quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

José António Saraiva: Jesus renasceu das cinzas e Paulo Fonseca parece moribundo


Esta jornada da Liga assistiu a duas ressurreições, a uma semirreconciliação, a uma confirmação e à preparação de um funeral. As ressurreições foram de Lima e de Rodrigo, a semirreconciliação foi dos adeptos do Benfica com Jesus, a confirmação foi o Sporting e a preparação do funeral envolveu Paulo Fonseca.

Lima marcou dois grandes golos, um deles num livre direto portentoso, o que levanta uma dúvida: por que não marca mais vezes esses livres? Quanto a Rodrigo, o golo em Vila do Conde (depois de outro em Bruxelas) é um raio de esperança após o apagão iniciado em S. Petersburgo.

As duas vitórias do Benfica também contribuíram para a reaproximação entre os adeptos e Jorge Jesus. Olhado com desconfiança desde o final infeliz da época passada, Jesus tornou-se no domingo o melhor técnico da história do clube - excetuando o mítico Janos Biri - com 160 vitórias em 233 jogos. A seguir vem Eriksson, com 159 êxitos nos mesmos jogos. E Jesus tem enfrentado uma época dificílima, pois não consegue manter a mesma equipa (e o mesmo modelo) de um jogo para outro. 

Quando as coisas parecem estabilizar, lá vêm mais umas lesões que estragam tudo. Cardozo, Salvio, Siqueira, Sílvio, Enzo, Gaitán, Amorim, Markovic, Sulejmani, Fejsa - todos já se lesionaram esta época com alguma (ou muita) gravidade. É de mais!

De qualquer modo, penso que o modelo ensaiado nos últimos jogos, com três jogadores no meio-campo (Matic, Enzo e um terceiro - seja Fejsa, Amorim ou um dos Andrés), torna a equipa muito mais equilibrada, aumentando as hipóteses de ser campeã. Quanto a Paulo Fonseca, não tem tido sorte. Mas desceu tão baixo na cotação dos adeptos portistas que estes já começaram a preparar-lhe o enterro. Se Jesus renasceu das cinzas, Fonseca parece moribundo. Mas, no futebol, as mortes e as ressurreições são muitas vezes temporárias.

O Sporting voltou a mostrar que é a melhor equipa, a mais estável, a mais agressiva, a mais confiante, e goleou com naturalidade a grande desilusão desta época, o Paços de Ferreira.

Depois de um período longo de hegemonia do Porto, seria interessante ver um campeonato disputado a dois entre o Benfica e o Sporting. Reviver-se-iam velhos tempos. 

- José António Saraiva, jornal Record, 4 de Dezembro de 2013

30 comentários:

  1. Agora a realidade das coisas,a verdadeira realidade que muitos insistem em não querer ver com medo que as suas ilusões caiam por terra é que esse dupla vieira presidente é um fracasso total e absoluto.

    Um fracasso redondo,a questão para mim ja nem é ganhar os titulos, ja nem quero saber de titulos eu ja so queria não ter passado pelo que passei, passei as maiores vergonhas e derrotas de toda a minha vida com esses 2 á frente do clube.

    Opah ganhamos uma campeonatozeco á rasca,e mesmo assim falhamos a opurtunidade de fazer historia ao ser campeão no dragão.

    No ano seguinte comecou logo na supertaça,extendeu se aos 5 a 0,e acabou com os campeões na luz,e passado 15 dias uma reviravolta de 2 0 pra taça tambem na luz,o porto nesse ano ganhou a uefa que podia ter sido disputada pelo benfica,caso não tivesse sido eliminado pelo braga quando tambem tinha 2 1 de vantagem. Ficamos tambem á maior distancia de sempre para o 1 lugar nesse ano,

    Ano seguinte..5 pontos de avanço a 2 jornadas de enfrentar o porto,benfica deixa se perder e depois no jogo do titulo,foi o que se sabe.Pronto acabou..

    Ano seguinte ,4 pontos de vantagem a UMA jornada de puder voltar a fazer historia e ser campeão no dragão,benfica deixa se novamente perder,e depois no dragão foi o bombo da festa..

    O Benfica não ganha uma taça de Portugal á 10 anos!! Tem sido eliminado por Varzins,Leixoes,Maritimos..e recentemente fomos ao jamor fazer figuras tristes,os jogadores nem o Cavaco Silva souberam cumprimentar

    Ora perante tudo isto, alguem no seu perfeito juizo acha normal esse homem ainda vir chantagear o clube que quer mais dinheiro,e o nabo do presidente aceita,e os socios desse clube tambem aceitam?
    Mas em que mundo e em que realidade é que esta gente vive? E depois não á ninguem na CS que diga as coisas como elas são..

    ResponderEliminar
  2. A festa a meio do campeonato já é habitual. Ainda não se aperceberam que essa falta de humildade é o combustível que nos move. Moveremos rios e montanhas para vos ver de novo no esgoto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esgoto é onde vocês se movem maravilhosamente seu corrupto de merda.
      "Moveremos rios e montanhas..."??? Você aqui quer dizer, moveremos putas e marisco; quanto ao resto da frase é digna do que você é, apenas mais um porko a chafurdar na merda que produzem e se lambuzam. Aliás, é no esgoto que combinam os resultados dos vossos jogos e de quem está próximo de vós.
      Guincha porko anónimo.

      Black Hazard

      Eliminar
    2. Sempre a enrabar-vos ano após ano, 5-0, campeões na Luz, minuto 92, remontada na taça depois de perder 2-1 no dragao, actuais tricampeões.. Quando penso que já ganhamos demais e devemos dar a vez aos outros, vocês e a vossa comunicação social abrem a boca e dão-nos ganas de vos derrotar como se não fossemos campeões há 50 anos. Perder o campeonato para o Sporting não custa, agora para vocês ratos de esgoto com falta de humildade, NEM MORTOS SUAS MERDAS!

      Eliminar
    3. Caro CORRUPTO, os vossos títulos valem tanto como a maneira de chegarem a esses títulos com putas, marisco, ouro, viagens ao Brasil pela Cosmos, ou seja, valem menos que a merda que você pisa no chão. Para NÓS, BENFIQUISTAS, o que vocês ganham como percebe nada vale, pois é campo que se fazem os resultados e não na cama com fruta e chocolates.
      Quanto aos enrabamentos, esgotos e afins, fique com eles, pois os PORKOS como você adoram por lá chafurdar; está no vosso ADN serem a trampa deste país como CLUBECO ASSUMIDAMENTE CORRUPTO, compreende, ou quer um desenho das casas de putas?
      Seu monte de merda nem fale na taça que o proença vos ofereceu com aquele fora de jogo escandaloso do porko maicon 2 metros à frente da defesa do SL BENFICA.
      Se isso para vocês é ganhar, enfiem essas vitórias onde mais gostam, ou seja, no cuzinho e façam bom proveito.
      Aproveitem enquanto podem ganhar assim, pois a mama da arbitragem irá acabar e aí vão voltar ao que nunca deixaram de ser, um bando de salteadores de gasolineiras, ladrões, corruptos e patrocinadores de rameiras para os árbitros corruptos que se vendem por umas fodas.
      Vocês são como a Juventus, sem mama não vencem.
      Já dizia Sir. Alex Fergunson "O fcp GANHA TÍTULOS NO SUPERMERCADO" e ele sabe bem o que diz. Lindo não é?
      Agora vá pó caralho que já não leva mais resposta alguma.

      Black Hazard

      Eliminar
    4. Nem imaginas a alegria que foi ter-vos ganho o campeonato no minuto 92. Quando pensei que ter-vos espetado 5 na pá ia ser a maior alegria que vocês me poderiam dar, conseguem surpreender-me. Nunca mais me vou esquecer do jasus de joelhos.. Foi épico. É assim que eu gosto de vos ver, de joelhos a chorar suas ratazanas nojentas

      Eliminar
    5. A besta quadrada ignorante que fala no ferguson que aprenda a falar ingles primeiro. Quanto ao serem constantemente enrabados, eles gostam e choram por mais

      Eliminar
    6. Caro anónimo das 23:17 é por um "n" a mais que não sei "falar" inglês? Quanto muito seria escrever seu retardado. Quanto ao resto, como não passa de um imbecil, mantem-se no mesmo registo, o registo que tanto gosta, de estar à canzana com o pau do peidoso senil até à traqueia.

      Black Hazard

      Eliminar
    7. Caro Black Hazard, se soubesse falar ingles, nao andava a dizer que o Ferguson disse que o SUPER FCP comprava titulos ( ou titalos como diz aquela besta de treinador que por la anda, e que tao bem representa a ignorancia dos parolos do slb ) no supermercado, mas como ja vi que nao passa de uma besta quadrada, e que gosta de dar o cu ao mantorras e ao castelo branco ( outro que representa bem a nacao boifiquista ), nao adianta sequer tentar explicar. Olhe, va levar no cu, que ja vi que gosta, sai ao pai e ao Orelhas.

      Eliminar
    8. Com tanta verdade dita pelo Black Hazard onde foram os corruptos pegar? Num n a mais que ele pôs em Ferguson.
      Que essa cambada corrupta não vale um chavelho a gente sabe, mas admitirem tão bem como ganham ainda é melhor, tendo pegado apenas no n a mais de Ferguson.
      Triste gente de sargeta, mais a conversa de rabos e fazem assim, ao que dizem eles, um comentário.

      TP

      Eliminar
    9. Oh TP, mas pq gosta tanto de levar na peida voce ? Experimente uma cona, olhe que a da sua mae ate nao eh ma!

      Eliminar
    10. Olhe seu monte de merda, alguém chamou as mães para a conversa? Resuma-se ao que você é, um nada!
      Sabe, você não ofende ninguém, porque primeiro tem que ser alguém, coisa que não o é, e depois ter capacidade e inteligência para tal, coisa que também lhe passa ao lado.
      Descanse e deixe as peidas. Em resumo: faça-se Homem.

      p.s. Diga o que quiser, que de mim não leva nem mais uma resposta. Tenho que mais que fazer do que responder a um ser desprovido de cérebro.

      TP

      Eliminar
    11. Sr. 10:40, sabe para que serve o YOUTUBE. Vá ouvi-lo que lhe vai saber a ginjas. Se souber inglês, está bom de ver. Quanto ao resto fica para si, é a sua área.

      Black Hazard

      Eliminar
    12. Sim, sei, ha la um pintarolas a pedir arbitros ao Major, mas que grande vigarista que me saiu aquele LFV

      Eliminar
    13. Oh menino TP, ja levou no cu voce ????? Deves ser o filho(a) do Nene ahahaha

      Eliminar
    14. É a última vez que tento explicar isto a um benfiquista. O Ferguson disse que o Porto compra os campeonatos no supermercado porque é uma expressão inglesa qd alguém quer tirar valor a algo diz isso. É como nós dizemos " comprou isso no chinês" não ser está a dar ênfase ao comprar mas sim à facilidade de ganhar um campeonato em Portugal. Ganhar um campeonato em Inglaterra é 100x mais difícil que em Portugal e foi isso que ele quis dizer para responder ao reporter que lhe estava a dizer que ia defrontar uma equipa que era tricampea

      Eliminar
    15. Quer enganar quem com essa? Mas sim enganou-se o Ferguson e sabe porquê? Porque queria dizer shopping, pois vai desde as viagens, ao marisco, passando nos chocolatinhos, terminando no leite.
      Tenha vergonha na cara, você sabe bem o que ele quis dizer, como nós todos. Só é tolo quem quer, porque desse clubeco azul e branco sabemos nós tudo e vê-se tão bem isso em campo com penalties e livres mentirosos sempre que é preciso. Comparado ao fcp só a Juventus e alguns clubes turcos e nem tente explicar mais nada.

      TP

      Eliminar
    16. TP, a gente sabe porque em Portugal é tão fácil o porko ganhar campeonatos. Só para o anónimo das 10:41 é que é diferente e nós sabemos o porquê. É só inocência...

      Black Hazard

      Eliminar
    17. Se soubessem a figurinha de otarios que fazem com essa interpretação metiam-se num buraco. Vivo em Inglaterra e sei do que falo. Como se o Ferguson fosse acusar o Porto de comprar campeonatos.. Tacanhos, nem com alguém a explicar vão lá. A pobreza de espírito e a falta de inteligência metem dó a quem as vê. Gente burra chiça.

      Eliminar
    18. Caro 22:56, também eu vivo em Inglaterra, tal como você e daí? Sabe mais por causa disso?
      Nós não somo burros, você quer é fazer-nos passar pelos ditos. As suas explicações meto-as eu e todos no contentor do lixo. E isso das inteligências é relativa, tal como a gente burra. Chiça!!!

      Eliminar
  3. Execelente resposta!!!!
    Assino em baixo!!!

    ResponderEliminar
  4. Grande anónimo e que grande resposta ao adorador do Madaleno peidoso senil.

    Mr. Kennedy

    ResponderEliminar
  5. Nem com um penálti roubado ganham ao enorme Arouca. São uma anedota galináceos bebados

    ResponderEliminar
  6. O Velho do Restelo amigo do farinha e do Marcio, esses dois grandes fdp encornados que aprenda a falar ingles Ou que va mamar no trombone do mantorras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem trombone é seu rabeta encartado. Faça bom proveito, assim ele deixe.

      Eliminar
  7. tenho vergonha de ser benfiquista.obrigado lis flop bieira e jjoelhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muda de clube seu monte de merda.

      Eliminar
    2. vai ao escritório do bieira que ele paga-te uns milhares para deixares de ter vergonha

      é o que meia central faz

      Eliminar
    3. Tens vergonha muda cabrão tu ja deves se4r corrupto infiltrado, és tu e muito FILHO DA PUTA PORKISTA que andam infiltrados n-ao vivem SLB,SLB,SLB

      Eliminar
    4. 16:30 você é um deles a receber milhares? Tenha mas é juízo e vá trabalhar, de calões estamos nós cheios.

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!