sábado, 26 de janeiro de 2013

Rui Santos questiona estratégia do Benfica relativamente a Porto e Pinto da Costa


Parece que o Benfica e Luís Filipe Vieira estão apostados em não "provocar" o FC Porto e Pinto da Costa, mesmo que houvesse razões para isso, como parece claro na "estória" do adiamento do V. Setúbal-FC Porto, que acabou por se realizar fora do arco temporal que o regulamento de competições preceitua.

É estranho que assim seja, quando está em causa a verdade desportiva e quando estão em causa os interesses do clube da Luz. 

É uma realidade que a Comissão Executiva da Liga acabou, ela própria, por legitimar a marcação do encontro para 40 dias depois da data original e já quando todos os jogos da primeira volta haviam sido realizados, numa decisão publicada mas não fundamentada, o que deve sempre acontecer "em casos de força maior", mas as regras são para se cumprir e o Benfica não deveria ter dois pesos e duas medidas quando se dirimem questões relacionadas com a "verdade desportiva". 

Em nome de uma certa coerência, esta não pode estar na boca dos seus dirigentes às quartas, sábados e domingos e ignorada às segundas, terças e quintas. Percebe-se que Luís Filipe Vieira e o Benfica tiraram as suas ilações de uma estratégia de confronto com o FC Porto e Pinto da Costa, cujo expoente máximo ocorreu durante a temporada de 2010/11, na qual os encarnados, de garras espetadas no discurso, defrontaram os portistas por cinco vezes e só ganharam na partida do Dragão para a Taça, acabando por ser eliminados na Luz, o que tomou ainda mais humilhante uma época perdida aos pés dos azuis e brancos, com apagão, rega e tudo. 

No confronto directo, e agora sem João Gabriel, o Benfica não tem conseguido ganhar e entendem-se as cautelas neste domínio. Poder-se-ia admitir a aposta num confronto indirecto, menos ruidoso e mais eficaz. Sente-se, aliás, que isso está acontecer no sector da arbitragem. 

O futebol português tem agora um sistema mais concentracionário (na figura do presidente da FPF) e é na exploração de um poder centripetado (da direcção para outros órgãos) que o Benfica parece estar a apostar, vamos ver (no final) com que resultados. 

Seja como for, o Benfica está a perder a oportunidade de marcar uma posição forte em matéria de "direitos" e corre o risco de ser acusado de defender a mesma "verdade desportiva" que o FC Porto defendeu durante anos. 

Em síntese: mudam-se os protagonistas e mantém-se o sistema? 

O Benfica joga hoje em Braga, onde também ficou estranhamente calado depois dos "apagões" de Novembro de 2011. 

"Consegue" Bruno Esteves, depois de João Ferreira e Duarte Gomes (no Sp. Braga-V.Setúbal). As nomeações e os desempenhos justificam o(s) silêncio(s)?!...» 

- Rui Santos, jornal Record, 26 de Janeiro de 2013

5 comentários:

  1. Mais uma patética conclusão do apalermado plumitivo dos caracolitos e de mente ensebada!

    Se há altura em que o Benfica se deve manter calado esta é uma delas. É aos 'Ruis Santos' deste País que cumpre denunciar, se cumprissem com deontologia o seu dever profissional, todas as artimanhas usadas nos últimos 30 anos ... !

    As demonstrações de nervosismo no clube regional da foz do Douro, têm sido mais que muitas ... !

    ResponderEliminar
  2. Esta anedota jornalistica esquece-se da vergonha que foi o jogo com o paços na ultima epoca na luz, o benfica tambem "conseguiu" o Bruno esteves nesse jogo.
    Com o expoente maximo a ser o penalti assinalado contra o benfica quando o mesmo arbitro na mesma posiçao num lance exatamente igual, 15 dias antes, nao marcou penalti e deu amarelo ao jogador do feirense contra o porto

    ResponderEliminar
  3. O palhaceco é miope.

    Estranho é o CD não ler e agir em função do que este marreco untado diz.

    Este zurrar deve ter sido encomendado pelo burro da costa.

    ResponderEliminar
  4. These are really great ideas in on the topic of blogging.

    You have touched some pleasant things here.
    Any way keep up wrinting.
    My web site ... transfer news for arsenal today

    ResponderEliminar
  5. Quality content is the main to be a focus for the users to go
    to see the web page, that's what this site is providing.
    Have a look at my homepage :: transfer news football

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!