domingo, 16 de dezembro de 2012

Mário Fernando rendido ao "centenário" Óscar Cardozo


Quanto à partida da Luz, aí sim, foi possível constatar, entre outras coisas, que não é "centenário" quem quer, mas quem pode. Falo de Cardozo, obviamente.

De facto, o paraguaio continua a ser um caso desconcertante para muita gente. Por vezes falha aquilo que parece impossível, noutras concretiza o que não parece possível. Frente ao Marítimo a história repetiu-se, porque, depois de dois desperdícios incompreensíveis, Cardozo respondeu com um hat-trick e entrou no clube restrito dos que atingiram a barreira dos cem golos no campeonato. A verdade é que arranjou um lugar na história dos goleadores em Portugal.

Depois, há o jogo. Arranque pressionante do Benfica, uma vez mais com o corredor esquerdo (Ola John) a dar cartas, oportunidades criadas e falhadas (além de Cardozo, podem juntar Salvio e Lima) e o Marítimo a responder com um golo, num lance de bola parada (e Rodrigo António ligeiramente adiantado no momento em que o livre é marcado). A exceção numa partida em que, do ponto de vista ofensivo, os madeirenses pouco mostraram, até porque o meio-campo encarnado, com Matic à cabeça, não lhes deixou grande manobra.

A reação do Benfica à desvantagem era inevitável (ainda deu para o empate antes do intervalo), embora no início da segunda parte as dificuldades tenham sido maiores, não apenas pela disciplina dos madeirenses, mas também por alguma falta de sentido prático dos homens da Luz. Até que veio o penálti e a expulsão de Roberge (mais um contributo para eternizar a discussão sobre o mão-na-bola e o bola-na-mão, que uns assinalam e outros não), abrindo-se o caminho para uma meia-hora final demolidora da equipa encarnada, com os valores individuais a ditarem leis e a acentuarem o desnível qualitativo entre as duas formações.

Este Benfica, que vai tentar gerir os três pontos de vantagem sobre o FC Porto até ao clássico da Luz, pode não ser o melhor de sempre de Jorge Jesus (o que foi campeão tinha Di Maria, David Luiz e Ramires), mas é seguramente o mais forte desde essa altura. Falta saber do que será capaz até final da temporada.

-Mario Fernando, blog Jogo Jogado

1 comentário:

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!