terça-feira, 28 de maio de 2013

Nuno Farinha critica falta de estrutura no Benfica


Um clube com a grandeza do Benfica não pode depender apenas das decisões de dois homens. Desde 2010 – quando Luís Filipe Vieira confessou em direto na SIC que se entendia com Jesus por “sinais de fumo” – que nada mais existe. A estrutura do Benfica são eles os dois e os telemóveis de alguns empresários de futebol. Nos últimos anos, para o bem e para o mal, foi assim que tudo aconteceu. O treinador ouve o presidente. O presidente ouve o treinador. E decidem.

Defendi aqui ontem que Jesus não tem condições para continuar na Luz. Deu ao Benfica tudo o que podia e sabia. E o que podia e sabia está à vista. Mas acredito, mesmo assim, que Vieira pode anunciar esta semana a renovação de JJ. E justificá-la em direto, ao vivo e a cores no horário nobre de uma estação de TV. A história, às vezes, tem direito a repetição.

O presidente das águias cometeu um erro grave neste processo: o timing em que decidiu comunicar a continuidade do técnico nunca podia ter sido aquele. Das duas, uma – se JJ é, de facto, o homem do projeto, a renovação teria de estar tratada três ou quatro meses antes do final da época. Não estando, então guardava silêncio sobre o assunto até ao último jogo da temporada. E agora, sim, decidia e anunciava. Nunca podia era ter garantido que Jesus continua quando ainda estava sob a emoção da vitória frente ao Fenerbahçe, que valeu a final da Liga Europa.

É evidente que Vieira está refém da sua promessa, que, aliás, reiterou após o jogo com o Chelsea. Jesus quer ficar? Sim, é o que parece. Vieira quer que Jesus fique? Sim, é o que parece. Há alguém no Benfica que possa fazer Vieira mudar de ideias? Parece que não.

A falta de uma estrutura ao nível da dimensão do clube é a razão do problema. Decide-se e pronto. Ninguém faz perguntas. E elas deviam ser feitas. Para que serviu, afinal, um consultor motivacional pago a peso de ouro? O que fez no Benfica o professor Manuel Sérgio? Quem acreditou que seria possível viver mais um ano sem lateral-esquerdo? Qual o papel de Carraça? E de Rui Costa?


-Nuno Farinha, jornal Record

7 comentários:

  1. "Um clube com a grandeza do Benfica não pode depender apenas das decisões de dois homens." A super estrutura dos porcos, depende de quantos homens? Este sr. que vá debitar sentenças lá em sua casa, se é que consegue...

    ResponderEliminar
  2. Não, tem de ser típico à tuga... mais chefes que empregados...tenha juízo naquilo que diz!

    ResponderEliminar
  3. patriarca disse:

    Oh Nuno, tens coragem de falar assim daquele clube da Faixa de Gaza, sito a norte do rio douro, Farinha ???!!!

    Sim, Sim, dos Corruptos !!!

    Era bom que o fizesses pois tinhas muito para "debitar" no papel. Experimenta !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei aonde é que o clube da fruta fica a perder em relação ao nosso em termos de estrutura. A estrutura do porto dá 15 0 à nossa.Apesar de serem os corruptos que são, sabem tomar decisões acertadas como a venda e compra de jogadores, o quando ou não se deve despedir um treinador, e a mais alta qualidade : EXIGÊNCIA...esta que falta ao benfica graças a um senhor que incorporou um conformismo no clube ao ponto de estar 11 anos ao leme ter ganho 2 campeonatos e ser massivamente apoiado pelos sócios. Temos de mudar a nossa mentalidade e retornar a ter os VALORES À BENFICA e não ficarmos contentes com vitórias morais como benficas tv ou 2ºs lugares.....

      Eliminar
  4. uma coisa eu sei , se a direcçao estivesse isenta de culpas , se tivesse consciencia tranquila de que deu tudo a jj pra ter sucesso e titulos , entao jj ja estava no caralhjo a esta hora e sem ponta de duvida , mas o problema é que me parece que nao é jj que pede pra começar as epocas com 200 avançados e adaptaçoes na defesa , onde dois titulares indiscutives tambem ja começam a ficar fora do prazo ( maxi e luisao) e um deles ate é s mais uma adaptaçao mas anteriro a jj chegar ao benfica , o porto compra defesas por milhoes o benfica faz adapataçoes , de quem é a culpa ? pois .
    para mim jj sabe muito de bola tem grandes ideias e as equipas jogam muito bem , mas a nivel defensivo ve se cada coisa , siituaçoes dignas dos distritais , jj tem outro mal , nao sabe falar e nao tem mesmo noçao do que diz , jj nao pode falar de luisinho como falou no inicio da epoca , "a nivel nacional vai dando mas pra champions .... ) isto so é dito por quem n sabe o que diz nem tem noçao , qual a motivaçao de luisinho ?
    na final da uefa nao se admite as reacçoes q jesus tinha perante as falhas ou decisoes de melgarejo é mau pra equipa pois o proprio jg vai ficar mais pressinado e ate desalentado e tambem fere a dignidade do homem , jj é um autentico imbecil a falar e passar ideias é sobretudo por isto que acho dificil ele atingir os titulos .
    mas jj tambem tem opçoes tecnicas que no minimo sao de alguem perdido , nao se admite que alguns jogadores vai entrando ( andre gomes , urreta ou mesmo luisinho ) e depois desapareçam e massacra os titulares e quando os precisa substituir , mete em vez de segundas opçoes , terceiras , quartas ou quintas , jj as vezes parece um retardado .

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!