de gostar dessa merda.

      Eliminar
  13. Empréstimos sem juros
    JOAQUIM OLIVEIRA: 10,5 MILHÕES
    O patrão da Globalnotícias, um dos maiores impérios de comunicação social, fez três empréstimos, num total de 10,5 milhões de euros. O primeiro foi contraído em 1998.
    João Espregueira Mendes: 300 MIL EUROS
    Irmão de Nuno Espregueira Mendes, João Espregueira Mendes viu ser depositado na sua conta uma verba de 300 mil euros. O depósito, que o MP apelida de financiamento, foi feito em Junho de 1998. A acusação sustenta que o banco não tinha qualquer garantia do pagamento por parte do cliente.
    Adelino Caldeira: 2 MILHÕES
    Adelino Caldeira, administrador da SAD portista, fez dois empréstimos ao Banco Mello. No total foram depositados na sua conta cerca de dois milhões de euros.
    M. João Espregueira Mendes: 7,5 MILHÕES
    Maria João Espregueira Mendes é casada com o administrador da Portocomercial, arguido no processo. Na sua conta foram feitos mais de duas dezenas de depósitos que ultrapassam os 7,5 milhões de euros. Cerca de um milhão terá passado pela sua conta, antes de entrar na de terceiros.
    António Oliveira: 1,5 MILHÕES
    António Oliveira, ex-treinador do Porto e um dos maiores accionistas da SAD, contraiu dois empréstimos com o Mello. As transferências totalizaram 1,5 milhões de euros.

    Empréstimos em tempos de euforia
    Os anos de 1998 e 1999, quando Joaquim Oliveira conseguiu o empréstimo sem juros, foram de euforia na Bolsa e os investidores que aproveitaram os ciclos favoráveis conseguiram acumular fortunas em mais-valias. A valorização do principal índice em 1998 foi de 25%, mas a amplitude entre o ponto máximo e o mínimo chegou a 90,16%.
    Ao ficar isento do pagamento dos juros, Joaquim de Oliveira poupou muitos milhares de contos. Nesse ano, a taxa média praticada no crédito à habitação, mais favorável que a usada para aplicações de risco, era em média de 8,2% ao ano. Em 1999 os juros tiveram tendência de descida, mas mesmo que só tivesse de pagar 5%, os mais de dois milhões de contos exigiam um esforço de juros de pelo menos 100 mil contos.
    O investimento mais conhecido de Joaquim Oliveira na Bolsa é a PT Multimédia, a empresa que é sua parceira na Sportv.

    ResponderEliminar
  14. O Julgamento de Espregueira Mendes
    Espregueira Mendes, ex-administrador da SAD do FC Porto e antigo gerente da agência das Antas do Banco Mello, foi condenado, no Tribunal de São João Novo, Porto, a SEIS ANOS DE PRISÃO EFECTIVA PELO CRIME DE BURLA AGRAVADA.
    No acórdão lido, o tribunal deu como provado que Nuno Espregueira Mendes “delineou e executou de um modo astucioso e cuidado um plano no qual oferecia aplicações financeiras (a clientes da agência das Antas do Banco Mello) com a garantia de juros líquidos superiores aos do mercado e do próprio Banco Mello”. “Espregueira Mendes não tinha autonomia para negociar tais taxas de juro e fê-lo sempre sem autorização (do banco)”, sustentou a juíza que presidiu ao julgamento.

    ResponderEliminar
  15. A SEF do Porto dá uma ajuda
    Funcionários do SEF estarão ligados à legalização irregular de vários jogadores do FC Porto, indica o “Jornal de Notícias”. Segundo este jornal, o Ministério Público já estará a investigar diversas situações, uma delas envolvendo o ex-jogador portista Anderson. O Ministério Público está a investigar suspeitas que envolvem a legalização irregular de jogadores estrangeiros do FC Porto por parte de elementos ligados ao SEF, noticia a edição da época do «Jornal de Notícias».
    Segundo este diário, estes funcionários do SEF terão recebido bilhetes para jogos e camisolas do FC Porto em troca de facilidades para apressar e resolver problemas relacionados com processo de legalização destes jogadores e seus familiares.

    Um dos casos que investigado é o do brasileiro Anderson, ex-jogador do FC Porto, que terá entrado em Portugal através de um contrato de trabalho fictício apresentado pela mãe do jogador.
    Na altura em que o jogador ingressou na equipa "azul-e-branca", Anderson era menor, o que levou a que a sua mãe fosse a sua representante legal.
    Segundo o JN, a progenitora de Anderson terá apresentado um contrato de cozinheira num restaurante do Porto, restaurante em que nunca terá trabalhado.
    Os casos dos argentinos Lisandro Lopez e Lucho Gonzalez e dos brasileiros Ibson e Bruno Moraes, Leandro do Bonfim e Cláudio Pitbull também estarão a ser ainda investigados. As suspeitas relativas a estes casos terão surgido após escutas telefónicas feitas a dois elementos do SEF que falavam e encontravam-se frequentemente com elementos ligados ao FC Porto.

    ResponderEliminar
  16. O Tráfico de Mulheres
    Diziam-lhes que o bilhete de avião seria pago pelos proxenetas portugueses que depois tratavam de as legalizar. Suspeita-se de que o destino daquelas mulheres fosse serem mantidas em piores condições do que aquelas que usufruíam no Brasil; eles foram presos após várias recusas do SEF, em Portugal, para que elas entrassem no nosso país.
    Luciano, Bruno Sousa e Bruno Moreira foram detidos pela Polícia Federal brasileira quando se encontravam no Recife e estão em prisão preventiva até julgamento. Luciano é do Porto e conhecido adepto do clube mais representativo da cidade. A sua ligação à claque Super Dragões é de tal forma intensa que a sua palavra é recebida como a de um líder.

    No estádio tem a mesma liberdade de movimentos que qualquer outro responsável da mesma claque, advindo muito da sua importância nos Super Dragões com ligações familiares a ex-atletas do clube.
    Ainda segundo o CM apurou, os três portugueses foram inicialmente alvos de uma busca quando se encontravam em Palmas. Mesmo assim, e não obstante estarem impedidos de se ausentar daquela morada, fugiram para o Recife. Bruno Sousa, de 27 anos, e Bruno Moreira, de 29, foram apanhados em Boa Viagem; Luciano foi preso em Abreu e Lima.
    As autoridades brasileiras deram ainda conta de que o trio tentava viajar para Portugal quando foi interceptado. Foram conduzidos à cadeia de Parentibe Cotel, em Abreu e Lima, no Recife, estado de Pernambuco, onde foram interrogados e sujeitos à medida de coacção de prisão preventiva.
    Documentos encontrados na posse dos portugueses apontam ainda para o facto de Portugal poder não ser o único destino destas mulheres.

    ResponderEliminar
  17. Pinto da Costa, o Traficante de Droga

    O “Aveiro Connection” – processo conhecido como “Águas Turvas” – foi uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária no final dos anos 80 inicio dos anos 90, que envolviam P. Costa, R. Teles, L. D'Onofrio e Autoridades Civis.
    As investigações remontam aos anos 80, período em que o FCPorto começa a surgir na senda Nacional como uma dos clube mais fortes do futebol português, e em contra-partida assistia-se à subversão de posições de um Sporting completamente arredado de conquistas.
    Na senda de ascensão ao poder por parte de Pindo da Costa era necessário montar uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, face a sobrepor as constantes movimentações de saídas de dinheiro, com que naquele tempo se começava a montar o sistema ou os tentáculos do polvo. O plano era ardiloso e com os contactos certos, seria então posta a funcionar uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. É então que entra em cena D'Onofrio, conhecido Jogador de futebol e que se tornara então empresário de jogadores. D'Onofrio era conhecido no meio pelas suas actividades paralelas e de lavagens de dinheiro que recebia através do negócio da droga, aliás o motivo que o levou a fugir da Bélgica nos anos 80 foram exactamente os negócios com droga e que obrigaram as entidades policiais daquele país a emitir um mandato de captura por tráfico de droga, tabaco e álcool.

    ResponderEliminar
  18. Não se que idade tem este tótó des te bruno de carvalho, secalhar quando ele ainda estava nos tintins do pai o conselheiro matrimonial pinto da costa já estava a corromper os arbitros e a lançar frases terroristas tipo "quero ver Lisboa a arder".

    Furabardas

    ResponderEliminar
  19. Peçam a esse porco para comparar os primeiros dez anos de LFV no Benfica com os primeiros 10 anos do Burro Paspalho á frente da Porko Canal

    ResponderEliminar
  20. Deixo aqui a pergunta. As contratações de tantos jogadores que acabaram por não serem úteis,um lateral esquerdo que faz a pré e à terceira jornada é que se vê que não serve, o problema Cardoso tratado desta maneira, insistir num treinador que perdeu o apoio de muitos dos jogadores além de há três épocas não ganhar nada relevante. Algumas destas situações tem a haver com a corrupção de Pinto da Costa? É que há pessoas ficam muito mal dispostas quando se apontam defeitos de gestão e vão sempre relembrar a corrupção dos dirigentes do fcp, como justificação dos erros directivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digas isso Antonio,aparece ja um deficiente qualquer a chamar te portista ou infiltrado,somos todos infiltrados,menos o socio portista que preside o benfica,esse nunca ninguem se lembrou que pode ser um infiltrado.

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!