segunda-feira, 20 de maio de 2013

José Manuel Delgado sobre época do Benfica: "Ano perdido? De forma nenhuma."


O FC Porto saboreou a escorregadela caseira do Benfica frente ao Estoril, juntou-lhe uma pitada de fortuna, na jornada seguinte, ao vencer a equipa da Luz já no lavar dos cestos e embrulhou tudo com um triunfo definitivo na Capital do Móvel, onde a grande área vai ser rebatizada como enorme área. 

Encontrou-se assim o campeão nacional de futebol de 2012/13, um tri improvável mas que já consta do livro oficial do futebol português e que deixa o FC Porto a apenas cinco títulos do Benfica.

Foi um campeonato, no que respeita aos dois da frente, emocionante, disputado palmo a palmo, numa manifestação pública da força que esses emblemas possuem e que os coloca muitos furos acima da restante concorrência.

O FC Porto tremeu, mas riu no fim; o Benfica vai ter de esperar mais algum tempo para inverter a hegemonia dos dragões. 

Pode ser esta época vista como um ano perdido pelos encarnados? De forma nenhuma. Além da qualidade futebolística que mostrou, o Benfica terminou a um ponto de um FC Porto que não perdeu qualquer jogo. 

Significa isto que a distância entre os dois clubes - que já foi, no consulado de Pinto da Costa, muito grande a favor dos dragões - praticamente não existe e as decisões são ao sprint. 

Há uma semana chamei a atenção, neste mesmo espaço, para a bipolarização do desporto nacional entre FC Porto e Benfica, tendência que vai intensificar-se no futuro próximo. Sem ter especiais dotes divinatórios é possível projetar que o campeonato de 2013/14 terá como protagonistas dragões e águias. 

Ambos vão vender jogadores e um e outro apresentarão algumas novidades. Provavelmente, porque o dinheiro gordo está na Champions, FC Porto e Benfica vão aparecer mais bem apetrechados. Ao invés, Paços de Ferreira, Estoril e V. Guimarães vão dividir-se por mais competições e, especialmente castores e canarinhos, não vão poder contar com o fator surpresa que este ano jogou por eles. 

O SC Braga, em processo de reforma do plantel, apontará quanto muito ao terceiro lugar e o Sporting, a emagrecer despesas, desejará, sobretudo, aceder à Liga Europa.

Perante este cenário não custa aceitar que as equipas que têm assegurada presença na fase de grupos da Liga dos Campeões partem com enormíssima vantagem sobre todas as outras. 

Restará saber - e essa dúvida deverá ser muito brevemente desfeita - se Vítor Pereira permanecerá ao leme do FC Porto, já que na Luz a tese do desenvolvimento sustentado sob a égide de Jorge Jesus prevaleceu...

- José Manuel Delgado, jornal A Bola, 20 de Maio de 2013

1 comentário:

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!