sábado, 14 de dezembro de 2013

José Manuel Delgado: Benfica perde de goleada para o Sporting na coragem de apostar nos jovens da formação


Luís Filipe Vieira percebeu os desafios do futuro e apostou fortíssimo no Futebol Caixa Campus do Seixal, infraestrutura que colocou o Benfica no caminho certo como potência formadora no contexto do futebol nacional. 

Graças a esta decisão estrutural, os encarnados, a pouco e pouco, aproximaram-se do Sporting, a quem chegam a superar, hoje em dia, em vários capítulos, nomeadamente nos títulos da formação e no número de internacionais em cada escalão. Porém, perdem de goleada para os leões num outro aspeto: o da coragem de apostar nos jovens da casa. 

Poder-se-á dizer que a recente crise do Sporting acelerou o crescimento de alguns jogadores, com o caso mais flagrante a ser o de William Carvalho; mas outros momentos houve, sem crise de qualquer espécie, em que Quaresma, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo, Rui Patrício, Moutinho ou Veloso foram lançados. Ou seja, o clube de Alvalade, talvez por ter começado mais cedo nesta prática, assume com a naturalidade o que ainda falta ao grémio da Luz, a aposta na produção própria.

O Benfica, neste momento, tem excelentes jogadores jovens, que pedem uma oportunidade séria. Ivan Cavaleiro é um deles, João Cancelo, outro, e Bernardo Silva, que acaba de renovar contrato até 2019, é visto pela generalidade dos observadores como a mais séria revelação encarnada desde Rui Costa. Porém, se continuar a marcar passo na equipa B, se as portas da turma principal se mantiverem fechadas, atrasará a evolução que se lhe antevê.

Seguramente, com o caminho que o País leva, a aposta na formação é o único caminho viável para manter bons níveis de competitividade. Mas não vale a pena ter formação se o objetivo for o de vencer títulos. Porque o mais importante é ganhar jogadores. 

- José Manuel Delgado, jornal A Bola, 13 de Dezembro de 2013

3 comentários:

  1. Anda toda a gente com "ejaculação precoce" por causa dos miúdos do Seixal. Atirar os miúdos para fogueira, para a equipa A, especialmente quando temos melhores alternativas no plantel A e esperar que eles façam o que outros jogadores mais velhos e mais experientes não conseguem não é boa ideia. O caso do Cavaleiro é flagrante, gosto do miúdo, tem vontade e motivação mas só isso não chega. Quando o Salvio chegar, que venha depressa, vai para os B onde é melhor continuar a jogar mais vezes do que ser suplente nos A.
    Comparar com o Sporting que o faz por necessidade não é inteligente. Eles descobriram o William Carvalho e nós o André Almeida, o André Gomes e o Cavaleiro. Quantos do Sporting têm lugar na equipa A do Benfica?



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai de certeza chegar o momento de os miudos serem atirados para a fogueira,isso sera inevitavel e nao tem nada a ver com ejaculacao precoce.
      Tem sim a haver com um clube deste dimensao que simplesmente nao reflete o que deveria ser a formacao de jogadores jovens dum clube como o benfica.
      Esperava-se mais...

      Eliminar
  2. Jorge jesus fica doente so de pensar miudos da formacao !! Prefer qualquer sul americano com musculo e experiencia.
    JJ so quer resultado curto prazo e nem todos os miudos dao essa garantia.
    Por isso o JJ Jamais vai apostar na formacao !!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!