quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

António Tadeia diz que falta exigência permanente ao Benfica



Diz Jorge Jesus que ao Benfica só faltou a vitória em Barcelona para a noite ser perfeita. É uma forma de moralizar o balneário, de chamar para os jogadores o apoio dos adeptos e preparar batalhas futuras, mas não é totalmente verdade. 


O Benfica fez uma exibição interessante no Camp Nou, mesmo tendo em conta que pela frente tinha uma equipa sem nove ou dez titulares, consoante o estatuto que queiramos dar a Puyol e David Villa, mas falhou noutros aspetos. 

Falhou na concretização durante a primeira parte, quando foi claramente superior ao Barça, e falhou na capacidade para estender o nível do seu jogo para o segundo tempo, quando já lhe faltou o fôlego ou mais provavelmente a concentração para manter a exigência do seu futebol durante 90 minutos.

Via-se que este Barcelona tinha a mesma ideia de jogo de sempre mas executantes menos habilitados a pô-la em prática. Lendo a folha com o onze inicial do adversário, Jesus fez uma boa escolha: equipa curta, com setores juntos, defesa alta, a fazer fora-de-jogo sempre que possível, e pressão sobre o portador da bola, seguramente não tão capacitado para a evitar como estaria qualquer membro do onze de gala blaugrana. 

Isso valeu ao Benfica uma primeira parte de bom nível, com duas ou três situações de golo claríssimas, como o “três-para-zero” que Rodrigo desperdiçou chutando ao lado ou a bola que Lima enviou ao poste da baliza de Pinto.

O problema é que este futebol é demasiado exigente, mais ainda para uma equipa que não está habituada a ter de o por em prática. Seja porque no segundo tempo lhe faltou pulmão ou mais provavelmente porque a concentração competitiva dificilmente se mantém durante 90 minutos, o Benfica teve muito mais dificuldades na segunda parte. 

E nem um adversário reduzido a dez por lesão de Messi, foi capaz de empurrar os encarnados para a transcendência, para fazer mais do que merecer os parabéns do seu próprio treinador. 

É que a este Benfica continua a faltar uma coisa que muito dificilmente os grandes de Portugal conseguem a jogar na nossa Liga: exigência permanente.

O que vale é que na Liga Europa isso já não vai fazer-lhe tanta falta.

-António Tadeia, Facebook, 6 Dezembro 2012

1 comentário:

  1. concordo plenamente a segunda parte foi uma merda e faltou pulmao , concentraçao e inteligencia para continuar a criar situaçoes de golo e marcar mesmo e so de me lembrar como se falharam alguns golos , enfim , e que dizer daquele moço que tem a alcunha de chuta chuta ?= epa este moço que comece a comer menos e a correr mais porque ja nem pra chutar serve .

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!