sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pedro Ferreira divinal: Ronaldo é melhor que Eusébio da mesma maneira que Margarida Rebelo Pinto é melhor que Miguel Torga


Há uma nova forma de calcular méritos, qualidades e desempenhos. Na lhaneza das mentes simples, a mera adição de números é o suporte de teses infalíveis acerca do papel dos homens na História. 

Seguindo este processo - que ultimamente tem permitido a que um número significativo de basbaques apresente Cristiano Ronaldo como o português que suplantou os méritos futebolísticos de Eusébio, pelo simples motivo de ter marcado mais golos na Selecção Portuguesa - chegaríamos à conclusão de que Tony Carreira, a julgar pelo número de discos vendidos, seria um compositor/músico com mais méritos do que o compositor português do século XVIII Carlos Seixas. 

Da mesma forma que, para quem professa essa corrente de pensamento, o facto de Margarida Rebelo Pinto suplantar Miguel Torga no número de livros vendidos lhe confere um papel cimeiro na História da Literatura Portuguesa. 

Aliás, neste particular, Luís Vaz de Camões que se cuide, pois esta basbacagem da contabilidade não tem pejos em garantir méritos e deméritos em função de números absolutos que ignoram realidades relativas e não comparáveis por quem tenha o mínimo de decência e honestidade intelectual.
Diga-se ainda que, quando alguém, utilizando as mesmas armas espúrias, lhes indica números que conduzem a reflexão em sentido oposto ao da moda, ignoram convenientemente esses números. 

Só assim se explica que a média de Ronaldo de 0,40 golos por jogo na Selecção seja, pasme-se, "superior" à de 0,64 de Eusébio, o que levaria a que, caso Eusébio tivesse feito os 106 jogos que Ronaldo já fez pela Selecção, provavelmente (a julgar pela média) teria marcado 68 golos contra os 43 de Ronaldo. Parece correcta e intelectualmente honesta esta análise? Obviamente que não, mas é tão injusta quanto as que os basbaques têm feito em tudo quanto é órgão de comunicação social nas últimas semanas. 

- Pedro Ferreira, jornal 'O Benfica', 13 de Setembro de 2013

8 comentários:

  1. È O RECONHECIMENTO DA ENORMIDADE DO BENFICA, SEMPRE QUE POSSIVEL ARRANJA-SE UM CASO COM O NOME BENFICA OU DE ALGUEM LIGADO AO BENFICA PARA VENDER.
    Ja ouviram falar de kelvin ou atsu ?
    Proteção corrupta

    ResponderEliminar
  2. Benfica vende. Publica a reportagem francesa sobre as negociatas do FCP. 10% transferidos para uma empresa fictícia e como é que isto não é investigado?

    ResponderEliminar
  3. Onde terá ele ido buscar a ideia de comparara a vendas da Margarida Rebelo Pinto?

    http://benfiliado.blogspot.pt/2013/09/apesar-de-considerar-cr7-o-melhor-do.html

    ResponderEliminar
  4. JAMAIS SE PODERÁ COMPARAR O QUE SE MOVE EM UNIVERSOS DIFERENTES. EUSÉBIO FOI PROFISSIONAL DE FUTEBOL-DESPORTO. CRISTIANO RONALDO É PROFISSIONAL DE FUTEBOL-CIÊNCIA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CORRECÇÃO: Eusébio = Futebol-Arte-Belo; Cristiano = Futebol-Ciência-Negócio;

      Eliminar
  5. Comparar Eusébio à menina mimada ronalda ?!?!?!? é a mesma coisa que comparar agricultura às belas artes.

    ResponderEliminar
  6. Tanta estupides junta... viram Ronaldo ontem. Nao a nem houve melhor que CR 7.

    ResponderEliminar
  7. Este otario nem sabe quem foi Miguel Torga...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!