segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Vitor Serpa: Este Dragão já não deita fogo... nem fumo


Há uma questão mental nesta equipa do FC Porto. Sem razão aparente, os jogadores desacreditam, desmotivam-se, desorganizam-se, arrasam uma cultura de vitória que tinha décadas. Quem vê de fora não consegue compreender. É certo que o FC Porto perdeu jogadores fundamentais. É óbvio que nunca ninguém pode ganhar sempre e para sempre, mas não se entende a mudança de paradigma de filosofia de jogo. Este FC Porto perdeu e perdeu muito bem em Coimbra. Pode queixar-se de uma bola no poste (a grande e verdadeira oportunidade de golo) de uma bola bem mais fortuita na barra e de um penalty não concretizado, mas em lance que o árbitro gentilmente concedeu. Tudo na segunda parte, quando a Académica tentava acreditar no impossível. Porque, na primeira parte, o FC Porto foi nulo, indolente, ineficaz, inócuo.

Alguma coisa de verdadeiramente grave se passa no Dragão. Não adianta especular, mas este FC Porto já não é só a saudade de James e de Moutinho, de Falcao e de Hulk. Este é um dragão quase inofensivo que da boca já não deita fumo, quanto mais fogo.

Sete pontos(!) perderam os portistas nos últimos três jogos. Isso significa que não apenas ajudaram a recolocar o Benfica e o Sporting na corrida do título como correm sérios riscos de perder hoje a liderança no campeonato. Para os dois grandes de Lisboa, os jogos de hoje passam a ter, necessariamente, uma motivação diferente. 

A ideia de que estão a uma vitória do primeiro lugar não deixará de comandar os espíritos. Do Benfica porque, necessariamente, se assume como candidato; do Sporting, porque a fé na conquista do campeonato faz-nos lembrar o que os espanhóis dizem das bruxas: «não acreditamos em bruxas, mas lá que elas existem, lá isso existem!»
O futebol e o campeonato têm tudo a ganhar com estas surpresas. O FC Porto é que não. Uma dúvida decisiva: Paulo Fonseca aguenta-se? 

- Vítor Serpa, jornal A Bola, 1 de Dezembro de 2013

13 comentários:

  1. A amarelinha está a incubar.

    ResponderEliminar
  2. O fcp não deita fogo mas o Capela e o arbitro do proximo fcp x Braga que deve ser o Jorge Sousa...

    ResponderEliminar
  3. È quase caso pra dizer,se o benfica não é campeão contra este porto podem se deitar ao lixo..mas ja diziam isso do porto do vitor pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porto de Vitor Pereira ou Paulo Fonseca não existe. Existe apenas o Porto que com equipas mediocres soma pontos atrás de pontos dados pela arbitragem. A diferença é que este ano eles estão tão fracos que nem isso aproveitam.

      Eliminar
  4. PROENçA PRECISA«SE !!!

    alguem que salve o moribundo futebol corrupto proença

    ResponderEliminar
  5. O Capela bem tentou, sonegou um penalty verdadeiro à Académica e inventou um para os corruptos empatarem. Agora o homem tem lá culpa que já nem com penalties inventados os corruptos consigam marcar. Proença ou Sousa para Braga é limpinho e com penalties até uma entrar...

    Tomás Pizarro

    ResponderEliminar
  6. O fogo (fruta) foi posto. Mas não acendeu porque o viagra está a falhar.

    Nem com penaltis apitados ao contrario já lá vão.

    Tadinha da nandinha.

    ResponderEliminar
  7. Na próxima vez metam o escarrador antes da hora combinada para o penalty da praxe que o marcador de serviço de penalties inventados marca logo à 1ª.
    O Capela comentou no fim do jogo que com mais fruta haveria mais penalties, mas como só houve fruta para um penalty roubado e outro inventado não podia fazer melhor.

    Rammstein

    ResponderEliminar
  8. Fumo até houve... É ver os porkos a guinchar em toda a CS com o cu a arder e a ver os seus tachos cada vez mais à mingua. Com menos combustível, leia-se fruta, o motor custa mais a pegar.

    ResponderEliminar
  9. as bruxas aqui são os apitadeiros alternadeiros. Mais uma vez se prova que é quase impossível o fcp perder. Os árbitros não deixam, Este ano já tinha acontecido no drgão com o penalty oferecido pelo proença . Houve mais desde entaõ e em coimbra tivemos a prova do que digo. Só faltou mandar repetir o penalty como o fez o elmano contra o setubal há uns anos atras.

    ResponderEliminar
  10. Os benfiquistas são muita burros,não aprendem mesmo, ide fiando que o porto esta fraco esta fraco que depois no fim pode ser que aconteça o que acontece sempre, nunca fiando meus amigos..sempre um olho no burro e outro no cigano

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!