- E isso é o que Jorge Jesus é hoje, um treinador melhor porque o prof. o ensinou a compreender melhor o homem que está à sua volta e joga o jogo que ele quer?
- Acredito que possa ter contribuído alguma coisa para isso. Ao fim de tantas horas a conversarmos os dois. Se eu não servisse para nada, também chateava, não é?
Uma certeza tenho: as conversas que tivemos fizeram-lhe bem a ele mas sobretudo a mim. Quem ensina também aprende e eu tenho aprendido muito com ele.
É um treinador pragmático, com grande leitura de jogo, um treinador excecional, com um desejo irrestrito de conhecer, de saber.
Uma vez, ele estava muito satisfeito com uma vitória do Benfica e eu disse-lhe aquela grande frase do Ernst Bloch: na vitória ou na derrota o que é não pode ser - para lhe dizer que não se esquecesse de que ainda teria muito que emendar, muito que transformar o que já sabia.
E ele aceitou que esse era o caminho. Porque é inteligentíssimo. E além disso, tem formação notável, os pais do Jesus eram gente de uma ética admirável.
Olhe, no dossier que leva para os treinos tem a fotografia de uma senhora. Eu pensava: quem será? Até que um dia perguntei-lhe. Disse-me que era a sua musa. E a musa era a mãe, a senhora do retrato que o acompanha para todo o lado.
No fundo, é mais uma boa metáfora do que o Pascal diria: que no futebol as «razões da razão» e as «razões do coração» são inteiramente necessárias para se ser o que se é.
Uma ave não voa com uma só asa. E para se ganhar é preciso juntar a cabeça e o coração, o sentimento e o pensamento. E essa é a razão porque lhe digo que o Benfica tem um treinador extraordinário que vai ser muito melhor treinador no futuro - e com o estudo que anda a fazer ninguém o há de segurar.
Ah! Não podia deixar de referi-lo: este Benfica está a viver o que está a viver por ter o treinador que tem e o presidente que tem, tudo isso se deve também ao trabalho inteligente e generoso do sr. Luís Filipe Vieira...
-Extracto da entrevista de Manuel Sérgio ao jornal A Bola
Ó sérgio, então o LFV é tão generoso e inteligente, para que é que o JJ estava a caminho do fcp (ou doutro qualquer) e em grande velocidade, ainda a época passada?
ResponderEliminar