terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Polémica com os golos de Cardozo: Afinal quantos marcou o Tacuara em Alvalade?


Herói do derby entre Benfica e Sporting, Óscar «Tacuara» Cardozo está muito perto dos cem golos na liga portuguesa. Um dos problemas, porém, é perceber quão perto está mesmo o paraguaio de igualar um feito que, no campeonato atual, só um jogador alcançou: João Tomás.

O jogo desta segunda-feira, em Alvalade, não só colocou o paraguaio perto de ser um dos 20 melhores marcadores do derby, como o deixou muito próximo de entrar na Elite dos 100: será o 42º jogador a conseguir essa marca no campeonato português. Tem uma ocasião para o conseguir antes do final do ano, o jogo com o Marítimo, sábado.

O ponta de lança do Rio Ave leva 101 golos na liga portuguesa, em toda a carreira. O avançado do Benfica poderá atingir a centena de golos nos próximos jogos. Mas, tal como aconteceu com João Tomás, a contabilidade não vai ser fácil.



Contas no Bonfim e em Alvalade


Ora vejamos: João Tomás tinha 98 golos no campeonato quando pisou o relvado do Bonfim, para defrontar o V. Setúbal. Aos 11 minutos, fez o 1-0 para os de Vila do Conde. No entanto, aos 32, um remate de Del Valle bateu no português e entrou na baliza de Kieszek. Golo de quem?

Mais tarde, o golo seria atribuído a Del Valle e João Tomás só viria a celebrar o golo 100 sete minutos depois, de penalty. Um caso que se pode repetir com Cardozo.

Pela contabilidade do Maisfutebol, o Tacuara tem 97 golos na Liga. Isto porque o nosso jornal atribuiu dois golos ao paraguaio, no derby desta segunda-feira. Ou seja, para o Maisfutebol, o autor do 1-1 é Marcos Rojo, com um golo na própria baliza. Uma ideia seguida pelo O Jogo e pela A Bola.


Aqui é que se complica

Mas há contas diferentes. Desde logo, a Liga. A entidade que rege a competição atribuiu três golos a Cardozo, no derby com o Sporting. Já o Record atribui apenas um: o que o Tacuara apontou de penalty, dando os outros como autogolos de Rojo e Insúa.

A contabilidade tem implicações óbvias no que respeita ao centenário goleador de Cardozo no campeonato. Mas também pode influenciar o prémio de melhor marcador da Liga.

Tendo em conta o passado do camisola 7 do Benfica no campeonato, é bem possível que haja discussão até final.

Cardozo tem estado no pódio dos goleadores desde que chegou a Portugal e já se sagrou por duas vezes melhor marcador da Liga. Em 2009/10, ganhou a Radamel Falcao por um golo. Na época passada, bateu o agora companheiro Lima porque conseguiu os mesmos 20 golos, em menos tempo.

Assim, para o Maisfutebol, Óscar Cardozo tem 97 golos apontados no campeonato, que se dividem do seguinte modo:

2007/08: 13
2008/09: 17
2009/10: 26
2010/11: 12
2011/12: 20
2012/13: 9 

-Noticia retirada do site do Mais Futebol

3 comentários:

  1. Cardozo marcou 3. Onde é que o Rojo ou o Insua tentaram jogar à bola nos lances dos golos? Será que o segundo também não é auto-golo do Boularoz por ter feito o penalti?

    Pelas contas do Record daqui a pouco até as defesas incompletas dos gr serão auto-golos!

    ResponderEliminar
  2. Penso que foi no Barcelona-Bilbau. O Messi chuta sem se saber, com rigor, para onde ia a abola. Até podia ir para a baliza. Só que há um defesa do Bilbau que tenta cortar para fora e a bola entra mesmo. É golo... atribuído a Messi.
    É que Messi é Messi e precisava de bater o Record de Muller.

    ResponderEliminar
  3. Essa do Messi foi em Sevilha no jogo com o Betis

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!