quarta-feira, 29 de maio de 2013

Fernando Guerra destrói Jorge Jesus


Depois do jogo com o Braga, na jornada de abertura da Liga, na Luz, escrevi que o prazo de validade de Jorge Jesus no Benfica há muito expirara. A administração benfiquista devia ter optado pela sua saída imediatamente a seguir ao Campeonato ganho em 2010, sugerindo-lhe uma daquelas propostas irrecusáveis no estrangeiro e aproveitando a embalagem para convidar outra pessoa com melhores argumentos para impulsionar e desenvolver o projeto desportivo entretanto gripado. Porquê?, questionará o leitor que fizer o favor de me ler:

1. Por ser um treinador que ao longo da sua carreira funcionou bem em terapias de choque, com primeiras épocas saudáveis e segundas dolorosas e por ser conhecido o relacionamento agitado com jogadores: se o toleram em cenários de crise, rejeitam-no em ambientes de estabilidade.

2. Por ser um treinador com um umbigo do tamanho do mundo, que fala do 'eu' para amplificar o som das vitórias e do 'eles' para disfarçar a culpa das derrotas. O final da Taça foi, apenas, o último exemplo ao servir-se da expressão «a nossa equipa pensou que o 1-0 chegava» como biombo para ocultar as trapalhadas de quem, afinal, é o responsável técnico por essa mesma equipa.

3. Por ser um treinador da velha escola do truque e da manha. Considera que o «ter olhinhos», como destacou em recente conferência, basta para o tornar 'bom treinador'. Ao nível do Estrela da Amadora, do Moreirense ou do Leiria, onde trabalhou, mas para ambicionar ser campeão precisa de saberes e conhecimentos que me parece dominar mal.

4. Por ser um treinador de navegação à vista da costa e lhe faltar dimensão para compreender a imponência do Benfica: entende que fez um época de sonho e que será maravilhoso repetir a proeza na próxima; ou seja, o Porto campeão e o Benfica... primeiro dos últimos.

5. Por ser um treinador que acaba de perder o seu último troféu e valoriza o facto de ter estado nas decisões, sem se dar conta que essa é a desculpa dos incapazes.

A propósito, em eloquente 'carta aberta a Rui Vitória' publicada em A BOLA a 6 de fevereiro, escreveu Manuel Sérgio que «no futebol, quem só sabe de táticas de futebol será sempre péssimo treinador de futebol» e acrescentou que «o trabalho de um treinador de futebol de alto rendimento transcende os aspetos técnicos e táticos». Sejamos claros, quem quiser ser treinador do Benfica e conquistar títulos não tem de saber tocar piano e falar francês, mas, no mínimo, deve ser polido nos princípios e coerente nas ideias e subordinar-se aos interesses da instituição.

Aqui chegados, como decidir? Depois de Filipe Vieira ter autorizado que nos últimos dois meses a continuidade ou não de Jesus merecesse honras de questão central em detrimento dos verdadeiros objetivos do clube, só por acaso se evitaria esta encruzilhada... Jesus criador de uma ciência e inventor do quinto andamento, coisa que ninguém sabe o que é... Enfim, uma festança tola que deu no que deu, um pouco à imagem do que se assistiu há três anos em que, depois do título de 2010, as mordomias se prolongaram pela temporada seguinte. Consequência? O Benfica acabou com 21 pontos de atraso do Porto e... nada aconteceu. Entrementes, Jesus periodicamente sussurra, ou alguém sussurra por ele, que se não lhe derem o que quer vai para o Porto. Verificou-se há três anos e com alguma cadência até hoje. Novela alimentada e animada, aliás, pelos regulares piropos de Pinto da Costa, os quais, embevecido, agradece.

Na final da Taça de Portugal, a humildade de Rui Vitória foi mais forte do que a fanfarrice de Jorge Jesus: o primeiro apresentou um bloco coeso, solidário e fortemente crente; o segundo, uma equipa saturada, insegura e fraturada. Que fazer, então? Vieira vai ter a última palavra, mas, ao fim de quatro anos de contrato, Jesus adquire a propriedade do pior registo da história do Benfica em termos de conquistas (campeonato e Taça de Portugal)...» 

- Fernando Guerra, jornal A Bola, 28 de Maio de 2013

20 comentários:

  1. Está quase tudo aí mas a malta gosta é de bajular falsos idolos...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Que um leigo na matéria venha fazer uma explanação destas, eu compreendo perfeitamente, mas um considerado entendedor na matéria dizer tais barbaridades só pode esconder uma maldade encapotada para prestar serviço a alguém, já que eu não acredito que se tenham ficado a dever a uma inocente ignorância. Realmente o Mundo Benfiquista tem que se precaver muito seriamente, pois está visto que o polvo vai estendendo os seus tentáculos de modo a fortalecer, cada vez mais, o sistema já tão profissionalizado que começou a ser logo muito bem implementado, ainda que de uma forma amadora.

    Há que estar bem atentos!!!

    ResponderEliminar
  4. Ó Guerra, também há muito que andas a mais no jornalismo(?). Os dinossauros já lá vão há milénios, portanto...

    Áh...para se ser "guerra" há que passar pelas batalhas e vencê-las. Ao fim e ao cabo só ganhaste uma escaramuça, o tacho em A Bola, mas não passaste pelo controlo de qualidade. Se acontecesse...percebes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mais um vice vieirista a vir aqui mandar a sua posta! e tu tás agarrado ao tacho na luz...

      vai acabar meu caro... vai acabar....

      Eliminar
  5. bem isto agora vai ser isto todos os dias ja estou a ver,agora aparece um a falar das qualidades,outro a dizer que é um analfabeto,e blah blah blah

    Aqui a questão é esta,ele mostrou qualidade mas falhou,e falhou varias vezes.Alem disso a sua proximidade ao porto e pinto da costa sempre me deixou desconfiado,da minha parte pode ir para onde ele quiser.Alem disso a responsabiliade e o foco esta todo a cair em cima do treinador,enquanto outros vao continuar a sacudir a agua do capote

    ResponderEliminar
  6. O Rui Vitória agora é que é bom, que tem um Bloco muito sólido. Só é pena é o Guimarães não jogar a ponta dum caralho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. realmente o guimaraes nao joga ponta de um caralho concordo plenamente , preocupa me e entristece me que uma equipa de putos uns da equipa b outros vindos da segunda divisao e que nem parecem grande coisa tenha ganho uma final ao benfica que joga muito e foi gozado por todos no final da epoca .

      e jj é realmente um grande labrego apesar de todas as qualidades que tem nunca passara de um labrego e se o lider do benfica percevbe se um caralho de futebol ate poderiamos ir a algum lado com este labrego mas assim sao dois labregos juntos que apesar de bons é labrego a mais e nao dá bom resultado .

      Eliminar
  7. Estou-me nas tintas para onde o jj vá caso saia do Benfica.
    Já me chateia pensar que sai um treinador que coloca o Benfica entre as seis melhores equipas da Europa.
    Como pouco percebo de futebol, apenas escrevo aquilo que desejo: Seja qual for o treinador, que o Benfica continue a jogar um futebol bonito e de ataque; que o Benfica continue a ter jogadores do nível do Luisão, Maxi, Matic, Garay, Enzo, Gaitan, Sálvio, Cardozo; que demonstre mais fair play (o episódio da taça foi lamentável); que os seus diretores resistam ao populismo barato; que se evitem as limpezas de balneário (a la artur jorge).

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais, gostava de referir que não sou defensor do JJ.

    O JJ não teve toda a culpa no cartório. No princípio da época, foi-lhe retirado o meio campo; e em Janeiro a saída de mais 2 jogadores que poderiam ajudar a equilibrar o físico de outros jogadores.
    Eu acho que não deviam mexer na estrutura. Deviam, sim, equilibrar melhor a equipa, e acabarem as invenções de última hora.
    O Benfica ganhou o primeiro campeonato na era Jesus porque tinha uma equipa muito equilibrada. Nos seguintes, isso já não sucedeu tanto, e as apostas de Jesus têm sido um sucesso.

    Só nos países de terceiro mundo é que se pedem as cabeças a prémio.

    ResponderEliminar
  9. Disse quando o Arouca subiu de divisão que o treinador seria alguém com historial portista pois será Pedro Emanuel.
    Para manter a tradição à que continuar o trabalho fora das quatro linhas pois 6 pontos por submissão já estão atribuídos.
    Sim e acreditem que não será apenas o treinador irão também jogadores que neste momento estão a ser contratados por esse clube mas que irão rumar a Arouca.
    O campeonato português continua minado.

    ResponderEliminar
  10. Por mim o JJ até pode ficar , digo isto porque ele e bom treinador , mas deveria ser pago conforme os títulos que ganhasse , assim teria muito mais cuidado com as suas escolhas das substituições e não jogar para defender o jogo como fez com o Guimarães .
    O Artur esta a ser um frangueiro , qualquer coisa me diz que não se pode confiar nesse gajo ...
    Há certos golos que me deixam a pensar se ele e um corruptozinho . Será ?
    E já agora porque gosta tanto de jogar com os pés ? Porque as vezes só faz merda .
    Saudações Benfiquistas .
    P.S. O Benfica já me fez sofrer muito esta época mas não desisto !!! Benfica sempre

    ResponderEliminar
  11. Sim senhora abres a peça com um jogo em o Benfica é roubado por uma lufada de vento, estes avençados, lambedores de falos t~em lata!

    ResponderEliminar
  12. Ora nem mais! Mas o pior é que pelos vistos vamos ter mais dois anos de QUASE época de sonho, ou seja, mais dois anos de humilhações!

    ResponderEliminar
  13. Este sr. Guerra esteve sempre contra o JJ. Durante a época andou mais caladito, claro! Agora é fácil voltar a aparecer e atirar pedras... Respeito a opinião de todos os benfiquistas , mas penso o seguinte: que os "comentadeiros" mudem de opinião como o vento, até percebo!!! Espero que o Presidente não se deixe influenciar e decida pela sua cabeça. Há 3 semanas o JJ era "a sétima maravilha". Após a liga europa, os adeptos pediam a sua permanência exibindo cartazes, possivelmente os mesmos que agora debitam a sua frustação sobre ele. Haja coerência, também me custou ver o meu filho chorar após os primeiros desaires, mas a reação do "bota a baixo", "está tudo mal", é a mais fácil. Temos que ter cabeça fria e, caso seja necessário, aprender com os bons exemplos de outros clubes (Manchester/Ferguson ou Bayern/Heinkes, entre outros). Isto é um processo gradual, fartamo-nos de ver treinadores a entrar e sair. O Benfica durante anos não impôs seu jogo, era uma equipa banal. Mesmo os últimos treinadores que dispuseram de planteis com mais qualidade, não conseguiram que o Benfica empolgasse. Há muitos anos que não me divertia tanto a ver o Benfica, para ver "este Benfica" não custa fazer 1000 Km várias vezes por ano!! Vamos dar mais tempo ao JJ, estamos mais perto e estão lançadas as bases para os títulos aparecerem.

    ResponderEliminar
  14. O Rui Vitoria vai fazer as delicias destes filhos da puta.

    A equipa não vai jogar um caralho mas vai falar bem nas conferências de imprensa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao sei se é rui vitoria o treinador ideal , mas um treinador que perde tudo em duas semanas , que nao sabe falar , pior que n saber falar ,nao sabe o que diz sequer , diz coisas como " luisinho pras competiçoes nacionais ainda vai dando , mas pra champions ....) nao passa de um labrego .
      treinador que quando a equipa esta por cima , parece que esta ligado a corrente electrica(é o maior) e quando o benfica esta em dificuldades parece que lhe desligaram a ficha , nao passa de um merdoso , nao tem personalidade nehuma .
      jj fez coisas muito positivas no benfica , e o benfica joga muito bem pelo menos a nivel ofensivo porque a nivel defensivo tem lances dignos dos distritais e nem estou a contar com os erros individuias do artur ou de outro qq , estou a falar a nivel de equipa é cada lance mais ridiculo que nao lembra a ninguem .
      e o jj joga muito contra leixoes, rios aves etc mas contra o rival directo nao ganha um filho da puta de um jogo . jj é um mestre mas para aqueles que so querem ver golos e sofrer umas humilhaçoes .

      Eliminar
  15. Comentário bastante lúcido. Quem percebe de futebol e como ele diz, Jesus devia ter saído no fim da 1ª época. Estou 200% de acordo com tudo o que explanou sobre as capacidades de JJ. Só um cego é que não vê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que o nosso clube está cheio de cegos... Não deviam de ter renovado o contrato e nunca pelos valores conhecidos! O Benfica joga de forma vistosa, mas não joga para vencer títulos!! O JJ não passa disto!

      Eliminar
  16. ó sr. Guerra realmente você está a fazer rir mais do que o JJ nas entrevistas...então acha que nos ultimos 5 anos o Benfica não mostrou nada?Você não gosta mesmo do homem...mas está lixado,você e todos que falavam mal do homem,agora aguentem-se porque a única coisa que podem falar mal de Jesus foi de não "deixarem" que Jesus ganha-se a Liga Europa...mósse Guerra vai dar banho ao cão e deixa o homem treinar sossegado.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!