quinta-feira, 23 de maio de 2013

Atenção FCP: Uefa com mais poder contra a corrupção; casos não prescrevem

 


A UEFA decidiu dar aos seus orgãos disciplinares mais poder para intervir em situações de manipulação de resultados, corrupção ou doping, se as Federações nacionais «não atuarem, ou atuarem de forma insuficiente», segundo o comunicado divulgado pelo organismo.

Esta foi uma decisão resultante do Comité Executivo da UEFA desta semana. Além da atribuição de mais poder aos órgãos centrais do futebol europeu naqueles casos, considerados como «ofensivos da essência do futebol», foi ainda decidido acabar com qualquer período de prescrição de processos por suborno/corrupção ou manipulação de resultados, «permitindo assim que haja ação disciplinar, independentemente da altura em que ocorreram as infrações».

Também foi decidido aprovar sanções mais pesadas por racismo. Para jogadores e agentes desportivos um mínimo de 10 jogos de suspensão, para espectadores o encerramento parcial do estádio à primeira ofensa e total à segunda, com multa de 50 mil euros.

A UEFA anunciou ainda que vai fazer um estudo retrospectivo a 900 jogadores que participaram nas competições da UEFA desde 2008, para «identificar a potencial prevalência do uso de esteróides» no futebol europeu. Será um estudo coletivo e anónimo, do qual não resultará qualquer castigo mesmo que sejam descobertos resultados positivos.

No que diz respeito a doping, vão além disso ser introduzidas análises ao sangue em competições da UEFA a partir da próxima época. Até agora elas só tinham sido realizadas na fase final do Europeu.

-Noticia retirada do site do Mais Futebol

6 comentários:

  1. patriarca disse:


    É altura dos Dirigentes do Benfica AGIREM e Depressa, enviando para a UEFA o que se passa cá no Burgo e os CORRUPTOS TAPAM TUDO ou será mais uma vez o SILÊNCIO TENEBROSO do LFV a fazer imperar e a ter medo que "descubram algo" que não lhe interessa.
    Morte aos Corruptos.

    ResponderEliminar
  2. ompra de jogadores
    O FC Porto pagou salários a Varela, quando o jogador não pertencia aos quadros do clube nem tinha qualquer contrato: Celsinho (ex-Sporting) denuncia, sem querer, uma manobra batoteira dos dragões...

    Mês de Março de 2009. A época está prestes a terminar e o Jornal de Notícias avança com a novidade: “Varela assina pelo FC Porto”. O mesmo diário conta os contornos do negócio: “Silvestre Varela assinou, esta segunda-feira, pelo FC Porto. O avançado, de 24 anos, que tem contrato com o Estrela da Amadora até ao final da presente temporada, assumiu com os dragões um vínculo válido a partir de 1 de Julho [de 2009] e que termina em 2013”.

    Vamos às datas. Varela assina em Março um contrato com o FC Porto, válido a partir de 1 de Julho de 2009. Mas... parece que o FC Porto já pagava salários a Varela ainda antes do avançado assinar pelos dragões. Pinto da Costa já pagava por um jogador que ainda não pertencia aos quadros dos dragões?...
    Pois é... Lendo uma entrevista de Celsinho – jogador do Sporting que foi colega de equipa de Varela, no Estrela da Amadora – chegamos ao centro desta história. Eis o que disse Celsinho, no dia 28 de Janeiro de 2011.

    Pergunta: A imprensa portuguesa, na época, disse que você era muito jovem e que a diretoria fez uma aposta para o futuro... Mas depois você foi para o Estrela da Amadora...
    Resposta: Isso. Joguei um pouco mais, mas o clube enfrentava muitos problemas financeiros. Só três jogadores recebiam regularmente: eu, Nuno (Coelho) e Varela. Eu, do Sporting, os outros dois do Porto na altura (...)»

    Então não é que Varela, que só viria a assinar no final da época, já recebia do FC Porto? O clube da Invicta, de forma encapotada, pagava salários a um jogador que foi seu adversário por diversas vezes...
    Varela defrontou os seus 'patrões' em quatro partidas: duas da Taça e duas do campeonato. Jogou sempre os 90 minutos. E o Estrela perdeu sempre que foi 'preciso'.

    ResponderEliminar
  3. Mas onde está esta entrevista? Celsinho denunciou mesmo os dragões, sem querer? Cá está ela, num site brasileiro, bem conhecido: Lancenet. Fomos à origem, para reforçarmos a credibilidade deste artigo.
    Pois é... Varela jogava no Estrela, jogava contra o FC Porto, mas recebia do FC Porto. O clube das Antas aproveitou-se do facto de o emblema da Amadora atravessar uma grave crise para fazer batota...

    ResponderEliminar
  4. Testemunho (1)
    Ainda há umas semanas falava com um ex-jogador do Porto que me contava que nas poucas vezes em que não ganhavam um jogo, mal chegavam ao balneário tinham 5 ou 6 jagunços dos super dragões para terem uma conversinha com o plantel…!

    Testemunho (2)
    Estes super ladrões fazem tudo. Este domingo no jogo de futsal entre o Rio Ave e Benfica o filho da puta do Cardinal (adepto andrade) que estava na bancada por estar castigado agrediu um GNR e para espanto de todos pegaram no GNR e levaram-no para fora do pavilhão e abafaram o caso. Isto é verdade. Foi-me dito hoje pelo pai de um jogador do Rio Ave que estava ao lado desse Cardinal.

    Testemunho de ex-Árbitro
    A arbitragem em Portugal pelos menos há uns anos era só esquemas...há bons árbitros e gente honesta...mas há muitos que só vêm para a arbitragem pelo "tacho" (dinheiro), depois os padrinhos levam-nos até à 1ª Liga! O Benquerenca é um desses casos...tal como o Artur Soares Dias que é filho de árbitro, também o ex-árbitro Lucilio Baptista (A.F.Setubal) era filho de ex-árbitro e antigo dirigente da Federação e podia enumerar mais casos...acreditem é só cunhas, conhecimentos e esquemas que fazem na arbitragem! Era uma podridão e não acredito que tenha melhorado.

    Rui Silva, um Árbitro Arguido e Corrupto
    O FC Porto venceu esta noite o Gil Vicente por 3-1 no Estádio do Dragão num jogo polémico em que o árbitro Rui Silva apontou duas grandes penalidades nos primeiros dez minutos. Hulk bisou na partida e já é líder da prova com 3 golos apontados em apenas dois disputados.
    Jogo frenético nos primeiros 45 minutos com o Gil Vicente a adiantar-se no marcador logo aos três minutos da partida. Sapunaru perdeu a bola na direita e Otamendi foi obrigado a derrubar Hugo Vieira em plena grande área do FC Porto. O defesa argentino apenas viu o cartão amarelo quando deveria ter recebido ordem de expulsão já que o jogador visitante apenas tinha Helton pela frente. Na transformação do castigo máximo João Vilela colocou a formação visitante em vantagem apesar do guarda-redes do FC Porto ainda ter tocado na bola.

    A equipa azul e branca demonstrava dificuldades na construção do jogo mas, aos 10 minutos da primeira parte, o árbitro Rui Silva descobriu uma falta inexistente dentro da grande área do Gil Vicente e Hulk fez o golo do empate com toda a facilidade. Bola para um lado e guarda-redes para outro davam o empate à equipa da casa.
    Pouco depois, aos 16 minutos, o FC Porto chegou ao segundo golo por intermédio de Sapunaru no seguimento de um canto apontado na direita do ataque, com o romeno a surgir perto da linha da pequena área cabeceando com facilidade para o golo que dava a vantagem aos da casa.

    O recém-promovido Gil Vicente não baixou os braços e foi à procura do golo do empate, tendo ainda disposto de duas claríssimas oportunidades para chegar ao segundo golo ainda no decorrer do primeiro tempo.
    Os primeiros quarenta e cinco minutos terminaram com o FC Porto na frente e Rui Silva como o protagonista de uma arbitragem desastrosa em claro benefício dos azuis e brancos.
    No segundo tempo e logo aos cinco minutos Hulk bisou e ‘arrumou’ com a partida após a marcação exemplar de um livre directo

    ResponderEliminar
  5. Hugo Miguel, o árbitro do Paços de Ferreira-FC Porto, teve uma nota negativa. Na análise do observador designado para o jogo, o juiz da A. F. Lisboa foi pontuado com 2.5, uma nota baixa, tendo em conta que só a partir de 3 se pode considerar uma nota positiva.


    O observador penalizou sobretudo a decisão de Hugo Miguel no lance do penálti de que beneficiou o FC Porto, aos 22’ de jogo, considerando que a falta foi cometida fora da área.


    Por outro lado, os árbitros portugueses de 1.ª categoria começaram ontem, a partir das 21 horas, a receber mails da comissão de classificações do Conselho de Arbitragem da FPF, informando-os de que algumas notas do último teste escrito – que tem um peso significativo na classificação final – baixaram por causa de uma pergunta sobre a lei respeitante ao penálti que admitia duas respostas, embora uma estivesse mais correta.


    Os árbitros que responderam à pergunta considerada menos correta, com base num comunicado da própria FPF a esse propósito, podem, por isso, ser penalizados. Com tudo isto a poder ter implicações nas classificações que saem no próximo dia 30.

    ResponderEliminar
  6. O árbitro Carlos Xistra engrossou o seu longo cadastro de grandes penalidades negadas aos adversários dos dragões, resistindo estoicamente ao perigo de negar essa proeza de nível europeu de Hélton realizar todo um campeonato sem ter de enfrentar qualquer pénalti.


    O inventário soma e segue e também esta fruta da época, de alto calibre, amadurece no pomar do YouTube.




    Transitadas em julgado e, sempre, belas peças da grande farsa futebolística:


    - 10ª jornada, Braga, Carlos Xistra: mão de Alex Sandro;


    - 11ª jornada, Moreirense, Vasco Santos: mão de Alex Sandro;


    - 17ª jornada, Guimarães, bis de Marco Ferreira: faltas de Mangala, sobre Baldé e sobre Ricardo;


    - 20ª jornada, Rio Ave, Soares Dias: falta de Otamendi sobre Ukra;


    - 27ª jornada, Setúbal, Carlos Xistra: mão de Danilo.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!