segunda-feira, 27 de maio de 2013

José Manuel Delgado: 4 hipóteses sobre o futuro do Benfica


Como pode medir-se o sucesso de uma época? Pelo número de títulos? Pelo número de jogos ganhos? Pela fase atingida em cada competição? Todos estes critérios podem ser invocados, mas nenhum encerra, a meu ver, a resposta certa. 

A forma mais fiável de aferir se a época foi boa ou má não deve procurar -se numa base aritmética mas através de uma análise subjetiva. 

É fácil:
Se o çlube chegar mais forte à temporada seguinte;
se os adeptos tiverem vontade de comprar bilhetes de época;
se os sócios ansiarem pelo jogo de apresentação;
se a equipa olhar com ambição e sem complexos para o futuro;
se estiver formado um bloco multidisciplinar (jogadores, técnicos e dirigentes) sólido.
Se todos estes pressupostos estiverem reunidos, então a temporada foi um enorme sucesso.

Olhando concretamente, para a temporada do Benfica, a conclusão a que se chega é que aquilo que há pouco tempo parecia possível - uma evolução na continuidade - está agora mais longe. 

O Jamor não salvava a época do Benfica, é verdade, mas podia estragá-la. Como sucedeu. O orgulho encarnado pela forma como a turma de Jorge Jesus se bateu em Amesterdão, esse sentimento que levou solidariedade ao aeroporto e colocou mais de 50 mil nas bancadas da Luz no jogo com o Moreirense, foi rudemente abalado pela caricatura de equipa que perdeu ontem a Taça de Portugal. A ideia de coesão do balneário foi derrubada pela cena assassina entre Cardozo e Jesus.

Quer isto dizer que, se os benfiquistas mostravam poder suportar uma Liga Zon Sagres mal perdida (em nome de excelentes exibições e pouca sorte na partida do Dragão) e uma Liga Europa que devia ter vindo para Lisboa e foi· para Londres, já não se mostraram pelos ajustes com a indecente e má figura do Jamor.

E agora, o que deve fazer a SAD do Benfica, o que passará pela cabeça de Jorge Jesus?

Quatro hipóteses (acompanhadas de exemplos recentes com desfechos diversos) podem ser colocadas:

a) Jesus continua (segue-se a filosofia de há um ano do Bayern com Jupp Heynckes);
b) Jesus continua (segue-se a filosofia de há um ano do Sporting com Sá Pinto pós-Jamor);
c) Jesus continua (segue-se a filosofia do Sporting em 2005 com Peseiro na época leonina do quase);
d) Jesus sai (seguem-se os exemplos do Real Madrid com Mourinho e do City com Mancini na presente temporada).

Aquilo que os responsáveis do Benfica têm de definir é qual o patamar em que colocam a época 2012/13 da sua equipa principal de futebol. Foi um sucesso? Foi um fracasso? Deixou ou não sequelas inultrapassáveis? 

E, a partir daí, devem agir em conformidade. De forma célere. E sem hesitações...

- José Manuel Delgado, jornal A Bola, 27 de Maio de 2013

15 comentários:

  1. hipótese e) : jesus sair juntamente com vieira (seguindo a filosofia dum clube exigente, profissional e com valores)
    Nós não temos de nos comparar aos outros clubes seguindo ou não a sua filosofia. Nós somos o SLBENFICA e não seguimos a filosofia de ninguém pois somos muito maiores que os demais.
    Se fossemos um clube exigente o jesus já não estava cá há muito tempo por muito que tenha melhorado o futebol do benfica...o que eu quero ver é TÍTULOS e isso é que deveria ser importante. Mas infelizmente o nosso presidente tem incutido um clima de conformismo no nosso clube sendo nós constantemente humilhados época após época, cometendo constantemente os mesmos erros e a maioria dos adeptos continuam felizes da vida pensando que pra próxima é que vai ser.
    Espero que na próxima AG as coisas comecem a mudar...

    ResponderEliminar
  2. Há que mudar efectivamente. Mas não só no treinador.Por exemplo deve mudar o comportamento das claques, principalmente os NN, pois têm provocado mais desprestigio ao SLB que todas as derrotas do SLB. Há que mudar os comportamentos nas AG onde sabemos o que acontece sempre que alguem fala e os opositores à actual Direcção. Boicotam, fazem explodir petardos, ameaçam sócios, etc. Não basta falar...há que ser coerente.A maior parte dos adeptos não continuam felizes...são criticos mas para substituirem quem lá está esperam que apareça alguem que se saiba de onde vem e para onde vai e com os pés bem firmes no chão.Substituir por substituir mais vale ficar quieto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo o que referes. Os NN não são claque, mas sim arroaceiros. Olhem pros Diabos Vermelhos. Estes sim, fazem festa ao futebol.

      Eliminar
    2. Não te esqueças que são os NN que vão a todo lado apoiar a equipa e defende-la com unhas e dentes como se viu na final da liga europa e em diversos estádios espalhados pela europa fora...Em relação à vergonha que se passou na AG tens razão que eles reagiram mal mas os seguranças presentes também não são nenhuns anjinhos e o senhor vieira não precisava de andar a contratar os meninos do boxe para intimidar sócios votantes da oposição...este que mandou inclusive certos sócios do SLB pró ***, o que diz muito sobre a postura deste senhor...em relação a ultima parte acho que o Rangel tinha um projecto interessante ou pelo menos apresentou ideias pertinentes o suficiente para combater o não-projeto do lfv...e pelo menos sabe-se que o senhor é benfiquista ao contrário do presidente que apresenta várias cores clubísticas o que por si só devia ser um fator importante...Para os sócios que criticam o lfv mas não veem o rangel a presidente existe a opção do voto em branco...

      Eliminar
    3. ali misturei a AG com as eleições....peço desculpa

      Eliminar
    4. Uma claque que só arranje problemas, não apoia ninguém. Além do mais, reparem nos valores financeiros dispendidos pelo Benfica devido a alguns desses indivíduos.
      Já tive o prazer de assistir à festa de ambas as claques do Benfica, e os NN não chegam aos calcanhares dos Diabos Vermelhos. Estes sim, vivem o clube.

      Eliminar
    5. Concordo. De facto os NN deixam o Benfica sempre mal visto e dão milhares de euros de prejuízo ao Benfica com multas e castigos. A única coisa com que se defendem, é irem com o Benfica para todo o lado, mas ninguém os critica por isso. São criticados é pelos estragos que fazem porque são arruaceiros. É uma epidemia deles nos blogues a dizerem sempre a mesma coisa com vários nomes e links para parecerem muitos. Agora deram para comentarem como Anónimos.

      Eliminar
    6. Não há razão para os chamares uma epidemia...quase que dizes que são parasitas.Não são menos nem mais benfiquistas que tu e os outros. E se calhar falam muito nos blogues porque não estão contentes com a situação atual do clube ao contrário da maioria dos benfiquistas e tentam mudar opiniões. Concordo que os diabos vermelhos foram a melhor claque que existiu mas infelizmente o seu numero tem vindo a diminuir. Agora se o problema do benfica fosse os NN então tavamos nós muito bem.Se não são eles e maioria das vezes o estádio da luz parece um cinema, só faltava as pipocas.
      PS: Não pertenço a qualquer claque nem tenciono pertencer

      Eliminar
    7. Acho engraçada a tua opinião. Se eu pusesse o meu nome, irias-me reconhecer por isso? Também tens um nome todo xpto...
      O que disse e digo é a verdade. Irem para todo o lado para arranjarem problemas...
      Eu equiparo os NN aos super dragões. Também vão a todo o lado para acompanhar o fcp, mas arranjam problemas em todos os sítios. Isso não é apoio.

      Eliminar
    8. O Benfica teve enorme afluência de pessoas no estádio esta época, e não são os NN que enchem o estádio. Até acho que dão demasiado enfâse às claques, que parecem ter mais direito a assistir aos jogos que os adeptos comuns. Digo isto na compra dos bilhetes.

      Eliminar
    9. Não acho sensato comparar os super aos NN. Os super dragoes ao minimo deslize da equipa começam a criar disturbios como se viu em málaga. Os NN não digo que por vezes causem problemas mas é raro.E quando a equipa está a perder puxam por ela.Infelizmente as claques em Portugal estão mal organizadas.
      Quanto à afluencia no estádio, os NN nada tem a ver com isso e felizmente somos o clube que leva mais adeptos aos estádios mas muitas vezes são eles a puxar pelos adeptos e a gritar quando a equipa precisa.
      Esta época os adeptos foram fantásticos a nivel de apoio embora não concorde com a recepção após derrota no dragão, mas a equipa não se pode queixar da massa adepta.

      Eliminar
    10. A comparação com os super dragões vem de encontro à forma como abordam o ambiente. Naturalmente que não é uma comparação idêntica; apesar de eu saber que os NN não chegam aos calcanhares dos Diabos Vermelhos.
      Já estive, em serviço, junto às claques do Benfica, e tenho a perfeita cosnciencia daquilo que afirmo.
      Eu tenho gosto em ver os Diabos Vermelhos. Eles puxam pela equipa, divertem-se e divertem quem está à volta; infelizmente, não posso dizer o mesmo da outra claque.
      Mas, cada um tem a sua opinião, claro.

      Eliminar
  3. JJ, há 4 anos sem ganhar ao FCPorto...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!