terça-feira, 3 de dezembro de 2013

José Manuel Delgado sarcástico sobre a crise portista: Não basta soltar os Super Dragões contra os jogadores


Na vã tentativa de tapar o sol com uma peneira, os responsáveis do FC Porto optaram, de algum tempo a esta parte, por um discurso sem aderência à realidade, onde exibições manifestamente medíocres eram apresentadas como grandes momentos de futebol, aqui e ali traídos pela ineficácia atacante. 

Como Abraham Lincoln disse um dia «é possível enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas é impossível enganar todas as pessoas o tempo todo», ou seja, a verdade é como o azeite e não há cosmética que dure sempre. E a verdade, neste caso, é que o FC Porto encaixou 70 milhões de euros com as vendas de James e Moutinho e não foi feliz na forma como operou a substituição destes dois talentosos jogadores. 

Ao mesmo tempo apostou num jovem treinador, que esteve em grande na temporada passada, e agora está a lançá-lo às feras, chutando para cima dele (se não por ação, por omissão) todas as culpas do mundo, numa estratégia nada solidária e, convenhamos, pouco vista no clube nos últimos anos. 

Se puxarmos um pouco atrás o filme, encontramos um comportamento comparável no fim do consulado de Octávio Machado, quando as conversas com José Mourinho já iam adiantadas.

O FC Porto vive num contexto especial, onde os sinais de fim de ciclo são evidentes e a sensação que dá é a de que Paulo Fonseca foi apanhado no fogo cruzado de uma guerra que não é sua mas de que pode vir a ser a principal vítima.

Os dragões têm a continuidade na Liga dos Campeões em risco (duas derrotas e um empate em casa!!!) e perderam sete pontos dos últimos nove que disputaram na Liga Zon Sagres, o que configura um cenário absolutamente atípico. É certo que falta muito campeonato - ainda agora se entrou no segundo terço - pelo que quaisquer conclusões absolutas seriam, no mínimo, disparatadas. 

Mas ninguém negará que o FC Porto começou bem e depois disso tem sido sempre a baixar; que o Benfica, ao contrário, começou mal e depois tem sido sempre a subir; e que o Sporting tem ganho confiança e consistência, sendo, digam o que disserem, candidato ao título. 

Esta é a dinâmica dos da frente, sendo que se aguarda com expectativa a fórmula portista para debelar a crise. Porque creio que não baste soltar os Super Dragões contra os jogadores para dar a volta ao texto. 

O próximo jogo do FC Porto, contra um SC Braga que começa a aproximar-se do que dele se espera, dirá do andamento da carruagem. Para já uma coisa é irrefutável: a estratégia de faz de conta, de que tudo corre bem e só faltam os golos, esgotou-se, depois de consumir boa parte da margem de manobra de Paulo Fonseca. A não ser que a estratégia fosse mesmo essa, a de transformar o treinador no bode capaz de expiar todos os pecados e pecadilhos do complexo universo portista...

-José Manuel Delgado, jornal A Bola

16 comentários:

  1. Mas o que se pretende para além de melhores jogos ou uma melhor opção de treino u treinador ,é mostrar à comunicação social e arbitragem que nos jogos do Porto tem que ter medo são as chamada técnicas de manipulação que normalmente resultam numa sociedade corrupta.

    ResponderEliminar
  2. claro que não basta... até porque há clausula de rescisão e nova colocação para o Fomeca.

    A fruta aumentou de preço e a troika não ajuda na reforma.

    ResponderEliminar
  3. E que tal tentar ser mais profissional e menos faccioso? A treta do fim de ciclo já vem desde o século passado e é o que se tem visto. Como se pode falar de fim de ciclo de uma equipa que é tricampea nacional?! A sua mesquinhez e falta de rigor enoja-me. Mas nem tudo é mau, enquanto houver nojentos como você, o Porto irá buscar forças Onde for preciso para vos ver tristes, porque afinal é esse o vosso destino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como vêm a manipulação é este tipo de comentários.

      Eliminar
    2. O anónimo deve pensar que vive os país das maravilhas onde é proibido falar mal do fcp. Depois de uma prestação desastrosa na europa e de pela primeira vez em mais de 20 anos estar atrás de ambos Sporting e Benfica devemos continuar a defender que está tudo bem, que o Fonseca e a direcção têm feito um grande trabalho, etc LOLOLOL

      Para ser sincero Deus queira que seja assim. Por mim que não acabe esse ciclo. ahahahhaha mas que comentário carregado em tão ódio e repleto de vingança e a desejar tudo de mau ao jornalista José Manuel Delgado.
      Em relação ao destino do clube do anónimo se calhar é o destino de Portugal, outrora os donos do mundo e agora a rastejar pelas ruas da amargura sem luz ao fundo do túnel8

      Eliminar
  4. Inicialmente pensei que estes tristes corruptos estavam completamente desesperados por utilizarem este tipo de acções previamente combinadas, em que já ninguém acredita.
    Quando aparecem ainda alguns coitaditos como o das 13:55 a evidenciar que de facto somos um povo com índices médios em termos de inteligência, verticalidade, cultura, cidadania, educação, etc. muito abaixo daquilo que era suposto em Países civilizados.
    Por incrível que pareça, ainda existem algumas criaturas a defender estes corruptos, e a pensar que conquistaram honestamente de facto, os troféus que foram comprados...

    ResponderEliminar
  5. Se por cada penalty a favor é uma puta, o Capela até fez um desconto ao fechar os olhos ao penalty a favor da Académica. O problema é que era necessário um 2º penalty, ou a repetição do 1º, mas o peidoso senil como não pagou para os azares, ficaram os corruptos a arder.
    As putas são caras e os prejuízos são mais que muitos para as bandas de Contumil.

    Black Hazard

    ResponderEliminar
  6. Essas esperas da claque ao próprio autocarro não tem como objetivo mandar embora o treinador apesar de todos vermos que quem lá treina é tudo menos o Fonseca,ou tem o objetivo de colocar a equipa a jogar mais ou melhor pois sem ovos não há omeletes,estas manifestações comuns neste clube visam outros interesses,colocar pressão noutras organizações tanto financeiras como decisórias...assim como exemplo um maior investimento do Amorim e um sentimento de compaixão da já conspurcada arbitragem.
    Esperem dias difíceis pois o polvo vai abrir os tentáculos coisa que iremos denunciar em tudo o que for blog já que comunicação social isenta à muito que deixou de existir em Portugal.

    ResponderEliminar
  7. Este artigo também não é sobre o Benfica...

    ResponderEliminar
  8. O benfica este ano não esta a jogar para ser campeão mas sim a jogar para evitar que o porto seja novamente tetra campeão em 9 anos.

    O Benfica do lis flop bieira e do jjoelhos ganhou um campeonatozeco á rasca em 2010 e mesmo assim teve uma opurtunidade historica de ser campeão no dragão,mas falhou,e acabou o jogo a jogar contra 9.

    No ano seguinte a situação inverteu se e quem teve opurtunidade de ser campeão na luz foi o porto,mas esses não falharam. 15 dias depois o porto veio novamente á luz dar uma reviravolta de 2 0 pra taça de portugal e o nosso estadio ficou conhecido como o salão de festas.
    Nesse mesmo ano ficamos á maior distancia de sempre do primeiro lugar, e o porto ganhou a taça uefa que podia ter sido disputada com o benfica,caso este não tivese sido eliminado pelo braga,quando tambem tinha uma vantagem de 2 1.

    Ano seguinte, benfica tem 5 pontos de vantagem a 2 jornadas de enfrentar o porto em casa,deixa se perder,e depois no jogo do titulo na luz,deixa se perder novamente,mais uma vez,

    Ano seguinte,benfica tem 4 pontos de vantagem a 1 jornada de puder novamente fazer historia e ser campeão no dragão ,deixa se perder novamente,e depois vai desta vez ao dragão,servir de bombo da festa.

    benfica não ganha uma taça de portugal á 10 anos, tem sido eliminado por varzins,leixões,maritimos,guimarães etc,

    Perante tudo isto,e mais algumas somadas,o chulo do JJoelhos ainda se acha no direito de vir chantagear o clube para ser dos homens mais bem pagos de Portugal,e o presidente como ainda é pior que ele,aceita, e os adeptos como são piores que eles os 2 juntos,aceitam e batem palmas.

    Agora pergunto eu...Isto é o Benfica?? Se isto é o Benfica,eu quero é que o Benfica se foda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha lá ó Peido da Costa, vai pró caralho!

      Eliminar
    2. ruizeco essa bunda não tem fundo?

      Eliminar
  9. Os gajos depois falam e tem razão, basta o porto perder 1 ou 2 jogos e ja se fala em fim de ciclo..dão um ar de desesperados que no fundo é isso que são
    Nos ultimos 3 anos ganharam 3 campeonatos e uma taça uefa,grande fim de ciclo,enfim coitado do benfica e dos benfiquistas,quem o viu e quem os ve

    ResponderEliminar
  10. Gostava que o JM Delgado falasse sobre o assaltante da FPF, agora apanhado, e sobre a noticia divulgada sobre o caso.

    ResponderEliminar
  11. Mas estas bestas do SLBOSTA so sabem falar do FCP ? QUE GENTE TAO BURRA! No fim ja sabem que acontece, o FCP ganha nem que seja no minuto 92! BURROS PA!

    ResponderEliminar
  12. Este gajo deve comer merda às colheres! Pena que a equipa fantástica, dos golos bonitos e do 11 brutal tenha perdido tudo numa semana! Ganhar tanto como o Gil Vicente ou o Estoril deve ser o sonho de qualquer adepto! :)

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!