quarta-feira, 22 de maio de 2013

A pequenez de "Ser Porto": Texto faz furor no Facebook


"A pequenez de "Ser Porto"

"Ser Porto", engloba uma sensação contrastante do que parece. É uma revolta... pessoal e colectiva derivada da pequenez, disfarçada com alguns títulos, que toda a gente sabe como são ganhos. Até os próprios. 

"Ser Porto", é o máximo complexo de inferioridade. O Porto é um clube ganhador, pois desde logo começa a época a poder ganhar cerca de 8 títulos : os 4 que pode ganhar, e os 4 que o Benfica pode perder. 

O adepto do Porto, é como um padeiro a quem sai o Euromilhões : aparece de Ferrari, mas ninguém lhe reconhece mérito. E é o que falta ao Porto: Reconhecimento. Nem pelo próprio presidente da Câmara! 

As teorias são muitas, desde logo a das gerações mais novas: "Em 25 anos, vi o Porto ganhar 25 títulos". A esse argumento demente, a questão é : quando a vossa avó faz 80 anos, vocês festejam 25 anos também? É que desde que nasceram só viram 25 celebrações de aniversário! Nestes 15 dias (pois eles andaram todos na toca durante a época toda), até penta-campeonatos (sem saberem que eram tetra) de hóquei se celebraram. Mais o título de andebol. 

A maioria dos adeptos não sabe UM jogador de cada modalidade, mas festejaram porque? Porque é contra a pedra no sapato da vida deles: o Benfica. 

As virgens ofendidas que levaram uma prostituta a beijar a mão ao Papa, ofenderam-se com o pseudo-gesto-obsceno do Carlos Lisboa no ano passado, em basquetebol. Naquela semana, o basquetebol era o desporto da vida dos "somos porto". Passado 15 dias, a modalidade termina e a carneirice habitual instalou-se. 

Então não há meia dúzia de centenas de milhares de euros para preservar uma modalidade histórica que, pelos vistos, tinha muitos adeptos? É triste, mas é verdade. 

Caramba, só os carros da Fernandinha e da Carolina, dariam para pagar mais uma ou outra época à modalidade ! O portista é assim. Prefere uma derrota do Benfica a uma vitória do Porto. O Benfica é um clube que não se sabe muito bem de onde é. Instala-se em Gaia, e parece que está em plena Avenida da Liberdade. Vai a Paris, e não se percebe se se está em Portugal ou França. É duma dimensão que o Porto JAMAIS chegará. E tudo porque, cá dentro como lá fora, se sabe como o Porto ganha! 

Mas isto não é um post sobre futebol, é sobre sociologia, e estamos a falar sobre o complexo de inferioridade do adepto do Porto. Vejamos: se são melhores, se ganham mais, se vende mais, se vende por mais, se vão mais longe, se isto, se aquilo, porquê tanto ódio? Porquê? É triste ver gente com poucos dentes e sem a 4ª classe a falar do tempo do Salazar. 

Gente que nem o nome do próprio clube sabe dizer (puarto), que vem justificar o facto do Porto ser clube grande, clube esse que não passa de novo riquismo do futebol (pois isto das vitórias é recente, já o Benfica era um colosso mundial, estatuto a que NUNCA irão chegar). Mas sou obrigado a repetir a pergunta: PORQUÊ TANTO ÓDIO? 

Ok, eu ajudo-vos : complexo de INFERIORIDADE. Será que falta um bola de ouro, como Benfica e Sporting já tiveram? Será que falta um jornalista espanhol que venha desmentir um dos melhores jornalistas espanhol e do mundo, que afirmou com todas as letras que o Porto é um clube corrupto?

Rivalidade entre clubes é normal, mas nunca vi um rival cantar numa final, o cântico contra o adversário nacional, como os portistas fizeram contra o Montepellier, na final da Champions. Ou o Lens, ou lá que equipa era. 

Não prova uma coisa, prova duas: a pequenez portista, e a grandeza benfiquista da maior instituição em Portugal, o Sport Lisboa e Benfica. E isso custa ao portista. Dói. Eles riem-se e celebram, provocam, cantam ... mas falta ali algo! Falta cultura, falta reconhecimento, falta muita coisa. Já está enraizado que não faz mal que seja roubado dinheiro e feitas contratações de milhões e milhões por Valeris, Leandros, etc. O que importa, é combater internamente o Benfica. 

O maior título do Porto, é a derrota do Benfica. Já o Benfica, vive para dentro do clube, e para fora do país. É um clube sustentável, que quando mudar o presidente, não ficará preso a máfias e dependentes de problemas dos pais dos árbitros para vencer. 

Uma coisa é certa. Para o ano, o Benfica pode não ser campeão. Mas jamais festejará um "não-título" do Porto, pois isso é tipico dos pequenos."
  
Texto escrito por um adepto do Vitória de Guimarães no Facebook

32 comentários:

  1. Impressionante ser um texto de um vitoriano. Mas mais ou menos imprecisões, pós o dedo na ferida: os portistas vivem para ver perder o Benfica, e que os benfiquistas SE IMPORTEM. Não compreendem que, por exemplo, uma final da Taça de Portugal sem o Benfica, não tenha qualquer valor para o benfiquista. E apenas uma vitória na Taça, este ano, já vai chegar para se fazer uma grande festa! E os andrades, até podiam ter ganho gtudo este ano, mas ver os benfiquistas celebrar algo, deixa-os irritados e a espumar!
    Uma correcção: os cãnticos insultuosos, que a liga já deveria de ter proibido, foram na final da Liga Europa com o Braga! São mesmo pequenos. E por quê? Porque para além de andarem sempre com "réguazinhas" a medir o tamanho dos títulos de TODOS os jornais, no fundo sabem que vão morrer todos ..... a ver o Benfica continuar a ser O MAIS POPULAR! E essa "Taça", façam o que façam, e muitos sabem como o fazem, não a podedm tirar ao Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até a burrice dos lampiões deveria dar para entender que um vitoriano é do vitória e mais nada não é genero bracarense ou boavisteiro...assim a meias...os vitorianos estão preocupados com o clube deles e mais nada e detestam o porto o benfica e o sporting...atrás do braga, claro!
      Vitoriano que se preze é doente pelo vitória e está se a cagar nos outros.
      Por isso este é tão vitoriano como o vieira do benfica

      Eliminar
    2. PAREM COM ISSO... não sei quem é mais burro... se o autor do texto (vitoriano) ou os restantes...
      Sou Braguista a 100% não tenho segundo clube, mas que há braguistas/benfiquistas ou do Sporting e mesmo do Porto isso há, mas se dizem que não há adeptos do Vitoria com 2ºs clubs estão a mentir e com os dentes todos... eu conheço alguns...
      O adepto do Porto festeja uma não vitória do Benfica é certo, e o contrario não se verifica??? Não sei por onde andam, mas em Portugal não é de certeza.

      Eliminar
  2. Muito bem dito, também sou do norte e há muito que tenho este retrato feito, é que é mesmo assim não sabem um nome dum jogador das modalidades é verdade mas muitos nem metade dos nomes da equipa principal sabem...É triste mas é assim, e outra coisa que é muito usada é o bem roubadinho é como o bem ganhadinho...

    ResponderEliminar
  3. nota-se a tua pequenez e desse clube com esse post que só demonstra que o PORTO é grande e isso é tudo ressabiamento. Meus caros joguem dentro do campo deixem as fofoquices para os cabeleireiros. Perderam o campeonato contra o PORTO porque jogaram mal e para o empate. Já na Liga Europa mereciam ter ganho. Agora nos últimos anos o FCP tem sido muito maior que vocês... Sujidades? Diz-me o clube que não as faz. Erros de arbitragem este ano o Benfica foi mais beneficiado que qualquer outra equipa. Mas o PORTO veio para ficar e sem salazar para patrocionar a equipa do regime... temos pena. reduzam-se à vossa pequenez do quase. E um conselho nao festejem antes do tempo costuma dar e deu asneira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continua a acreditar! Não desitas! Bate com a cabeça na parede as vezes que forem precisas! Nunca deixes que te digam o contrário daquilo que tu pensas, mesmo que 1+1 sejam 3, e o salazar era do benfica e o calabote era do benfica e os tuneis e o estoril gate e todas aequlas merdas que voçês acreditam ... ! E nunca te esqueças és PORTO! "Em Terra de maluco, quem não é maluco, é maluco"

      Eliminar
    2. Só queria dizer-te que segundos as estatísticas em tempos de Salazar o SLB ganhou menos títulos do que antes e depois... E para que te recordes (ou para que te ensine) o azul era a cor do regime, o vermelho a cor da liberdade a cor combatente, tanto que o símbolo da liberdade era a Rosa vermelha sim? E mais, segundo relatos da época o Benfica chegou a ganhar campeonatos e foi impedido de ir á Europa substituído por quem? pois, imagine quem seria... E quer mais? Eu digo o Porto quando tava para subir para a Nacional, inicialmente iriam subir 2 equipas, sabem em que lugar ficou o Porto? Em 3 e sabem o que aconteceu?, modificou-se os estatutos depois de acabar a epoca e subiram 3... FANTÁSTICO... Quem me conhece sabe como sou, e nao sou Benfiquista estupido e ignorante (como vejo alguns que costumo chamar de doentes) eu sou isento nas apreciaçoes que faço, este ano foram Campeões porque o SLB teve culpa em perder pontos como perdeu com o Estoril, nao vos vou massacrar que foram ajudados, porque no fundo entre erros a favor vosso e erros a favor do SLB a coisa ficou muito igual, mas nao sejam tambem Postistas ''doentes'' e admitam de uma vez por todas que ja ganharam imensos campeonatos e taças fora das 4 linhas...

      Eliminar
    3. Ups..de repente lembrei me do golo do luisão ao sporting.....

      Eliminar
    4. ganhaste 21 titulos durante o estado novo + 2 seguidos imediatamente após a queda do regime perfazendo 1 tri mas nem se conta esses. Logo 21 em 32 de 1973 a 1974. Faz a matemática porque pareces um bocado fraco.

      Eliminar
    5. O gajo do 1+1=3 deve conseguir explicar esta matemática, com certeza erradam feita por historiadores corruptos e amigos do pinto da costa...sim sim!!!esses gajos da wikipedia e da net que protegem os corruptos e mancham o nome da instituição.....

      Eliminar
    6. Dizer á boca cheia "segundo as estatísticas" que lata!!!!!! ignorante!!!vai ler! é público e de borla.

      Eliminar
  4. O Benfica ganha todos os dias, não necessitamos de um titulo para festejar basta ser-se Benfiquista. O Benfica é o amor, a paixão, o respeito é uma bandeira uma institução que representa toda uma nação e que é conhecido em todo o mundo.

    ResponderEliminar
  5. simplesmente divinal...na MUXE!!

    ResponderEliminar
  6. Como Benfiquista da cidade do Porto: Estes portistas são uns invejosos. O que mais me emociona e o maior orgulho que dá é ver, quando me desloco ao estádio da Luz, autocarros de Lagos, Moncorvo, Bragança.....eles sabem lá o que isso é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te deves andar a emocionar muito ultimamente...são mais emoções a preto e branco....

      Eliminar
  7. Só vejo é inveja e tentativas de branquear mais um ano de insucesso !!!!
    Continuem assim a ver passar os campeões...
    Vocês sabem la o que é "SER PORTO" !

    ResponderEliminar
  8. Não pude deixar de sorrir ao ler este texto, obviamente escrito por um anti-portista (se é do Guimarães, do Benfica, ou de ambos, não interessa), o que destrói por completo toda a coerência e propósito do mesmo. Lamento informar-vos mas os pequeninos são mesmo vocês, que sonham dia e noite com o grande Porto e com o grande Pinto da Costa. Um bem-haja, e espero sinceramente continuar a ler muitos textos destes nos próximos 30 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente a mesma demagogia que tira o crédito ao teu comentário. Learn some fucking logic, and come then come argue.

      Eliminar
  9. Caríssimos simpatizantes do Porto...caso não tenham reparado o nome deste blog é "planetaslbenfica.blogspot.pt". Ao estarem a comentar neste espaço mostra sem sombra de duvidas a vossa pequenez e o rassabiamento que teem para com o grandioso e eterno S.L Benfica.

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. heheheh é ressabiamento é......a frustração para esses lados está a corroer-te......grandioso e eterno aziado....compreende-se foram 2 semanas difíceis...limpa a espuma do teclado senão tens que comprar um novo.

      Vitor Cepo

      Eliminar
  10. Caríssimo simpatizante do Benfica: o facto de haverem simpatizantes do FCP que aqui se prestam a comentar é simplesmente pelo facto de se elevarem a quaisquer comentários que pretendam denegrir um passado que é, sem qualquer margem, um passado de grandes conquistas. Eu não tenho nenhum problema em ler e comentar nos blogs do SLB ou de qq outro clube. Tenho amigos de todas as cores clubisticas. Mas esse seu comentário prova a sua quadratura intelectual que apenas lhe presta capacidade para ver a côr do seu clube. Sinal de muito pouca capacidade de adaptação ou de coerência.

    Aliás, algo perfeitamente espelhado igualmente no próprio texto a que se comenta no inicio. uma verdadeira incapacidade de reconhecimento dos erros da equipa ou mesmo do clube e claramente uma tentativa de branqueamento do facto de terem sido levados de vencida em 3 provas contra o mais directo rival.

    Porto É GRANDE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magrebino com costela do Porto.23 de maio de 2013 às 13:15

      Sem duvida, Porto é grande assim como as suas gentes!
      A instituição fcporto e as suas estruturas assim como os seus métodos é que são um pouco obscuros. Não conseguir ver isto com tantas provas é que é um pouco "quadratura intelectual" independentemente das grandas equipas e grandes conquistas, indesmentiveis por parte do clube!

      Eliminar
    2. Caro Ricardo, antes de mais quero-lhe felicitar pela sua excelente "quadratura intelectual". Pelo que escreveu entendi que é uma pessoa entendida do futebol, ou pelo menos esforça se por ser, mostrando elevada capacidade em analisar os erros das equipas rivais (neste caso do Benfica) e em defender as cores do seu clube.
      No meu comentário não quis denegrir o passado recente do Porto, mas sim dar a atender que nunca irão chegar à grandeza do SL Benfica como instituição. Não estou a falar em títulos recentes mas sim em GRANDEZA... nunca irão lá chegar nem de perto.
      Para terminar, ao contrário do que o Ricardo escreveu, "Eu não tenho nenhum problema em ler e comentar nos blogs do SLB ou de qq outro clube" nunca irei comentar nem sequer bisbilhotar qql tipo de ideias nem ideais em blogs de outras instituições, pois o que me interessa é o meu Clube,o S.L Benfica. Daí o meu comentário anterior, pois no meu ponto de vista respostas como a do Ricardo e outras a amíude, reforçam o meu ponto de vista.

      Porto é GRANDE...concordo, mas o S.L Benfica é muito MAIOR.

      Eliminar
    3. Estás enganado e poderias admitir mas és hipócrita!!!! Não só quiseste denegrir como o fazes constantemente....típico de perdedor!!!! Aí sem dúvida que és enorme.

      Julio Sousa

      Eliminar
    4. Julio...Estás enganado e poderias admitir mas és pequeno! A pequenez da imaginação de algumas pessoas limita o seu desenvolvimento cultural.Aprende!

      Eliminar
  11. se o Benfica tivesse ganho o campeonato estava a escrever o quê ?? Este texto não era de certeza. A mania da superioridade é doentia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o Benfica a ter sido campeão, este texto não seria de certeza, porque das duas uma: ou vocês portistas estariam calados por o Benfica ter ganhado e já nada podiam fazer ou falariam do jogo Benfica-Sporting (só vos ouço falar desse jogo, quando a vossa equipa proporcionou momentos mais escandalosos que qualquer lance ocorrido com a equipa do Benfica) para virar as atenções para outro santo... aí sim, se houvesse um texto com o Benfica campeão, o conteúdo talvez fosse diferente...

      Há uns tempos, no dia seguinte ao Porto se ter tornado campeão, em conversa com um verdadeiro portista, cordial e sincero, (são poucos mas existem), ouvi um comentário, em jeito de desabafo, do porquê da pessoa em causa ter voltado cedo das comemorações do campeonato, foi mais ou menos isto: "Parece que em Portugal só existe uma força: o Benfica! A diferença é que uns unem-se por ele, os outros contra ele!"

      Saudações!

      Eliminar
    2. "Em Portugal só existe uma força: o Benfica! A diferença é que uns unem-se por ele, os outros contra ele!"

      Essa frase diz tudo!

      Eliminar
  12. HEHEHHEE sabe tão bem ouvir estas coisas para nos convencer que afinal não perdemos e que somos os melhores.....hehehe as melhoras....Já agora esse é tão do Grande vitória como tu do louletano....
    O padeiro é parecido contigo já reparaste? Fica lá com a taça de cortiça......enorme...os maiores....são grandes!!!

    ResponderEliminar
  13. ...." Ter GANHADO!!!!!!" do melhor!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é por nada, mas "ter ganhado" está correto!

      Com o verbo auxiliar ter ou haver, o particípio passado do verbo quer-se regular, ou seja "ter ganhado" e não "ter ganho". O verbo auxiliar ser ou estar é que pede o particípio passado irregular "ganho".

      Qualquer gramática da língua portuguesa te diz isto! A generalidade das pessoas é que vai falando da forma errada... e o pior é que o fazem sem saber e corrigem quem corretamente vai falando!

      Ter ganhado! Haver ganhado!
      Ser ganho! Está ganho!
      E assim se fala bom português!

      Força Benfica!!!

      Eliminar
  14. Ganho está igualmente correcto....não é errado....forma irregular. Ganharam os 2!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!