sexta-feira, 3 de maio de 2013

Afonso de Melo sobre Vítor Pereira: "Não é estúpido, é mandado"


«Quando aparece no Mundo um verdadeiro génio é possível reconhecê-lo através deste sinal: todos os estúpidos se unem contra ele.» 

É assim que começa o livro de John Kennedy Toole «Uma Conspiração de Estúpidos ». 

A frase é tirada de Jonathan Swift, alguém que percebia bem o que era a estupidez. Por isso, quando ouvi a fandangueira figura dizer, alto e bom som, que só os estúpidos falam de árbitros, fiquei com a certeza de que estava a preparar-se para falar daquilo que só os verdadeiramente estúpidos falam: ou seja, de árbitros.

Uma vez vi uma cena digna de um filme do Buster Keaton: um grupo de rapazes com camisolas às riscas corria atrás de um árbitro a todo o comprimento de um campo de Futebol; o árbitro era rápido, esquivava-se como uma lebre por entre galgos, corria aos ziguezagues, e a rapaziada às risquinhas atrás dele. Foi grotesco. 

A fandangueira figura não falou de árbitros nesse dia. Mas, excepto ele, toda a gente falou. Estúpidos, é claro! Uma conspiração de estúpidos!

Um dos empregados da fandangueira figura fala de árbitros todos os dias. Mas esse não é estúpido, é só mandado. Nem todos os estúpidos falam de árbitros; outros falam, mas pouco. A regra mantém-se: são estúpidos que conspiram contra o génio que ilumina o Mundo.

A fandangueira figura fala de árbitros a torto e a direito, mas além disso fala com árbitros, o que o iliba de qualquer género de estupidez.

São assim os estúpidos: dividem-se em classes. Admito que seja um estúpido de primeira classe quando, volta e meia, falo de árbitros. Ou quando os vejo a fugir, ou então aos beijos e abraços aos rapazes de camisolas às riscas. 

E pergunto-me: o estúpido serei mesmo eu?» 

- Afonso de Melo, jornal 'O Benfica', 3 de Maio de 2013

3 comentários:

  1. o Afonso de melo sempre foi um bom jornalista e com muita visão de jogo .

    ResponderEliminar
  2. atenção a este bronco do apito......

    Paulo Batista ! O que grande ! porra ,está o caldo entornado ! de certeza absoluta .

    ResponderEliminar
  3. patriarca disse:


    O paulo porco batista é mais um que irá actuar À VOZ DO DONO, à qual obedece de CÓCORAS e como seu "AMO" é das bandas de Cedofeita, ali tem a POCILGA onde "pernoita" com uma BÁCORA, tenra demais para o seu focinho nojento, lá vai dando ordens mafiosas aos seus discipulos arbitris e o paulinho é um dos seus seguidores e desde que se prejudique o Benfica, O GLORIOSO, todo ele fica satisfeito e feliz por ter dado cumprimrnto às ordens emanadas da Pocilga, onde a vara reaje com GRUNHIDOS ameaçadores a quem não cumpre.
    Há TRINTA anos que a Pocilva não é limpa nem desinfectada, veja-se só quem tiver O AZAR de estar de perco com tais animalescos como fica Conspurcado com aquele fedor nauseabundo, que infelizmente muitos se vão habituando.
    Catedral ESGOTADA e muito FEDOR que Bácoro exale, não vai conseguir conspurcar o resultado final, por muito que temos a certeza que irá fazer para isso.
    VIVA O GLORIOSO BENFICA !!!

    AVANTE, PELO BENFICA, AVANTE !!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!