terça-feira, 21 de maio de 2013

Luís Sobral polémico: No Benfica não faz grande diferença entre ganhar ou perder


Quando se pensa no Benfica, a pergunta é esta: há ali algum problema?

Se pensar que não, argumento assim: o clube parece estar equilibrado do ponto de vista financeiro. A massa associativa está lá. Existe comunicação entre quem vai ao estádio e quem joga, quem dirige, quem treina. O clube é um daqueles por onde passam jogadores que depois são vendidos por bom dinheiro. Faz parte desse circuito, negoceia com os maiores e isso tem permitido manter um certo tipo de gestão. Tem uma televisão e deseja fazer algo único, passar a transmitir os jogos em casa, testar um novo modelo de negócio. Esta época lutou pelo campeonato até à última jornada, chegou à final da Liga Europa, o que não sucedia há mais de duas décadas, e estará no Jamor. Nas últimas quatro temporadas nunca fez má figura na UEFA, pelo contrário. O treinador ficou sem jogadores fundamentais, mas conseguiu encontrar soluções. Sabe valorizá-los. Joga bem.

Se pensar que sim, argumento assim: o modelo económico dos últimos anos está em risco, é preciso um novo. Fazer negócios é bom, mas um clube de futebol tem como objetivo ganhar títulos. A equipa lutou até ao fim por dois, mas perdeu ambos. E lutar até ao fim não devia chegar quando se trata do Benfica. O equilíbrio financeiro é um meio, não um fim. Um clube nunca será uma empresa. O treinador só ganhou um campeonato em quatro. E mesmo assim isso coincidiu com um castigo pesado ao melhor jogador da Liga. Permitiu que a equipa entrasse em festa na segunda época. Desperdiçou vantagens relevantes nas últimas temporadas, sem explicação plausível. Perde e depois de perder só é capaz de desejar que na próxima época seja pelo menos assim. «Tomara...», diz. Adaptou jogadores, foi buscar alguns à equipa B, continua sem descobrir um lateral esquerdo que lhe agrade. Manteve Carlos Martins e Aimar, ninguém percebeu para quê. Não se reforçou em janeiro. Deixou cair André Gomes.

Em dois mil carateres resumi o que tem sido escrito para sustentar as duas posições possíveis: sai Jesus, fica Jesus.

O presidente contribuiu para centrar o debate nestes termos. Para Luís Filipe Vieira não existem dúvidas: é Jesus. Não percebemos se é Jesus por uma questão de fé, por medo de o ver partir para outro clube, por achar que tem ali o melhor treinador disponível ou simplesmente por acreditar que será com Jesus que um dia o Benfica regressará aos gloriosos tempos dos três campeonatos ganhos e um perdido. Algo que, lembremos, não sucede há valentes 40 anos. O presidente ainda não explicou qual o raciocínio que o leva a defender o treinador que tem, disse apenas que era o seu. Um argumento que os benfiquistas parecem disponíveis para acolher.

Percebo o discurso dos que recordam de onde o Benfica veio, mas não creio que seja justo. O período mais difícil foi aquele entre 1993/94 e 2004/05. Sem muitos jogadores e com poucos meios, os «encarnados» foram campeões com Trapattoni. É certo que não me pareceu ver ali o princípio de qualquer coisa muito sólida. Mas se por acaso existia, Luís Filipe Vieira encarregou-se de a deitar fora na mesma água que levou José Veiga.

Houve um tempo em que Luís Filipe Vieira falava muito. Batia-se com Pinto da Costa, contratava treinadores, despedia treinadores. Foi o tempo de Koeman, Quique, Camacho, Fernando Santos, duas vezes Camacho. Nada disso bastava, só Veiga e Trapattoni funcionaram.

Esse foi o tempo de Veira, o apressado. Este parece ser o tempo de Vieira, o paciente. Este parece ser o tempo, aliás, em que no Benfica já não faz grande diferença entre ganhar ou perder, desde que seja com honra. Ou azar. Ou culpa do árbitro. Todos parecem satisfeitos por ir no comboio até à última paragem. Talvez o Benfica seja hoje de facto diferente e isso chegue. Entretanto, o F.C. Porto aproxima-se, mais um ano. Nesta altura está 32-27, em campeonatos. Como estará em 2020? Perguntado de outra forma: alguém ainda se interessa?

-Luís Sobral, Mais Futebol

11 comentários:

  1. Com estas 24 vitórias, 5 empates e 1 derrota que este Benfica treinado por este Jorge Jesus conseguiu alcançar no campeonato agora findo, o Benfica teria ultrapassado os vencedores dos campeonatos com 30 jogos, terminados nos anos de 1974, 1978, 1979, 1980, 1982, 1986, 2007, 2008, 2009, 2012. Com este registo, e contabilizando, apenas, os 30 jogos que agora disputou, teria também ultrapassado os vencedores dos campeonatos com 34 e 38 jogos, terminados nos anos de 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2006, pelo menos. Quero com isto dizer que se o Benfica tivesse, nestes últimos quase 40 anos, a mesma ambição e categoria que demonstrou nesta época de 2012/2013, teríamos, no mínimo, mais 16 títulos do que temos actualmente. Isto é, exactamente mais 50% do que temos. Já para não falar das Taças de Portugal e Supertaças que deixámos de vencer neste mesmo período. É caso para dizer que para um treinador tão mal-amado, felizmente só para uma minoria, até que não é mau de todo. Apenas para que conste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa comparação não faz qualquer sentido. Deixando de parte a questão das arbitragens que todos sabemos (e que este ano nem foram tão escandalosas como costume), Jorge Jesus foi um dos treinadores com mais tempo, dinheiro, recursos e paciência do benfica. De sempre, já nem falo dos últimos anos!
      A equipa do benfica tem qualidade e se tem lacunas muito se deve às birras do JJ e a falat de planeamento em geral (customeiro tambem).
      Chega de desculpas
      Chega de paciencia
      Baste de messias que se pôem acima do benfica, enborcam 4 milhoes ao ano, e no fim cometem os mesmo erros e nao ganham nada

      P.S: O "Tomara façamos o mesmo no próximo ano" que ele disse ontem é um insulto e um gozo a todos os benfiquistas que ainda lutam para que o mito do clube vencedor volte a ser um dia realidade

      Eliminar
    2. A comparação faz todo o sentido. O que não faz sentido é esse comentário. Não deves saber do que estás a falar. Ou chegaste ao Benfica ontem ou és um infiltrado a mandar opstas de pescada para desestabilizar. Esse discurso foi encomendado por quem?

      Eliminar
  2. "Todos parecem satisfeitos por ir no comboio até à última paragem." Nao. Todos estao contentes com o futebol que se joga. E essa e a diferenca. Futebol espectacular noo campo e nao ganhas campeonatos viciados a partida. No Porto pelo contrario tens uma equipa que ganha campeonatos de andebol e piscinadas mas nao joga um puto. E tens um publico que percebe isso mesmo e ergo querem o sujinho de la para fora. E paradigmatico, mas as pssoas nao sao parvas como os jornalistas de agenda nos querem fazer crer.

    ResponderEliminar
  3. Também se pode comentar de outra maneira: Sobral, alguém te perguntou alguma coisa? Vai falar do teu clube corrupto cujos "méritos" são sempre a dividir com os apintadeiros. Mete NOJO

    ResponderEliminar
  4. Se o Luís Sobral publicar um artigo com o título "No Porto não faz diferença entre ganhar com fruta ou com a café e leite" talvez eu deixe de pensar que só saí esterco daquela cabeça! Se ele pensa que as mentiras e artigos de encomenda surtem efeito deve estar bem enganado. Eu é que não ponho os meus cliques no site menofutebol!

    ResponderEliminar
  5. Criticamos o Sobral, mas parece-me que o que diz é verdade e temo que seja para continuar enquanto lá estiver JJ.

    ResponderEliminar
  6. O Benfica fez uma época soberba. Enquanto o porto passou os últimos 2 meses a jogar apenas no campeonato, o Benfica teve duas eliminatórias europeias duríssimas, com uma série de 5 jogos de 3 em 3 dias, que terminou no jogo com o Estoril. Fomos à final da Liga Europa, batemos o record de pontos de há mais de 20 anos a esta parte, e estamos na final da Taça. Esta época, nada posso apontar. Mas para o ano, ou ganha ou sai. E eu respeito muito o trabalho do Jesus no Benfica.

    ResponderEliminar
  7. Época soberba???? Coisas de "loucos". Então o Porto de Vilas Boas ganha tudo e tbm fez tantos jogos como o benfica este ano e nós fazemos uma época soberba. hahah deixa-me rir. O meu benfica para mim de soberba só ganhando tudo, mesmo tudo e não me contento só com uma chegada final ou um campeonato. Assim vai o meu BENICA, infelizmente.

    ResponderEliminar
  8. minha gente infelismente falha sempre alguma coisa no momento crucial.Ainda ninguem me explicou o que .Estou farta de conformismos sempre todos os anos , e falhar sempre no fim.De quem e a culpa , de alguem é com certeza e vamos continuar na sina DO PRO ANO E QUE É.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!