quarta-feira, 29 de maio de 2013

José António Saraiva compara percursos de Jesus e Mourinho



A derrota de Mourinho na Taça do Rei fez-me duvidar da vitória de Jesus na Taça de Portugal. Porquê? Porque Jesus e Mourinho tiveram percursos parecidos no Real e no Benfica.

Mourinho ganhou um título contra o principal rival (o Barcelona), e Jesus também (contra o Porto). Mourinho perdeu 5-0 com o rival, e Jesus também. Mourinho fez bons resultados nas provas europeias mas não ganhou nenhuma, e Jesus também. Mourinho perdeu tudo este ano e tinha a Taça como prémio de consolação, e Jesus também. Mourinho era favorito mas perdeu a Taça do Rei por 2-1, e Jesus também.

Para finalizar, Mourinho e Jesus saem ao mesmo tempo. Percebo que seria difícil Jesus ficar. Este final de época foi demasiado doloroso. Se ficasse, mesmo que para o ano a equipa estivesse a fazer bons resultados, os adeptos diriam: “De que vale isso, se no fim perdemos tudo?”

Mas havia outro raciocínio possível: “Este ano só faltou um bocadinho para ganhar tudo. Vamos então corrigir o que esteve mal para conseguir esse bocadinho que faltou.”

O problema é que no futebol se age mais com o coração do que com a razão. E o Benfica arrisca-se a voltar ao passado recente em que os treinadores se queimavam, os jogadores se desvalorizavam e a equipa chegava ao Natal com o campeonato perdido.

Oxalá me engane, mas vai ser muito difícil encontrar nos próximos anos um treinador como Jesus. Depois de décadas de cinzentismo, ele entusiasmou as bancadas com um futebol vibrante, goleador e que só foi derrotado mesmo no fim. Mas também o Bayern o ano passado perdeu as provas todas e esta época foi campeão da Alemanha e da Europa. Mas os alemães sabem esperar e os portugueses não.


-José António Saraiva, jornal Record

5 comentários:

  1. O último período do texto sintetiza, sem dúvida, a realidade dos factos. Eu só acrescentaria " ... porque têm uma visão do futuro incomparavelmente superior à nossa ".

    ResponderEliminar
  2. A água de um rio não passa 2 vezes debaixo da mesma ponte. No 1º ano de Jesus apesar de se ganhar o campeonato à rasca, foram cometidos muitos erros. Esses erros pioraram no 2º ano e no 3º e 4º anos, continuaram a persistir. Se não se cortar o mal pela raiz, para o ano continuamos a corrigir erros. Jesus para não ganhar nada, teve os melhores plantéis de sempre do Benfica e é dos homens mais bem pagos em Portugal.

    ResponderEliminar
  3. É absurdo comparar a liga Alemã com a Portuguesa, até quando dizem que o JJ pode vir a ser o Fergunson do Benfica, outra vez uma afirmação absurda porque não é possível comparar a liga Inglesa com a Portuguesa e estaria aqui durante algum tempo a explicar os motivos para que assim seja. Até a comparação do contexto Mourinho com o JJ é outra basófia sem cabimento. Admirável é estes comentadores pagos despejarem lixo para as pág. da informação jornalística sem sequer verificarem as comparações existentes entre as várias ligas. Quanto ao JJ teve as condições que toda a gente conhece, outro português ou estrangeiro teria feito melhor??? Nunca saberemos, mas 4 anos de desilusões e experiências já custaram ao Benfica muito mais que títulos e prestígio. O presidente Vieira merecia mais, pois retirou o Benfica do abismo!!!

    ResponderEliminar
  4. Epah nao me venham ca com a historia que os alemaes sabem esperar e nos nao.So com o Jesus estou á 3 anos á espera.Com esta direção so pra falar em taças de portugal estou desde 2004 á espera. As culpas dividem se.

    ResponderEliminar
  5. Eu ate sou supersticioso por isso mais nao seja,sao todos uns autenticos pes frios

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!