Todo o processo que envolve o castigo (não) aplicado a Jorge Jesus é um escândalo inenarrável, algo que nos faria sorrir maliciosamente se tivesse acontecido numa autocracia remota, mas que é inadmissível e não pode passar impune num país e num desporto que deviam ser avessos a este tipo de tiranias.
Os factos são fáceis de contar. A 2 de Março de 2011, o FC Porto venceu na Luz (3-2), beneficiando do facto de o árbitro assistente, que estava mal posicionado, não ter invalidado um golo a Maicon, num livre em que o portista tirou partido de estar alguns centímetros em fora de jogo. No final, Jesus disse que o assistente de Pedro Proença “se não viu (...) foi porque não quis”. E acrescentou: “Já vi na televisão e consigo ver onde ele está. Ele viu tudo. Ele sabe que estão fora de jogo. Naquele lance só pode haver premeditação”. O castigo demorou meio ano a sair. E ficou-se por 15 dias de suspensão e uma multa de 1500 euros. A suspensão não terá qualquer eficácia: vai ocorrer num período em que não haverá jogos.
Por muitíssimo menos, a liga inglesa suspendeu de imediato e obrigou Alex Ferguson a pagar uma multa astronómica. Provavelmente, a decisão do Conselho de Disciplina seria bem mais célere e castigadora se em causa estiver um treinador fora do universo dos “grandes”. Porque situações idênticas já ocorreram com protagonistas do FC Porto e do Sporting.
E se a decisão já era suficientemente surrealista, assumiu contornos quase injuriosos após a Rádio Renascença ter divulgado o acórdão do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF.
Soube-se então que o castigo tinha sido aprovado com dois votos contra, um deles do próprio presidente Herculano Lima. Juiz jubilado, aquele responsável não só considerou o acórdão “ilegal”, como considerou que Jorge Jesus “se limitou a defender a sua honra e o seu clube, que tão gravemente foi lesado pela arbitragem”. Mais, acrescentou que o árbitro Ricardo Santos “tinha todas as condições para ver a falta e a obrigação funcional de o fazer”, não o tendo feito “por motivações que só ele sabe”. Depois disto, e caso Herculano Lima não se apresse a demitir-se, como poderá o presidente da Federação ter coragem de pedir que os treinadores, jogadores, dirigentes e até os árbitros respeitem os árbitros?
-Bruno Prata, jornal Público, 7 de Setembro 2012
Escândalo é uma claque incendiar uma bancada e o clube dos criminosos não ser castigado passados mais de 9 meses após os factos!!
ResponderEliminarEntão agora o juiz Ricardo Santos não faz uma queixa contra o Herculano que também põe em dúvida a sua honestidade???
ResponderEliminarE o Herculano também vai ser suspenso por 15 dias?
o treinador do porto apanhou suspensao depois do jogo om o gil vicente da epoca passada em que no final diz que a arbitragem foi vergonhosa ?
ResponderEliminarE quando disse que as faixas (do Benfica) podiam ser encomendadas?
EliminarA lata deste bicho é do pior que tenho visto Então este filho da mãe para nao dizer pior fala do Jesus que eu até não gramo e não diz nada do treinador do porco que diz o que quer e lhe apetece e ninguém fala disso? Cambada de porcos que deviam ser corridos à paulada ate a vergonha lhes entrar no corpo.
ResponderEliminarpatriarca disse:
ResponderEliminarA simples e perversa "IRONIA" do qualquer coisa não vem por acaso é mais uma "Clamação à Arbitragem" para os PROTEGER, aliás como o fizerem neste jogo ENCOMENDADO Para o porto ganhar e foi o Juiz Herculano Lima que o disse e COM TODA A RAZÃO, tal COMO O MUNDO VIU pela Televisão, podem MENTIR com todos ou nenum dente na Boca, podem até USAR Dentaduras postiças, enviazar as linhas de campo, mas TODOS VIMOS EM DIRECTO o que se passou e até que enfim o presidente do conselho disciplina ACORDOU PARA A REALIDADE ou terá sido uma simples INSÓNIA passageira.
Agora quererem passar um certidão de Estupidez, velhaquice e outras palermices aos Benfiquistas e ao mundo do Desporto em geral, penso que já chega, já foi tempo demais a fazer o que não deviam. Está TUDO GRAVADO e como tal podem fazer o que lhes vai na gana, mas a VERDADE está lá e é mais tarde ou mais cedo vem ao de cima. A verdade desportiva tem que estar ACIMA de todos e de tudo, porque é com ela que o Desporto é desporto, porque sem a verdade Desportiva, no futebol e as outras modalidades desportivas, PERDEM A CREDIBILIDADE TODA, embora quem pratica as irregularidades assim o não pense, bem como outros que por aí pululam, mas alguém os há-de fazer ver e acordar para a realidade, para as injustiças e ninguém tem o direito, se quizer ser respeitado, passar por cima dos outros, como se de lixo se tratasse.
A verdade Desportiva, é sinónimo de Pureza no desporto, que ela não ande muito mais tempo arredada dos relvados e outros recintos desportivos é o QUE SE EXIGE.
patriarca disse:
ResponderEliminarApoiado a 1000% CARLOS COVAS !!!
Este marmanjo apareceu agora com esta Retórica, que todos sabemos onde quer chegar com ela, Não foi por ter caído do Céu por não ter Unhas !!!!
Gostei da parte em que o idiota menciona: "o árbitro assistente, que estava mal posicionado..." e " o portista tirou partido de estar alguns centímetros em fora de jogo...". A verdade é que nem o arbitro estava mal posicionado, nem o fora de jogo foi apenas por centímetros, basta ver as imagens. Do resto nem comento, pois já toda a gente sabe qual o objectivo de avençados deste tipo! Será que a besta já parou para pensar onde está o castigo do Vitor Pereira por ter encomendado as faixas para " a outra equipa", enquanto repetia " é uma vergonha, é uma vergonha ". Claro que não, toda a gente sabe que o Benfica deve ser roubado e estar calado e o porto sempre que não for beneficiado tem direito a reclamar e o arbitro descer de escalão.
ResponderEliminarSe ninguem desse ouvidos a este burro ele deixava de zurrar
ResponderEliminarEste tipo consegue meter nojo a um rato de esgoto.
ResponderEliminarMiguel
Cagalhões como este existem porque nós insistimos em comprar os pasquins onde eles escrevem. Fechemos a torneira e quero ver a onde estes cagalhões de aluguer vão parar.
ResponderEliminarSe não publicassem isto aqui, eu não sabia.
ResponderEliminarAssim tive de perder tempo a ler e involuntàriamente de dar importância a quem merece um balde de MERDA.
Este alarve encartado ao serviço dos corruptos esteve calado no caso do soco do James, dos pontapés do Hulk e Sapunaru e da bota de Deco atirada ao árbitro e vem agora destilar veneno contra o SLB...e pretendem estes paineleiros que se lhes reconheça isenção..
ResponderEliminarVergonha é a RTP srvir de canil para Bobys deste calibre
a bota de deco ate nao foi o para o arbitro mas para o lado oposto
ResponderEliminar