sexta-feira, 31 de maio de 2013

António Tadeia: Problema do Benfica não é o treinador


A questão que neste momento divide os benfiquistas e até os administradores da SAD tem um nome e é o nome de Jorge Jesus. Deve Jesus continuar à frente da equipa? 

Há quem diga que sim, porque não se arranja melhor - e para o provar, fala-se dos resultados que fez a equipa de futebol antes de ele chegar. E há quem diga que não, porque o treinador tem defeitos, sendo os mais flagrantes a gestão de expectativas, que o leva a euforias desmedidas e a perder competições que toda a gente dava como ganhas, ou a liderança feita de muita exigência e pouco reconhecimento, que ficou bem à vista no caso-Cardozo. 

Os dois lados têm razão. Basta olhar para o que fizeram José António Camacho, Ronald Koeman, Quique Flores ou Fernando Santos, tanto ao nível dos resultados desportivos como da valorização de jogadores, que depois se reflete nos relatórios e contas da SAD, para ver claro como água que não é fácil encontrar melhor. 

Mas, tendo em conta que estamos em Portugal e não em Inglaterra, onde a paciência é infinitamente maior, convém perceber que quem perde dois campeonatos seguidos da forma como o Benfica perdeu nestes dois anos, quem perde as três "finais" desta época, dificilmente tem margem de manobra para renovar contrato, sob o risco de um par de maus resultados vir a obrigar o clube a despedi-lo no início da próxima temporada e com muito mais custos. 

Aqui chegados, é preciso dizer com clareza que o problema do Benfica não é o treinador. O treinador não tirou as ilações que devia de alguns erros que cometeu, mas também não teve na estrutura quem o impedisse de os repetir ou lhos tapasse. 

O problema do Benfica é que o presidente já disse taxativamente que o treinador ia continuar. E querendo ele continuar, não vejo como pode Luís Filipe Vieira recusar-lhe agora a renovação e continuar impávido e sereno o projeto sem o homem que afirmou ser o seu treinador.

-António Tadeia, Diário de Noticias

4 comentários:

  1. Pelo o que me aprecebo o proecto do SLB é obter bons resultados desportivos e ao mesmo tempo potemcializar jovens jogadores para por no mercado. Se assim for ninguém melhor que JJ para liderar este projecto por muitos anos. Com JJ o SLB tem disputado titulos (internos e europeus)e realizou receitas com venda de jogadores que nunca tinha feito, amortizando a divida e criando mais valias no clube. JJ é o treinador ideal para o projecto de LFV e do Benfica. Parabéns LFV pela gestão feita neste inigualável clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que gestão é essa?? O Benfica gera divida para pagar divida que não consegue pagar (empréstimos obrigacionistas), dai o passivo não parar de aumentar! O JJ não sabe potenciar jogadores, pois, se soubesse aproveitava os jogadores das camadas jovens.... ele só sabe ir buscar estrangeiros e nem todos com qualidade... Mas, naturalmente que o Benfica tem feito algumas vendas de relevo, fruto do desempenho nas provas europeias.

      O projecto do Benfica devia de ser o de VENCER! Foi para isso que nasceu!
      O tempo de Lfv já acabou!!

      Eliminar
  2. enquanto o JJ continuar, vamos jogar bem, perder os títulos e jogar como galinhas cheias de medo contra o Porto, vamos andar muito bem, e depois quando forem os jogos decisivos vamos perder e assim vai continuar

    ResponderEliminar
  3. JJ ganha tanto como os 2 maiores gestores ou administradores da PT e Edp e nem falar sabe. Para mim, quem não sabe falar, não pode, porque não sabe, ser líder. Os jogadores estão saturados dele, e vamos ver se alguns não vão querer sair quando souberem que ele fica. Ainda há a acrescentar que foi com JJ como treinador, que o Benfica fez um investimento brutal em jogadores e por isso conseguiu o que os seus antecessores não conseguiram. Se o ano passado se fizeram boas vendas, foi porque se fizeram boas compras, e a maioria delas JJ nem conhecia os jogadores. O fcp, com treinadores a ganharem 1/10 de JJ, ganha muitos mais títulos e vende mais jogadores.
    Mesmo assim o fcp despede os treinadores ganhadores e o Benfica guarda os treinadores perdedores.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!