quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vítor Serpa critica discurso de João Moutinho no "open day" do Porto


Últimos ecos da Liga, enquanto não se joga a final da Taça. O FC Porto fez, enfim, um 'open day', mas sem grandes novidades. Declarações avulsas, meras manifestações de vontade e ainda a consagração da ideia de que o dragão, mais uma vez, lutou contra o mundo inteiro para chegar ao título. 

Claro que há uns mais clarividentes que outros. O caso mais paradigmático de vontade de agradar à corte veio, curiosamente, de um homem do sul, João Moutinho. Não se cansou de afirmar que a equipa teve de se virar contra tudo e contra todos que a procuravam abater e que os sucessos portistas nunca são suficientemente valorizados pelos outros.

É demasiado evidente que se trata de uma oração ensinada e ensaiada com insistência e que João Moutinho a repete até à exaustão. É, no entanto, possível que acredite que tenha sido mesmo assim, tal qual lhe contaram que era. Não lhe passa sequer pela cabeça que os fantasmas sejam ficção, criados, apenas, para gerar um ambiente mental propício a formar uma grande capacidade guerreira. Trata-se, aliás, de uma velha estratégia que o FC Porto segue, de há anos, com excelentes resultados e que o sul, mesmo que queira imitar, não consegue porque a cultura é outra.

Importará dizer que não critico o modo e o uso que, dessa realidade virtual o FC Porto tem por hábito fazer. É uma arma que utiliza com óbvio sucesso e que sabe bem que nunca poderá ser manejada no Benfica ou no Sporting, porque ninguém haveria de se sentir confortável e motivado para uma luta titânica contra o império do mal. 

Da mesma maneira que a um deputado benfiquista ou sportinguista nunca ocorreria a ideia bacoca do deputado Amorim a quem tudo parece sobejar, menos o bom senso.» 

- Vítor Serpa, jornal A Bola, 23 de Maio de 2013

7 comentários:

  1. Obrigado lampiões labregos, por reservaram o Marquês para festejarmos o TRI.

    Ivanovic, amigo, o Porto está contigo.

    Força Guimarães. Tiago Rodrigues ao min 92 resolve de livre direto.

    Último jogo de JJ no banco dos derrotados.Para o ano já é Dragão!FINITO!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tri-ladrão. Querias o Jorge Jesus? Claro, sabes quem é que joga à bola e quem é que joga aos árbitros! Vocês são a VERGONHA deste País. Mas vais ficar a chuchar no dedo. E é melhor habituares-te.

      Eliminar
  2. Gerinho, carregue no autoclismo!...

    ResponderEliminar
  3. O nosso Rui Gomes da Silva já foi deputado... só falta beijarem o cu do Vieira este jornalistas, é porque estao contentes como esta o Benfica!

    ResponderEliminar

  4. CAMPEÃO FUTEBOL 9 ANOS EM 11
    CAMPEÃO HOQUEI 11 ANOS EM 12
    CAMPEÃO ANDEBOL 8 ANOS EM 12

    Adivinha quem ganhou isto FCPorto ou Benfica?

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!