quinta-feira, 23 de maio de 2013

João Malheiro e os (in)fiéis de Nossa Senhora de Fátima

 


Jesus, que até é Jesus, não teve a Senhora de Fátima a equipar de vermelho, ainda que não se saiba se lhe apelou ao sucesso. Cavaco, que até é presidente, mais a devota mulher, querem que a Senhora de Fátima corrija sobressaltos políticos, ainda que o pedido pareça rejeitado. Mourinho, que até é o melhor treinador do mundo, presença habitual no santuário de Cova da Iria, não foi abençoado, até protagonizou a pior época de sempre. Pinto da Costa, que até parece herege, mesmo que sempre de medalhinha da divindade na algibeira, acabou por ser prendado, ganhando o que dava por perdido.

A Senhora de Fátima toma partido? A Senhora de Fátima tem clube? Se não toma, se não tem, sugere que toma, sugere que tem. Pouco dada à política, abstencionista mesmo, já no futebol desfruta de uma enorme legião de pedintes. Terreno fértil de religiosidade, de crendices, de superstições, os agentes da bola recorrem à Senhora, com igual ou maior afeta do que pedem golos a Cristiano Ronaldo, Cardozo ou Martinez, do que pedem defesas a Diego Lopez, Artur ou Helton.

Uma época fulgurante do Benfica teve contornos cruéis, sádicos mesmo, na fase conclusiva. Os jogos frente ao FC Porto e ao Chelsea, com aqueles remates carrascos na prorrogação dos embates, sempre no mesmíssimo e fatídico minuto, parecem retirados dos manuais da tortura e da sinuosidade. Obra da Senhora de Fátima? Obra da infelicidade, também de alguma ineptidão competitiva.
Pinto da Costa tem Fátima, Cavaco queria ter, Jesus e Mourinho não tiveram? Antes, Pinto da Costa teve fortuna, Cavaco teve ruralidade intelectual, Mourinho e Jesus tiveram infortúnio. A Senhora de Fátima não defende nem marca golos, não faz contas ao PIB. Ainda que às vezes pareça, ainda que às vezes não pareça.

-João Malheiro, destak.pt

1 comentário:

  1. João Malheiro tem uma familiar um bocado feia, mas que faz tudo.
    Quando não tenho mais nada lá vou eu comer a moura:
    Dá a buceta, cu e ainda engole. Lampiã pura!!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!