sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nuno Farinha põe os pontos nos is: Nomeação de Pedro Proença é desprovida de bom senso



O melhor árbitro do Mundo nomeado para o jogo que vai decidir o campeonato parece, à partida, uma decisão normal. Deveria ser assim, mas não é. Porque o melhor do árbitro do Mundo acumula um histórico pavoroso em clássicos entre FC Porto e Benfica. Pedro Proença não teve apenas influência direta em dois jogos recentes entre dragões e águias. Foi mais do que isso.

Foram duas decisões erradas em dois duelos que tiveram impacto decisivo no desfecho dos respetivos campeonatos, ambos a favor do FC Porto. Um deles em 2008/09 e o outro em 2011/12. O primeiro é ainda hoje lembrado como o jogo do falso penálti de Lisandro. O segundo foi aquele em que Maicon marcou o golo da vitória, aos 86 minutos, em posição irregular. Erro já admitido pelo assistente do árbitro (Ricardo Santos).

Pedro Proença escolhido para o clássico mais importante dos últimos anos – e se calhar de sempre – é uma decisão natural. Só que é igualmente uma medida desprovida de bom senso. Sabe-se há muitos anos que Proença é adepto do Benfica, mas a relação entre ele e os responsáveis do clube anda muito perto da raiva. Não adianta escondê-lo: essa antipatia bilateral percebe-se facilmente em qualquer referência que Luís Filipe Vieira faz ao árbitro e vice-versa.

Proença apitou apenas um jogo do Benfica esta temporada. Foi na Madeira, frente ao Nacional: 2-2. Expulsou Cardozo (bem), mas o paraguaio puxou-lhe a camisola e... Proença perdeu a cabeça. Poucos minutos depois mostrou um vermelho a Matic absolutamente injustificado. E até hoje não voltou a dirigir qualquer desafio do Benfica. Ficou guardado para este superclássico. O quinto que vai apitar. Até hoje, nem uma vitória dos encarnados.

Para que não restem dúvidas: Proença errou em prejuízo das águias em momentos importantes das últimas Ligas, mas não é aí que assenta o poder hegemónico dos dragões no milénio: 8 títulos em 13 anos. Por muito que custe ao Benfica e aos seus adeptos, o FC Porto ganhou mais vezes porque foi melhor na maior parte dos casos.


-Nuno Farinha, jornal Record

15 comentários:

  1. Se calhar por ser o melhor arbitro do mundo o benfica não ganha... porque com capelas ganha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes capelas do que casas de putas

      Eliminar
    2. OHH tripeiro filho duma puta a tua velha ainda se esconde dentro das arcas frigoríficas das casas de alterne do Reinaldo????

      Eliminar
  2. E se fizesses como a mulher do macaco e levasses no cu forte e feio "anonimo" de 10 de Maio de 2013 às 11:01 ?!


    Clube mais corrupto e porco. Desde os anos 80 tem sido um fartote.

    - Tráfico de influências avassalador que começa nas divisões secundárias
    - Chantagens sobre os arbitros através de filmagens nas casas do reinaldo
    - Doping em barda tendo como figura chave o domingos gomes (um dos que controla a uefa)
    - Empresários de futebol que tiveram como "fundador" pinto da costa
    - Espionagem industrial e algumas de uma forma tão vil que assusta o comum dos mortais
    - Ameaças físicas e de morte a quem lhes interessa
    - Antonio Garrido como figura principal nos arbitros
    - E depois o que dizer de martins dos santos, calheiros, soares dias, donato ramos, fortunato azevedo e proença só para citar alguns?
    - Controlo de grande parte dos mass media.


    Clube reconhecido internacionalmente como corrupto. E eu já tive oportunidade de verificar isso em Inglaterra e Italia. Um clube podre que para meu expanto já não surpreendiam alguns estrangeiros.


    É absolutamente inqualificável a esponja que se tenta passar sobre o que se vivenciou nos ultimos 30 anos. Os putos de agora e a internet que só neste milénio ganhou força haviam de ser sodomizados por defenderem de forma cega esses filhos da puta.


    Só mais uma coisa Toni do caralho. Não sabias que o Capela chegou ao topo pq o braço direito do velho corrupto, ex presidente do conselho de arbitragem, pinto de sousa assim o quis?! Ouve as escutas filho da PUTA! E sabes que mais?! Eles chegavam lá pq eles queriam!

    Es mais um do xistrema. Desse não falas. Havias de morrer cabrão.

    ResponderEliminar
  3. Seja qual for o árbitro a apitar o jogo... já se sabe qual o resultado que vai ter...

    ResponderEliminar
  4. Só devia morrer se fosse lampião.... Aliás eu nao devia eu matava-me... eu sei que andas revoltado que é sempre a mesma história todos os anos... "é este ano que vamos ser campeões" mas chega ao fim e .... coitados.... sois um circo...clube de favela que dizem que são 6.000.000 mas já não limpam a base de dados aos anos... Eu sei que andas revoltado porque nunca viste o teu clube a ganhar nada... ou ves de 5 em 5 ou 3 em 3 anos... por falar em 5... também foi o sistema a actuar nesse jogo nao foi???? este ultimo jogo com o estoril também foi o sistema nao foi???? contra o sporting voces foram roubadissimos nao foi???? no jogo com o porto na luz(esta epoca) voces também foram roubados nao foram????? contra o braga idem???? sois uns coitadinhos que toda a gente vos rouba :( :( :( :(... por falar em escutas... deixo-te aqui um link : http://www.publico.pt/noticia/apito-dourado-escutas-apanharam-luis-filipe-vieira-a-escolher-arbitros-para-o-benfica-1269576 . Só pro caso de seres tapado, psico dessa cabeça que nem futebol sabes ver... e vesse o clube que são e os adeptos que são que desejam a morte a outras pessoas... sois pequeninos... sois uma miscoidade na nossa sociedade... sois convencidos... a critarem campeões no estádio quando os BI-CAMPEÕES ESTÃO NO NORTE... a festejarem o título na Madeira e depois PIMBA MAMA DO ESTORIL... Até te digo mais tenho mais medo ao Paços que ao Benfica que voces já nem das pernas nem do psicológico aguentam... Falas de ameaças de morte???? deixo-te aqui mais uns links... http://expresso.sapo.pt/apanhado-autor-do-ivery-lighti-que-matou-adepto-sportinguista=f632818 . http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=960542 . http://www.ojogo.pt/Futebol/2a_liga/interior.aspx?content_id=3208567 . Depois nós é que somos os porcos??? nós é que incentivamos a violência???? tenho um comentario pra ti... TRATA-TE que isso está mau, essa cabecinha já nao aguenta mais presão, humilhação e vergonha... tas a ver o teu magnifico estádio??? eu estive lá sabes a cantar o que? CAMPEÕES NA LUZ ALLEZ... APAGUEM AS LUZES... TU VAIS ACORDAR E FICAR OUVIR O PORTO A CANTAR O PINTO DA COSTA A RIR, TU VAIS É FICAR COM UM GRANDE MELÃO, BATER NA MULHER NA SOGRA E NO CÃO E NOS TEUS LENÇÓIS E COLCHA DE LÃ TU NÃO VAIS QUERER SAIR AMANHA DE MANHA... queres falar no ultimo titulo que ganharam? que ate teve interveçao do PGR benfiquista ferrenho???? que foi a vergonha do túnel???? que um jogador fica irradiado 19 jogos quando no fim que já nao dava para fazer nada, ah afinal só tinha que ficar de fora 4 jogos LOOOOL tudo porque???? nem fale a pena resposta pois nao????? e mesmo assim chegaram ao dragão com aspiraçoes de serem lá campeões e o que aconteceu??? mais 3 fogo... que melão o vosso... tenho amigos meus que este ano já mudaram de clube ou já nem ligam ao futebol passados 30 anos porque estao fartos da mesma conversa ano após ano... e chegam ao fim e É SEMPRE A MESMA COISA....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OHH tripeiro filho duma puta a tua velha ainda se esconde dentro das arcas frigoríficas das casas de alterne do Reinaldo????

      Eliminar
  5. Anónimo10 de Maio de 2013 à0 11:01

    Ver adeptos do FCP que, para voçês, tudo vale e que não aceitam que o vosso clube é corrupto, Apito Dourado, e que ganha como ganha.
    Digam lá se o Vitor Pereira (o vosso grande treinador) fora do FCP ganhava alguma coisa? É tão mau treinador que a vitória do campeonato do ano passado provou como todo o futebol profissional em Portugal é controlado pelo vosso clube.
    Voçês nos últimos 30 anos só ganharam por controlarem o sistema. Exemplo disso foram os treinadores que tiveram, muito maus, e ganharam o que ganharam. Só 3 treinadores que passaram pelo FCP é que tiveram sucesso depois de lá passarem: Artur Jorge, Bobby Robson e José Mourinho. Expliquem-me esta "curiosidade"! Ivic, Carlos Alberto, António Oliveira, Victor Fernández, Co Adriaanse, Jesualdo Ferreira e Vilas Boas, são exemplos de treinadores que passaram pelo FCP quando este estava no auge e depois de sairem "desapareceram".
    Paulo Autori, Artur Jorge, Souness, Fernando Santos, Ivic são exemplos de fracasso no SLB, mas no periodo mais negro do meu clube.
    Se formos mais fundo, houve mais jogadores que passaram pelo FCP que não atingiram o mesmo sucesso depois de sairem do que os que fizeram oposto no auge das suas capacidades. O que foi feito do Emerson (contratado ao Belenenses e que no FCP corria e jogava muito)? O Domingos no Tenerife foi uma nulidade! O Jorge Andrade "arrebentou" no Corunha! O Secretário no Real Madrid é o pior jogador da história do clube! O Lula, defesa central, onde anda e onde foi depois de ser considerado um grande central cá em Portugal? Expliquem-me esta "curiosidade"!
    O SLB tem muitos mais exemplos de jogadores de merda que por lá passaram, mas no tal periodo negro do clube, porque fora disso teve muitos mais que triunfaram lá fora que o contrário. E assim de cabeça, jogadores que são exemplo disso mesmo (fracasso), só me lembro do Chalana e do Manniche.
    Mas atenção que alguns que sairam do FCP atingiram sucesso: F. Couto, V. Baía, R. Carvalho, P. Ferreira, Futre, Deco, B. Alves.
    Muito podia falar aqui mas não vale a pena porque voçês, adeptos do FCP, estão cegos com o sucesso, (sujinho, sujinho), e não argumentam só acusam com provas vendidas pelo Pinto da Costa, ex: SLB ter sido o clube do regime Salazarista quando as provas concretas mostram que o SLB teve sucesso no periodo de menos fulgor do regime (1961-1974) ao contrário do FCP e SCP que ganhavam e construiam patrimonio ás custas dos contribuintes no melhor periodo do regime (1926-1960)! Em democracia, antes do FCP sujar os campeonatos (anos 90) o SLB continuou a ganhar como antes e foi a finais europeias! Expliquem-me isto!
    E digo antes dos anos 90, porque nessa década o FCP juntou-se aos viscondes submissos e conseguiram "afastar" o SLB das conquistas.
    Qualquer coisa podem sempre vir aqui falar algo que contradiga o que falei, mas com argumentação plausivel e sem ideias formadas pela cabeça de outros.
    Obrigado e...
    VIVA AO BENFICA!

    ResponderEliminar
  6. Se não fossem os vossos dois guarda redes em campo já estavamos a cagar na vossa cabeça á muito tempo!

    ResponderEliminar
  7. Acho muito engraçado anonimo tripeiro de merda se fosses do GLORIOSO matavas-te mas gostas de andar aqui a ver os blogs do GLORIOSO. MATA-TE

    ResponderEliminar
  8. RECORD E BOLA, POR FAVOR CONTINUEM A DIZER ASNEIRAS QUE É COM ISSO QUE NOS GANHAMOS ANIMO PARA CONTINUAR A GANHAR.

    Sois tão miseráveis !!

    Uma pergunta, porque é que só aparecem as escutas do Porto? Outra pergunta, identifiquem um jogo em que o Porto tenha sido benefeciado desses que estão nas escutas ? Outra pergunta, sabem que titulos internacionais o porto ganhou nesses anos?

    SOIS MISERAVEIS

    NUNO FARIA, não me surpreendeste porque as tuas postas na televisão são prova da tua cor. Desejo que sejas atropelado por um camião devagarinho.

    ResponderEliminar
  9. Parece-me que o Nuno Farinha não acredita no Apito Dourado. Quer negar as evidências.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo10 de Maio de 2013 à0 22:49

    Não sei se és parvo ou atrasado mental mesmo, já ficou provado os jogos em que o teu clube de merda foi beneficiado e o SLB prejudicado. Escuta melhor e não só o que o teu presidente de merda te diz.
    Quanto aos titulos internacionais, meu palhaço, não achas estranho terem sido em dois snos, atenção, DOIS ANOS, em que as competições europeias foram façeis demais (Mónaco?! e o fora de jogo que não há do Manchester United?!). Em 1987 também apanharam adversários que nunca ninguém tinha ouvido falar e nem depois se ouviu, mas isso é só a ponta do iceberg que é a corrupção do teu clube de merda!
    Voçês é que são miseraveis ao virem para aqui falar, e já agora não consegue esclarecer as minhas dúvidas, no "artigo", escrito por mim? É que gostava mesmo de "ouvir" algo que seja da vossa cabeça e não a do vosso presidente. Mas é dificil pensar por voçês mesmo, são como os cães, só ladram quando o dono o diz para fazer.

    VIVA O BENFICA!

    ResponderEliminar
  11. Proenca poe os pontos nos Is e o SLB nos jotas....de Javardos...RESERBADO mas espera-se q tivessem pago adiantado : )

    ResponderEliminar
  12. Mas alguem liga a este doente do Barça?

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!