sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Luis Avelãs diz que a justiça desportiva em Portugal é uma mera brincadeira



Já não me recordo com exactidão das palavras de Jorge Jesus aquando do Benfica-FC Porto de Março passado, que terminou com o triunfo dos portistas por 3-2. Mas, tenho a certeza que o treinador encarnado não foi meigo com a equipa de arbitragem, particularmente com o auxiliar que devia ter assinalado deslocação no terceiro golo dos azuis e branco e não o fez.

Não sei se, face aos regulamentos existentes, as palavras do técnico benfiquista merecem um castigo pesado ou leve; se uma sentença justa é deixá-lo fora do banco da equipa durante muito tempo ou apenas multá-lo. O que sei é que, em Portugal, muita gente trata as questões da justiça, seja ela desportiva ou não, como se fosse uma mera brincadeira.

Todos sabemos que no nosso País as coisas avançam – quando avançam... – devagar e devagarinho mas, convenhamos, é completamente absurdo ter de esperar vários meses para decidir um castigo sobre declarações. O que Jorge Jesus disse foi registado e amplamente divulgado por várias estações de televisão, passou em tudo o que é rádio e foi estampado em todos os jornais e sites. Ainda assim, parece que foi preciso verificar letra a letra o que foi dito para se chegar a uma conclusão. Triste, mas típico.

Mas, tão ou mais absurdo, é constatar que, juntamente com uma pequena multa (vejam o que pagam jogadores e técnicos quando dizem coisas parecidas na NBA), o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol castigou Jesus com 15 dias de suspensão. Mais uma vez, não me pronuncio sobre a extensão da pena. Quem de direito que diga se deviam ser 7 ou 70. O que me parece extraordinário é que, após tanta “averiguação”, consigam afastar o infractor precisamente num período em que a sua equipa não realiza, em Portugal, uma única partida.

Para a próxima, com Jesus ou outro qualquer treinador do clube A ou B, sugiro que aumentem a suspensão. Mostrem mão pesada, sejam severos e não pactuem com castigos inferiores a 1 mês. Pode ser durante todo o mês de Julho, por exemplo...


-Luis Avelãs, jornal Record, 6 de Setembro de 2012

6 comentários:

  1. e tem toda a razão do mundo caso contrario essa avelã a esta hora andava a trabalhar nas obras a carretar massa a cabeça de
    tanta toca tintas de tanta mentira de tanta mafia e de tanta estupidez jornalistica...

    uma avela podre e sempre um risco de contagio

    ResponderEliminar
  2. Convém ler a reportagem do ionline "Disciplina. Processos demoram em média cinco meses a ser resolvidos"

    O artigo em causa refere um processo que demorou quase 6 anos!

    ResponderEliminar
  3. Um é castigado por dizer a verdade e outros andam há 30 anos a destruir o futebol português e ainda são glorificados pelos maravilhosos actos de gestão em putas, viagens, ouro, etc.
    Esta ave rara é mais uma a juntar a uma CS caduca, ordinária e de aluguer. Abrem a boca quando assunto é SLB, mas ficam muito caladinhos quando o verdadeiro prevaricador actua. Fina ironia sem dúvida.

    ResponderEliminar
  4. Pois é anónimo das 15:49.
    E depois temos aqui este rapaz a amplificar tudo o que seja dito pelos avençados conhecidos.
    Repara na sequência de posts/copias. Todos reconhecidos pelo seu amor ao Benfica!
    Repara também no artigo!
    O arvelãs não consegue fazer uma referencia sequer.
    - Aos acontecimentos a seguir a derrotas do FCP. Um zero absoluto. Como se chamar verginhosos a toda a arbitragem fosse normal. O resultado viu-se!
    - Todas as outras decisões que demoraram exactamente o mesmo tempo, sendo coincidentes também com castigos inuteis.

    O arvelãs, só faz uma comparação com a imagina tu, NBA.
    O arvelãs, limita-se a sugerir mão pesada para a próxima. Quem pensas será o próximo? Luisão, não é?

    Pois.... e depois temos aqui um menino num blog chamado Planeta Benfica a repetir (deve ser porque sim) a campanha oriunda da avençada CS.
    E não foi um azar são seguidos!

    ResponderEliminar
  5. Caro Anónimo das 16:30, tem toda a razão. E hoje aquela aberração ao serviço dos corruptos, o b. prata, quer a demissão do pres. da fpf e da liga por causa do castigo de JJ. Um parvalhão destes que tem tempo de antena na RTP e a quem nós portugueses pagamos sei lá quanto para dizer umas alarvidades, veio agora se insurgir contra o timming do castigo. Quanto a mim o castigo foi agora porque ainda há quem tenha vergonha na cara dentro da CD.
    Que nosso país está na merda eu sei, mas também sei quem o pôs lá, a trampa da Justiça que temos em Portugal. Se houvesse uma limpeza da cáca desde o relvas à escumalha do futebol, o cheiro era bem diferente e o país voltava a respirar e a olhar para o futuro. Assim com tanta cáca parecemos uma ETAR à espera de começar a trabalhar e inundada de merda até ao nariz.
    É triste, mas é a realidade. Clientelismo é corrupção são os pratos mais servidos em Portugal e com todo o à vontade, pois Justiça nem vê-la; come tudo da mesma pia e nós cá estamos para os encher.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcção: Clientelismo e corrupção...

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!