segunda-feira, 13 de maio de 2013

Domingos Amaral: Medo derrotou o Benfica


Afinal, Jesus não foi promovido a Deus, como todos os benfiquistas esperavam. Afinal, ele é humano, e também erra, e quando erra e perde, ajoelha, destroçado.

Infelizmente para os benfiquistas, Jesus não foi Deus, e não conseguiu vencer o medo de jogar no Dragão. Foi isso que nos derrotou, o medo.

No futebol, há verdades antigas que se repetem mil vezes, e mil vezes se irão repetir ao longo da eternidade. Uma dessas verdades é: quem joga para empatar, perde.

Custa muito mas é verdade, e vai ser sempre. Lembro-me que uma das vezes que mais admirei José Mourinho foi quando ele, treinador do Inter, teve de ir jogar fora, com o Chelsea, a segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Com a maior lata, apresentou-se em Stanford Bridge com 3 avançados, em pressão alta, e sempre ao ataque. É claro que ganhou, eliminou o Chelsea, e nesse ano ganharia a sua segunda Champions. O seu descaramento, o seu atrevimento, a sua coragem, deram-lhe a vitória.

Lá diz o provérbio que a sorte protege os audazes e foi isso que faltou ao meu Benfica na segunda parte. O Benfica não foi audaz, encolheu-se, encostou-se às cordas e no fim teve azar.

Ó Jesus, a meia hora do fim, tira-se um médio de ataque, Gaitan, e coloca-se um defesa, Roderick? E tira-se um extremo, Ola John, para meter um médio que não tem gáz para jogar linha, Aimar?

Por muito que me custe, desta vez foi Vítor Pereira que foi audaz. Retirou um defesa, Danilo, e um médio, Lucho, para meter um avançado, Liedson e um extremo, a Catatua Negra da Nossa Infelicidade, o tal de Kelvin.

Agora, só um milagre nos salva e devolve ao Benfica um título que até merecia.


-Domingos Amaral, domingosamaral.com

4 comentários:

  1. Tantos que escrevem sobre futebol sem ver os factos.

    Qd entrou o Roderick, o benfica começou a atacar MUITO mais do que até ele entrar.
    Porquê?
    Porque o Enzo adiantou-se para o lugar do Gaitan, e depois para a linha, o Matic tb se adiantou mais. O Salvio continuou adiantado. O Cardoso defende muito menos que o LIma.

    Ou seja, entrou o Roderick, mas o benfica em vez de jogar mais à defesa, passou a sair para trocas de bola e ataques... rematou por Ola John, rematou com livre de Cardoso, cruzou duas ou três vezes de forma perigosa, conquistou cantos... e quase sempre a atacar com mais jogadores do que a defender.
    Só recuava qd a bola saía para fora.

    Portanto, estes analistas da treta NÃO VIRAM O JOGO, e, pior, não tiveram o cuidado de REVER o jogo.

    NO lance do golo, minuto 90, o André sobe ao meio campo do porto para fazer um lançamento de linha lateral. À volta dele, instalados no meio campo do porto, estavam Cardoso, Salvio, Enzo, Matic, e Aimar. Ou seja, SEIS jogadores do benfica, no minuto 90, estavam adiantados no campo, a ocupar o espaço à volta da zona onde foi o lançamento de linha lateral.
    Atrás quem estava: só Maxi, Luisão e Garay, e, um pouco mais à frente, Roderick. Ou seja, três defesas do Benfica mais um médio, contra cinco do porto, que dps se transformaram em seis.

    Isto não é jogar à defesa!

    Este comentário do Domingos Amaral alinha no mesmo diapasão de todos os que querem seguir a linha de comunicação do Porto... a de que o Benfica não jogou, q foi só defender, de que só uma equipa quis ganhar, blá blá blá.
    Tudo tretas, que infelizmente não são desmontadas por ninguém.

    Se o Benfica tivesse sido defensivo (E BEM), naquele lançamento lateral o André teria ficado atrás, e à frente estariam só Cardoso, Aimar e Salvio... no máximo.
    Atrás, posicionados, estariam André, Garay, Luisão, Maxi, e Matic. Se assim fosse, o Kelvin e o Liedson não teriam tido a mínima hipótese.

    O Benfica não foi defensivo. Foi INTELIGENTE. Até ao mínuto 75, talvez. Depois disso foi KAMIZAZE. E lixou-se.

    Comentadores de merda.

    ResponderEliminar
  2. Muito bm visto meu caro T,kuando JJ faz as substituções é kuando o Benfica estava a perder o controle do meio-campo,e com as substituições estancou o jog odo porto,e, com isso controlou o jogo até ao inesperado lance do 2º golo,até ae nem nas bancadas se pensava k o resultado fosse outro,ou seja 1-1. Mas a merda de cs k temos ,e depois,os intitulados "gloriosaesfera",mostram isto como se fosse a realidade,mas é o k temos, entender de futebol não é pra todos,mas sim,pra kem sabe...

    ResponderEliminar
  3. perdemos o campeonato no jogo contra o Estoril mas, no entanto, està toda gente desorientada ou quê? Aimar, aimar??? sem ritmo competitivo entra para quê? claro que é para segurar a bola e o resto é conversa de filosofos da tactica... Doi-me enquanto socio n°29218 mas JJ jogou para não perder e geralmente quando faz isso borra a pintura toda ou guarda o jardel para entrar nos 5 derradeiros minutos: agora sinceramente essas substituiçoes não podemos discordar do facto que foram simplesmente DESASTROSAS (sobretudo depois das saidas de lucho e Fernando)!! Eu quero que JJ fica no Benfica mas alguem tem que lhe lembrar de esquecer o seu medo quando joga contra os corruptos porquê a ser assim de 5 em 5 anos consegue uma vitoriazita por 1-0 que lhe permite ser campeão. Quem é que tinha a pressão neste jogo se não o porto? No final o jogo resume-se à isto: o porto jogou para ser lider e o Benfica jogou para continuar à sê-lo: isso faz toda a diferença na mentalidade entre as duas equipas, azar! Azar tambem porque se no calendario o jogo do Estoril fosse depois de ir ao dragao certamente que o Benfica era campeao na mesma portanto, detalhes mas que tinhamos equipa para ir ganhar e ser campeao là em cima, isso sim tinhamos. Este ano teria preferido ter 5 pontos de atraso à 20 jornada e não aguentar esse cansaço emocional todo; o Benfica PERDE o titulo por culpa propria e mal, de joelhos no chão...e ultimamente desperdiçar oportunidades dessas doi muito mais do que em outros tempos onde ganhavamos 2 campeonatos em 3 anos!

    ResponderEliminar
  4. esse filho da puta já levava nos cornos

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!