terça-feira, 11 de setembro de 2012

José Manuel Delgado diz que não vender Hulk e Witsel era gestão danosa



O título da crónica que assinei, neste mesmo espaço, há uma semana rezava «Mercado dura até ao lavar dos cestos». 


Na véspera, depois de A BOLA ter destapado a iminente investida russa (dupla, com Anzhi e Zenit envolvidos), ainda surgiram ténues tentativas de contra-informação que não resistiram à força dos factos. 

O Zenit chegou-se à frente, desembolsou 80 milhões de euros, metade para o Porto, metade para Lisboa (e lá foi preciso dar voz aos russos para desembrulhar contas esquisitas...) e levou o melhor jogador a atuar em Portugal, Hulk, e o mais promissor de todos os benfiquistas, Witsel. 

Vamos ser muito claros. Se dragões ou águias recusassem as verbas propostas deveriam ser acusados de gestão danosa. 

E, se relativamente ao Benfica, o Zenit chegou ao valor da cláusula de rescisão, já no que respeita a Hulk não deixou de pagar um preço altíssimo, que só não teve o impacto que merecia porque andaram a acenar, demagogicamente, com um valor de mercado virtual de Hulk. 

A partir do momento em que o FC Porto não conseguiu transferir João Moutinho para Inglaterra, ficou refém da necessidade de vender Hulk. 

A mais-valia realizada pelos dragões é incrível? 

Provavelmente, não, porque já tinham investido 19 milhões em Hulk... mas há outra mais-valia que foi plenamente realizada, a desportiva. 

Porque Hulk é um daqueles jogadores relativamente aos quais há um antes e um depois... Quem fica em pior situação (estão os dois mais fracos) FC Porto, ou Benfica? 

Os dragões perderam um dos poucos jogadores do mundo capazes de, sem a ajuda da equipa, ganharem um jogo. 

Por isso, é natural que de vez em quando não consigam desatar alguns nós a que Hulk chamaria um figo. 

As águias têm em Matic um bom substituto para Javi García (não têm é alternativa, até janeiro, a Matic...) mas não possuem no planteI nenhum 8 como Witsel, um jogador influente a defender e a atacar. 

Afinal, por essa valência é que custou 40 milhões... 

Logo, Jorge Jesus, para não mexer muito no sistema, deverá regressar aos tempos do 4x1x3x2, chamando Salvio e Enzo para terrenos mais interiores e entregando a batuta a Aimar (ou Martins, ou Bruno César). E quando o adversário for mais exigente, não será de estranhar que, encostando bem as linhas, os encarnados não se resguardem num 4x1x4x1.

-José Manuel Delgado, jornal A Bola, 10 Setembro 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!