sábado, 13 de outubro de 2012

Bruno Carvalho critica mudança de posição de José Eduardo Moniz



José Eduardo Moniz predispôs-se a integrar uma eventual lista de Luís Filipe Vieira para a Direcção do Sport Lisboa e Benfica.

Como todos sabemos José Eduardo Moniz, em 2009, num momento bastante mediático, pediu 24 horas para reflectir quando foi convidado pelo Movimento “Benfica Vencer Vencer” para que se candidatasse a Presidente do Benfica nas eleições desse ano.

Todos sabemos as críticas que o Movimento fazia à gestão de Vieira e todos sabemos o que pensava Moniz sobre o actual Presidente do Benfica.

As críticas eram mais do que muitas e Moniz apenas não avançou porque, aparentemente, a sondagem encomendada na época dava Moniz com um resultado abaixo dos dois dígitos, o que afastava, por completo, a possibilidade de ganhar as eleições.

A verdade é que para alguns a certeza da vitória é mais importante do que a justeza da luta travada. Mas enfim, isso são contas de outro rosário...

Voltando ao que dizia, em 2009, José Eduardo Moniz considerou, seriamente, dar rosto a um Movimento que tecia fortes criticas à gestão de Luís Filipe Vieira e o próprio Moniz, em entrevistas, não se coibiu, igualmente, de as fazer.

Então, o que mudou agora para que Moniz tenha telefonado a Vieira e se tenha predisposto a juntar-se ao actual Presidente do Benfica?

Gostava que analisássemos as 3 questões fundamentais da vida do Benfica para que possamos perceber o que poderá ter feito Moniz mudar de ideias:

1. A situação financeira do Benfica melhorou desde 2009?

É claro que não. Piorou e muito!

O estádio que devia estar pago em 2012 passou para 2024, as dívidas acumulam-se e nada do que foi construído está pago.

A SAD está em falência técnica e acumula um passivo de 426 milhões de euros.

O Clube tem um passivo de 113 milhões de euros face a um activo de apenas 15 milhões.

Os passivos de Clube e SAD, somados aritmeticamente, totalizam 540 milhões de euros.

2. A situação desportiva melhorou?

Também não!

Em 3 mandatos completos cumpridos, Vieira limitou-se a ganhar 2 campeonatos e perdeu 7. Ganhou um no primeiro mandato, zero no segundo e um no último mandato.

Uma performance paupérrima atendendo ao historial do Benfica e, sobretudo, face aos avultadíssimos investimentos efectuados.

Nesse período, nós vimos o clube lá do norte ganhar 7 campeonatos, ganhar a Liga dos Campeões, ganhar a Liga Europa e ganhar a Taça Intercontinental.

É claro que ganhámos o campeonato de hóquei em patins, mas isso depois do mesmo clube do norte ganhar esse campeonato 10 anos seguidos. Já não era sem tempo ganharmos um...

3. A vida associativa do Benfica está melhor?

Aqui o cenário é ainda mais negro!

O Benfica aprovou, em 2010, com o patrocínio da actual Direcção, os piores estatutos de sempre e que afectam gravemente a democracia no Clube.

São necessários 25 anos de sócio efectivo para alguém se poder candidatar à Presidência do Benfica, os sócios correspondentes não têm quaisquer direitos, as Casas do Benfica têm direito a 50 votos cada o que lhes confere no seu todo mais de 13.500 votos e, pasme-se, as Assembleias Gerais do Clube em matéria de aprovação de contas deixaram de ser soberanas e passaram a ser meramente consultivas!

Em conclusão, depois de vermos as respostas a estas 3 perguntas basilares, muito dificilmente se compreende a mudança de ideias de José Eduardo Moniz, a não ser que haja uma qualquer outra motivação que me esteja a escapar.

Uma breve referencia final à acusação que José Eduardo Moniz fez relativamente ao chumbo das contas na último Assembleia Geral do Benfica.

Aqui apenas queria dizer o seguinte:

A Direcção apresentou um orçamento para a época 2011/2012 que previa um lucro de 105 mil euros que foi aprovado e depois apresentou uma contas referentes a esse período com um prejuízo efectivo de 12,9 milhões de euros.

O Sr. Dr. José Eduardo Moniz não vê aqui uma “pequena” diferença entre o orçamento aprovado e as contas reais?

Ainda acha, mesmo, que as contas não deviam ter sido chumbadas?

O Sr. Dr. José Eduardo Moniz não fica preocupado com um Clube que apresenta de activo 15,8 milhões de euros e de passivo 113,4 milhões?

Se o Sr. Dr. José Eduardo Moniz tivesse estado na Assembleia Geral que chumbou as contas teria percebido o que era o verdadeiro Benfiquismo.

Ninguém que esteve presente naquele pavilhão merece aquilo que foi dito pelo senhor!


-Bruno Carvalho, Facebook

9 comentários:

  1. A opnião desse sr. é importantissíma, vou tirar o fim de semana para reflectir sobre ela....eheheh

    ResponderEliminar
  2. Entre ter dito nas últimas eleições que o seu treinador seria o Azenha ou dizer agora que a SAD está em falência técnica sabendo que foram facturados mais de 60M€ após o fim do exercício da época passada, se percebe que BC não quer defender os interesses do Benfica porque anda sempre a defender ideias estapafúrdias ou a atacar o bom nome do clube. Se calhar por isso é que enquanto os outros foram convidados pela actual direcção para serem informados do que realmente se passa no clube, BC continua na sua luta contra moinhos de vento.

    ResponderEliminar
  3. Mas alguem no seu perfeito juizo pensaria que um gang de meia dúzia de golpistas acolitados por Veiga e pelo Burrinho das Meiguices poderia tomar a Presidência do Benfica de assalto?

    Qualquer alternativa credível a LFV terá que trabalhar em conjunto com este, de modo a que possa ser uma alternativa na continuidade. O modo como a oposição tem trabalhado é ridicula e sem esperança de voltarem a ter uma votação superior á que o Burrinho das Meiguices teve da última vez..

    Considero importante que se comece a preparar alguém que possa Presidir o Benfica após Vieira e, meus amigos, esse alguém não será Rui Costa pois o Benfica é hoje mais do que um simples clube de futebol...é uma empresa que movimenta cerca de 100 milhões de euros anuais e isso obriga a que seja dirigido por alguém com grandes conhecimentos de gestão.

    Por tudo isto...como eu compreendo Moniz e Varandas...perceberam que para chegar á Presidência terão que ajudar Vieira neste momento...e por isso dou-lhes os meus parabéns...o resto é folclore da imprensa sabuja que assim que o Burrinho sai á rua tem um micofone á sua frente só para ouvirem umas patetices da oposição.

    Os amigos Benfiquistas que vivem na minha rua, representam mais votos do que os que o Burrinho teve e fico surpreendido por não ter a TSF e o Record á minha espera sempre que saio á rua

    ResponderEliminar
  4. Em 3 pontos conseguiu mentir em 2 e especular noutro, senão vejamos:

    1) O passivo do SLB SAD (consolidado), não pode ser somado ao passivo do SLB clube, pois 90% do passivo deste (clube) resulta de operações internas entre clube e empresas que consolidam na SAD.

    Mentiroso e incompetente.

    2) Em termos desportivos, devíamos estar melhor, podíamos ter feitos melhor, mas uma (há mais, sem dúvida) das principais razões, o famigerado SISTEMA,este candidato que foi resultado pelo voto branco, NUNCA dissertou.

    Covarde.

    3) Quanto ao orçamento do clube que previa 105 000 euros, o resultado final apresentado na referida assembleia, excluindo as provisões criadas face ao resultados das participadas pelo SLB Clube, foi de 400.000 euros positivos.

    Mais uma Mentiroso e Incompetente.



    A única dúvida que eu tenho é se este Bruno é benfiquista????

    ResponderEliminar
  5. És um terrorista!

    Se porventura um dia viesses a pôr as patas no Glorioso, seria certo e sabido que o Clube desapareceria de imediato.

    Mas lá que tens sido bem enrabado e gostas, lá isso é verdade!

    ResponderEliminar
  6. Tambem muito dificilmente se compreende o aparecimento deste "não especificado" adepto(?!), a não ser que haja uma qualquer outra motivação que me esteja a escapar! Quem sabe, tem a ver com o clube lá do norte!...

    ResponderEliminar
  7. Um monte de merda ainda faz estrume, mas este gajo nem para isso serve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ALM resumiu perfeitamente a personagem.
      Parabems

      Eliminar
  8. Este o que sabe é criticar.
    Dizer algo com jeito é que já é demais para aquela cabecita.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!