sexta-feira, 17 de maio de 2013

José Manuel Ribeiro: Futebol de Jesus não será apenas uma linda fantasia?



Ao fim de quatro anos e várias versões do mesmo filme, talvez haja uma pergunta importante a fazer
Jesus está certo. O Benfica foi melhor do que o Chelsea na final da Liga Europa; aliás, descontando os brinquedos caros de Abramovich, que não deixam de estar no campo só porque o futebol é fraco, o Benfica é melhor equipa do que o Chelsea. Jesus tem ainda mais razão do que afirma: o Benfica perdeu com um adversário inferior e desordenado, dependente do que a qualidade das suas estrelas for improvisando.

Não houve nenhuma vitória moral em Amesterdão; foi um fracasso e uma boa oportunidade perdida. Se pensarmos que, de um lado, jogava Matic, um trabalho impressionante de relojoaria e um dos melhores trincos do mundo, e do outro o absurdo David Luiz (enquanto médio) adaptado quase a patrão do meio-campo - quando não cérebro do Chelsea - nem as diferenças individuais justificam nada. Só não há demérito numa derrota quando o adversário está fora de alcance.

A alternativa a assumir o insucesso seria, por exemplo, reconhecer que não é difícil, mesmo para uma equipa descosida e inferior como o Chelsea, limitar-se a esperar que o modelo galopante implantado por Jorge Jesus no Benfica se desequilibre e abra fatalmente uma porta por onde esguichar um contra-ataque dos avançados topo de gama, como Fernando Torres. Ainda há mais duas provas para jogar - o campeonato não está fechado - mas, ao fim de quatro anos e de várias versões deste filme, talvez nos devamos interrogar se o futebol de Jesus, enquanto caminho para impor o Benfica em Portugal e na Europa, não será apenas uma linda fantasia.


-José Manuel Ribeiro, jornal O Jogo, 16 de Maio 2013

4 comentários:

  1. A equipa descosida e inferior e so a campea europeia em titulo. Esta gente recebe salarios pelo que escreve? E que dizer de Benitez com 3 tacas europeias em 10 anos? O que dizer entao da ultima pergunta, quando em tres anos estivemos sempre perto de finais europeias. Seriedade pede-se.

    ResponderEliminar
  2. Retirado do nojo, comentário para porcos lerem.

    ResponderEliminar
  3. Quem é este tipo para falar na 1ª pessoa do plural? "Talvez nos devamos interrogar" ? Ele é benfiquista? É que se não é, o que é que ele tem que ver com o modo como o Jesus trabalha, como o Benfica joga, etc?

    ResponderEliminar
  4. Compreendo ate por vezes como certos benfiquistas nao conseguem lidar com as desilusoes, talvez por paixao a mais ou ate pela incapacidade de absorver certos comentarios de amigos simpatizantes de outros clubes, mas algo que nunca poderei aceitar como benfiquista, sera o apoio incondicional para a destruicao do que tem sido feito nestes ultimos anos pelos dirigentes, equipa tecnica e jogadores. Tudo o que temos vivido nestes ultimos anos deve se a homens como Luis Filipe Vieira, Rui Costa e finalmente por Jorge Jesus. O Benfica nunca jogou tao bem como esta a jogar actualmente, nunca formamos jogadores como o estamos a fazer agora. Somos respeitados no mundo todo pela nossa equipa profissional de futebol. Tive o prazer de ver e ouvir o jogo da final pela televisao Inglesa e passo a citar os comentarios feitos ao intervalo - " O Chelsea teve sorte em nao chegar ao intervalo a perder" "O benfica esta a ser superior em todas as posicoes do campo" "Excelente jogo por parte da equipa Portuguesa, anulando por completo o Chelsea"
    No final da partida os comentarios foram todos direccionados para o infortunio do Benfica ao perder injustamente no ultimo minuto, bem como, sendo o Chelsea vencedor, para ser justo, o Benfica so deveria perder nas grandes penalidades.
    Por favor, vamos abrir os olhos, apostar na continuidade da equipa tecnica e jogadores, pois sendo assim, teremos um Benfica de volta as glorias dos anos 60. Todos juntos a lutar pelo mesmo, nao a destruir.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!