terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Vítor Serpa analisa a estratégia do Porto de ataque ao árbitro no jogo da Luz


O FC Porto tem, de facto, uma organização muito sólida e profissional. É, aliás, um caso empresarial de sucesso, o que o torna num clube de futebol com características muito especiais e um caso de estudo para o mundo.

Anteontem, logo após o jogo com o Benfica, os responsáveis do clube cavalgaram a ideia de que só o árbitro tinha conseguido evitar que o FC Porto tivesse vencido o jogo. 

Acusavam João Ferreira de não ter expulso dois jogadores do Benfica e de ter impedido três lances perigosos, assinalando foras de jogo inexistentes. 

O ataque ao árbitro era manifestamente desproporcionado, tanto mais que em matéria disciplinar o critério do juiz da partida também beneficiou jogadores como João Moutinho ou Fernando, mas o FC Porto não perdia a oportunidade de pôr assim algum travão à crónica queixa do Benfica que tem vindo a alimentar a ideia de que o FC Porto só fora campeão à custa de um erro de arbitragem no clássico da época passada. 

Saldar contas, cobrar dívidas antigas, mudar o discurso do passado para o presente, tornando o anterior fora de prazo, foi a curiosa, mas bem sucedida estratégia de comunicação portista. Bem pensada e bem interpretada. 

Na manhã de ontem, as televisões, os jornais e as rádios davam grande espaço às críticas acaloradas de Vítor Pereira e de Pinto da Costa e o assunto tornava-se, obviamente, no tema desportivo do dia. 

Quando o Benfica quiser voltar à boca de cena do velho teatro de sombras da arbitragem, o FC Porto tem, agora, cenas mais frescas para contrapor. 

A estratégia teria sido um sucesso retumbante, não fosse aquela mortal resposta de Vieira.» 

- Vítor Serpa, jornal A Bola, 15 de Janeiro de 2013

5 comentários:

  1. A estratégia de comunicação do Porto só é vista como um "caso de sucesso" pelos media que na sua generalidade já não possuem isenção.

    A resposta do LFV foi realmente mortal, mas não sei até que ponto é que não devemos colocar a boca no trombone, pois na época passada foi exactamente a partir do "choradinho" do Vítor Pereira (na altura após o encontro frente ao Gil Vicente), que o Porto começou a ter benesses e o Benfica a ser massacrado por arbitragens dúbias.

    Até que ponto o Benfica deveria impor um clima de suspeição sobre os mais diversos órgãos de futebol, na sua esmagadora maioria residentes no Porto...

    E aquela foto de telemóvel... ninguém me tira da cabeça que aquilo foi armação do próprio Porto. Aquele Rui Cerqueira tem uma cara que não engana mesmo nada... e só de pensar que já esteve na RTP...

    ResponderEliminar
  2. E como se chama a quem critica as arbitragens, segundo alguns?

    ResponderEliminar
  3. Eu só gostava era de saber se alguém vai ser castigado. Se bem se lembram o ano passado dirigentes e treinador do Benfica foram castigados por criticar o árbitro...
    Mas cá para nós que ng nos "ouve" ng vai ser castigado...não há coragem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for feita justiça na mesma medida, tanto um como outro serão castigados em junho.

      Eliminar
  4. He has the croquete power!

    O sucesso do fcp resume-se a apenas três palavrinhas, CORRUPÇÃO, PROSTITUIÇÃO e CLIENTELISMO.
    Sem isso não eram nada, se bem que são nada à mesma, pois quem ganha assim nada é.
    fcp, juventus, marselha já se sabe como funcionam...

    Miguel

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!