sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

José Manuel Delgado analisa o clássico à luz de George Orwell


No Benfica-FC Porto em hóquei em patins verificaram-se cenas pouco edificantes que estão entregues às autoridades competentes. Tempos houve em que uma situação como a que se verificou no pavilhão da Luz, e logo em vésperas de um clássico entre águias e dragões, seria aproveitada como rastilho para um ambiente de intolerância e violência, apelando ao lado mais feio do futebol. 

Esses tempos parecem afastar-se, e a consciência de que a indústria do futebol não resiste à instauração de um clima bélico, está a enraizar-se cada vez mais. 

Esta responsabilidade, assumida crescentemente por dirigentes e técnicos, facilita a vida aos jogadores, que já não sentem a obrigação de tomar por suas dores alheias e podem dedicar-se àquilo que sabem realmente fazer com a arte que Deus lhes deu, jogar futebol. 

Faltará, para que o quadro de normalidade seja reposto, uma arbitragem invisível, apenas com os inevitáveis erros explicáveis à luz das insuficiências imputáveis aos meios arcaicos colocados à disposição de quem decide... 

Depois de amanhã, na Luz, defrontam-se as duas melhores equipas portuguesas que interpretando bom futebol de forma diferente e que, também por isso, podem gerar um espetáculo de alta qualidade. 

A 14.ª jornada é evidente que não é possível falar em jogo do título. Porém, perante o desequilíbrio verificado neste campeonato, os confrontos diretos entre os candidatos assumem importância acrescida. 

E não posso deixar de concordar que, neste contexto, um triunfo do FC Porto será mais decisivo para a definição do campeão do que um triunfo do Benfica.

São, na mesma três pontos. Mas, recorrendo a George Orwell, «Todos os três pontos são iguais, mas uns são mais iguais que outros...» 

- José Manuel Delgado, jornal A Bola, 11 de Janeiro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!