quarta-feira, 22 de maio de 2013

José António Saraiva sobre título do Porto: "Uma vitória chochinha, chochinha"


“É uma prova com 16 equipas e 30 jogos – e no fim o campeão é o FC Porto.” Assim se podia definir a Liga portuguesa.

Aconteça o que acontecer, o Porto é (quase) sempre campeão. O Benfica pode jogar melhor, marcar mais golos, ter um futebol mais entusiasmante, mas não serve de nada.

Na véspera do jogo com o Estoril, o treinador portista tinha dito que o Benfica ganharia “de qualquer maneira”. Afinal foi o Porto a ganhar de qualquer maneira em Paços de Ferreira. De um erro clamoroso do árbitro à passividade da equipa da casa, viu-se de tudo na capital do móvel. “Ou vai ou racha”, é o lema do Dragão.

Que diferença entre o Estoril que empatou na Luz e o Paços de domingo passado! Uns pareciam ter tomado cafés duplos, corriam endiabrados, os outros pareciam encharcados em Xanax.

De todos os modos, pode dizer-se que esta época acrescentou prestígio ao Benfica, que brilhou nacional e internacionalmente, e não trouxe quase nada ao FC Porto. A prova disso é que o Benfica quer conservar o treinador, mesmo perdendo, e o Porto quer despedi-lo, mesmo ganhando. Sente-se que o Benfica está em crescendo e o Porto em declínio. Matic e Lucho ilustram esta verdade: um evoluiu e mostra-se pujante, o outro é um talento já cansado.

Esta vitória do Porto no campeonato faz lembrar o título de Trapattoni no Benfica: os portistas festejaram mas não gostarão de recordar esta época. Foi um êxito envergonhado. Uma vitória chochinha, chochinha.

Agora, para a época terminar “em beleza” para o Benfica, só faltava perder a Taça de Portugal no minuto 90+2.

-José António Saraiva, jornal Record

3 comentários:

  1. O homem dos angolanos está mesmo com uma azia, lol

    ResponderEliminar
  2. Afinal o campeonato apesar de ter sido mal perdido, foi tão sujinho, sujinho, sujinho, que já não se falou mais no Capela do jogo com o scp nem nunca se falou da sua arbitragem no jogo com a Académica.

    ResponderEliminar
  3. O Porto não vale mesmo nadinha. Estes campeonatos são comprados na loja dos chineses. Fico contente por haver gente com coragem para dizer as verdades tal como elas são. Depois claro, os que não têm argumentos falam em azia e coisas parecidas para não falar do essencial: mais uma vez, o campeonato foi uma FARSA. Agora já nem bastam os árbitros, já se compram os adversários (deles ou do Benfica). Por falar nisso, os ordenados do Olhanense têm continuado a ser pagos pelo "benemérito" que apareceu na véspera do jogo contra o Benfica? O Porto está afundado em porcaria até ao pescoço. Mas um dia tudo se saberá.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!