segunda-feira, 29 de abril de 2013

António Magalhães: As verdades desportivas


O Sporting regressou aos triunfos e de novo com um golo nos últimos minutos a exemplo do que tinha sucedido em Braga e em Alvalade com o Moreirense. 

Depois da derrota do dérbi - penalizadora pela exibição realizada e difícil de digerir por via dos erros do árbitro - os leões conseguiram manter-se na rota europeia graças a um golo de Rojo. Um lance que visto à lupa denuncia a posição irregular do central argentino no momento do centro de Bruma, mas, convenhamos, está longe de atingir a dimensão dos erros de Capela na Luz. 

A verdade, porém, é esta: o golo valeu a vitória do Sporting sobre o Nacional.
Outra verdade é que os leões poderiam ter arrumado o assunto ainda na 1ª parte, tamanho foi o volume do seu jogo ofensivo e as oportunidades criadas. 

Não o fizeram e ficaram sujeitos às contingências de um jogo que promoveu o Nacional a protagonista principal durante quase toda a 2ª parte. Há mais duas verdades que importa reter. Primeira: não é só com o talento promissor mas ainda muito verde que nasce na Academia que o Sporting irá construir uma equipa capaz de corresponder às ambições que os adeptos alimentam todas as épocas sem evitar todas as suas dores de crescimento. 

Segunda: também é graças a essa inocência e, quase diria, irresponsabilidade que o Sporting consegue levar até ao último suspiro do jogo uma enorme crença e esperança. Ontem, o melhor exemplo foi Bruma e a sua participação nos três golos do jogo.

O Benfica disputa hoje o "jogo do título" - verdade ou mentira? Verdade. Passar no Caldeirão significa deixar o título à mercê de duas vitórias na Luz frente ao Estoril e Moreirense. Ou seja, dificilmente o título escapará. Prova de que este sentimento é legítimo está na chegada festiva do Benfica à Madeira.

Independentemente do resultado do jogo desta noite e seja quem for o campeão, é redutor atribuir aos erros dos árbitros os "méritos" da conquista de um campeonato. Esta pode custar a engolir a muito boa gente, mas é a mais pura das verdades.» 

- António Magalhães, jornal Record, 29 de Abril de 2013

2 comentários:

  1. Não foi á lupa que todos vimos o golo do SCP foi pelas imagens da TV as mesmas que mostraram os quatro penaltis contra o Benfica, ah tá bem, não foram quatro, foram três, ou foram dois? Dois quais, o segundo e o quarto ou primeiro e o terceiro ahahahahah Ontem o SCP ganhou um jogo com infuência direta de um erro, golo irregular. Muito longe de ter sido limpinho ;)

    ResponderEliminar
  2. Facto 1: O Benfica ganhou ao Sporting com dois golos limpos.
    Facto 2: O Sporting ganhou ao Nacional com um golo irregular.
    Facto 3: Só um jornalista acéfalo pode tentar esconder o facto 1 e o facto 2 com "conversa para boi dormir".

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!