segunda-feira, 27 de maio de 2013

Nuno Farinha não tem dúvidas: Jesus não tem condições para continuar



Mesmo que o Benfica estivesse há muito tempo a jogar um futebol de encantar, e já nem é o caso, Jorge Jesus não tem condições para continuar na Luz. O profissional de futebol mais caro de sempre no futebol português – incluindo jogadores! – passou ontem também a ser o maior perdedor na história das águias.

Se Luís Filipe Vieira renovar o contrato do treinador, e essa hipótese parece continuar de pé, então é porque o nível de exigência no Benfica foi mesmo alterado. Jesus, para além dos 4 milhões/ano que custa à SAD, teve tudo: jogadores de nível mundial que lhe foram postos à disposição e até os caprichos que, ano após ano, ia exigindo. De Kardec a a Luisinho. Como se não bastasse, o Benfica tem ainda a mais alargada equipa técnica no futebol português. Um exército de adjuntos e preparadores de tudo e mais alguma coisa. Para resultar naquilo que está à vista: zero.

Jesus caíu de joelhos no Dragão e não voltou a levantar-se. Não é o único culpado, no entanto. A sensação do “já está ganho” foi tanto dele como de todos os outros que estão à sua volta. Na hora certa, da bebedeira coletiva após a vitória nos Barreiros, faltou massa crítica, humildade, experiência e respeito. Faltou um líder a sério, no fundo. Faltou um diretor desportivo de corpo inteiro.

O que Cardozo fez só se explica porque existe esse vazio de autoridade no futebol do Benfica. Cardozo, que um dia mandou calar as bancadas da Luz, empurrou ontem o treinador, pediu-lhe explicações e ainda apontou o dedo a um colega. É preciso dizer mais alguma coisa?

O V. Guimarães e o seu treinador não têm culpa nenhuma dos dramas alheios. A finalizar uma época que já era de grande qualidade, a equipa ainda justificou, plenamente, a conquista histórica. Grande exemplo, grande reviravolta, grande festa. Mereceram tudo o que aconteceu.

PS: A 4 de abril, neste mesmo espaço, escolhi o seguinte título: “Benfica tem tudo por fazer.” E logo abaixo podia ler-se isto: “Ter a visão de uma época perfeita sem ter conseguido, sequer, um único troféu: é esta a cruel realidade que o clube enfrenta.” Não imaginam algumas das ameaças que recebi nas redes sociais.


-Nuno Farinha, jornal Record

4 comentários:

  1. Desculpe lá, mas é o maior delírio que li hoje. Uma analise extremamente simplista do que foi a época do SLB.

    Para completar a sua analise faltou o seguinte.

    Bastava analisar os factos ocorridos em todos os jogos do SLB para perceber o motivo da perda do campeonato, da taça da liga e da taça de Portugal, quanto à liga europa, jogamos muito mas não chegou para ganhar ao campeão europeu. Por norma o SLB tem de jogar muito mais que os nossos rivais diretos e não tem o empurrãozinho da ordem quando as coisas estão a correr mal como vimos em muitos jogos dos nossos adversários, alias, o SLB deve ser o único clube que tem mais situações de lapsos arbitrais contra quando joga com clubes chamados pequenos.
    Já sei que o Sr. não leva em conta as arbitragens, mas não sendo o motivo de tudo que aconteceu ao SLB tem a sua percentagem neste insucesso.
    Uma coisa interessante passada nas casas de apostas online foi que as "odes" para a final da taça de Portugal eram 8 pontos de diferencia para a vitória do Guimarães antes de saber quem era o árbitro, depois da nomeação, passou para 4 pontos, acho que não vale apena dizer mais nada.
    Cumprimentos,
    FT76

    ResponderEliminar
  2. Este Farinha é mais um ranhoso que vive à conta do futebol, não entende uma merda, e o pior, LFV autoriza entrevistas a este e outros palhaços como ele.

    ResponderEliminar
  3. Luís Filipe Vieira devia de ler estes últimos posts deste blog menos o do Veiga.
    Que epidemia de Anónimos que aparecem agora por estas paragens. Pelos vistos andam quase todos na mesma escola, pois defendem e atacam sempre os mesmos.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!