quarta-feira, 22 de maio de 2013

Carlos Daniel sintetiza Benfica actual :"O negócio do FC Porto são as vitórias e as vitórias do Benfica são os negócios"


E o vencedor é...Vítor Pereira. Ganhou por ter a equipa mais consistente e por nunca ter desistido, antes resistido até ao limite e quando tudo prenunciava fracasso. E mais ainda por ter apostado na identidade da equipa como resposta à saída de Hulk, o jogador mais determinante dos campeonatos anteriores. Com os pseudo reforços que lhe deram em janeiro não dava para muito mais na Europa, pelo que ganhou o mais importante que tinha ao alcance. E pela segunda vez, e sem derrotas. Outros - Mourinho, Villas Boas - fizeram melhor, mas ele fez bem e provou que é competente. Quantos o negaram e hoje mordem a língua?

Jorge Jesus é o maior derrotado, mesmo se a época esteve longe de ser má. Num primeiro ano no clube até seria honroso e promissor o que conseguiu: lutar pelo título até ao fim e chegar às finais da Liga Europa (mesmo desprezando a prova) e da Taça de Portugal. Ao quarto ano é curto, e a derrota no campeonato, com a meta à vista e repetindo os erros anteriores (má gestão do grupo e deficientes definição e comunicação de objetivos), é pouco menos que inaceitável. Passado este tempo, Jesus mantém todas as qualidades, e são muitas. O problema é que mantém também os defeitos todos.

Curioso é o facto de o treinador que ganhou poder partir, sem que ninguém exiba um só cartaz na bancada do Dragão a pedir "Vítor fica!", e o que perdeu surja como o redentor indispensável aos olhos de um estádio que na hora da derrota continua a gritar "Glorioso SLB", como se da orquestra do Titanic se tratasse. Em grande parte, os clubes são os seus adeptos, e é a cultura de cada um que aqui se espelha: habituados a grandes vitórias, os do FC Porto são exigentes ao máximo e não se satisfazem em reinar internamente; os do Benfica vivem os traumas de quando os campeonatos acabavam em dezembro e têm o grau de exigência ao nível da indigência. Os do FC Porto consideram que ganham com qualquer um como ganharam com Vítor Pereira. Os do Benfica consideram que só Jorge Jesus lhes permite perder com tanta honra.

Não é só um problema de adeptos, que são diferentes construções de identidade dos próprios clubes: o FC Porto quer sempre ser o melhor, acabar em primeiro, a qualquer custo; o Benfica satisfaz-se em ser o "maior", em número de sócios, nas audiências, nas receitas. Em Janeiro, o FC Porto contrata jogadores, e se não melhora a equipa pelo menos demonstra ambição; já o Benfica dispensa jogadores e não preenche as lacunas evidentes no plantel. Nos últimos anos, e sem tirar mérito à boa gestão de Luís Filipe Vieira (que tem dado ao treinador um plantel que permite lutar com o rival), há uma diferença que resume tudo e explica muito: o negócio do FC Porto são as vitórias e as vitórias do Benfica são os negócios.

-Carlos Daniel, Díario de Noticias

5 comentários:

  1. carlos daniel fala em duas coisas essenciais , os adeptos , os do benfica hoje em dia sao o espelho dos dirigentes , uns bananas , e fala dos negocios , e de janeiro , sim o porto faz tudo pra ter o melhor possivel e ganhar o benfica ve se coisas como este ano em janeiro , ou com oa saida de david luiz em janeiro etc
    qual a ambiçao de um clube que se diz o maior do mundo da europa do planeta , de todas as galaxias , quando deixa sair jogadores nucleares em janeiro ? ou como este ano sobretudo bruno caesar fez falta .
    era bom que se deixassem de contratar avançados e contratassem pelo menos um defesa esquerdo de jeito e pelo menos um central de nivel .
    espero que carlos martins nao calce mais no benfica , alias so mesmo num clube de bananas é que um jogador volta a jogar depois das epocas que tem feito e pra terminar em beleza o jogo com o estoril , carlos martins rua e já e temos mais um menino que o pessoal, chama de rei mas ca pra mim so se for rei dos frangos , o artur ja anda a vacilar vezes demais , este ano ofereceu um golo ao porto na luz , epoca passada pra mim nao ficou bem na foto nem no primeior nem no terceiro golo porquista .
    o benfica demora demais a emendar os erros , emerson jogou toda a epoca , melgarejo é melhorzito mas n serve e jogou td a epoca , carlos martins anda a meter nojo desde à 4 anos pra ca , matc n tem substituto e enzo perez tmb nao , e é isto . querem ganhar titulos com equipas de avançados .
    quanto a jj , sinceramente sabe muito de bola , mas outros sabem tanto como ele e fazem menos peito quando ganham e nao se agacham quando a coisa aperta .

    ResponderEliminar
  2. Com estas 24 vitórias, 5 empates e 1 derrota que este Benfica treinado por este Jorge Jesus conseguiu alcançar no campeonato agora findo, o Benfica teria ultrapassado os vencedores dos campeonatos com 30 jogos, terminados nos anos de 1974, 1978, 1979, 1980, 1982, 1986, 2007, 2008, 2009, 2012. Com este registo, e contabilizando, apenas, os 30 jogos que agora disputou, teria também ultrapassado os vencedores dos campeonatos com 34 e 38 jogos, terminados nos anos de 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2006, pelo menos. Quero com isto dizer que se o Benfica tivesse, nestes últimos quase 40 anos, a mesma ambição e categoria que demonstrou nesta época de 2012/2013, teríamos, no mínimo, mais 16 títulos do que temos actualmente. Isto é, exactamente mais 50% do que temos. Já para não falar das Taças de Portugal e Supertaças que deixámos de vencer neste mesmo período. É caso para dizer que para um treinador tão mal-amado, felizmente só para uma minoria, até que não é mau de todo. Apenas para que conste.

    ResponderEliminar
  3. Ora nem mais! Uma base económica sólida é importante! Mas eu não ando a apoiar uma Sonae, uma Salvador Caetano ou outra empresa qualquer. Eu sou adepto do Benfica porque tive muitas vitórias e quero ter mais!

    ResponderEliminar
  4. A grande diferença é que "o FC Porto quer sempre ser o melhor, acabar em primeiro, a qualquer custo" e os benfiquistas não querem ganhar a "qualquer custo". Ganhar com doping, corrupção e intimidação não é ganhar. Porque tal como a Juventus, o Porto é mais reconhecido internacionalmente pelo ganhar "a qualquer custo" e isso é que lhes doí.

    ResponderEliminar
  5. Gosto da maneira como o Carlos Daniel vê o futebol e expõe as suas opiniões sobre o mesmo. Estes pontos de vista dele para mim estão certos, embora muitos benfiquistas não gostem de ler ou ouvir.
    A frase dele: "Os do FC Porto consideram que ganham com qualquer um como ganharam com Vítor Pereira. Os do Benfica consideram que só Jorge Jesus lhes permite perder com tanta honra", para mim diz tudo.
    Continuamos a atirar as culpas todas e só para os árbitros, e todos os anos vamos ver o porto ganhar as principais provas nacionais e não só.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!