quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Bagão Félix: Benfica e Porto são equipas de Liga Europa

 

Na Europa acentua-se o fosso entre meia dúzia de clubes endinheirados ou propriedade de súbitas oligarquias predatórias e os outros que se esforçam por competir, pese embora a desigualdade de meios. Basta olhar para os nossos principais clubes, não obstante todos os desejos, sonhos ou ilusões.

Benfica e Porto só por acumulação de muitas circunstâncias favoráveis poderão almejar vencer a Liga dos Campeões. A sua liga é, de facto, a Liga Europa. E aí a (ingrata) questão que se lhes coloca (e a nós adeptos) é entre um lugar de apuramento na poule da Champions para cobrar um bom pecúlio financeiro ou, não o arrecadando, ter a possibilidade de chegar longe na 2.ª divisão europeia.

Desde que a Taça UEFA virou Liga Europa em 2009/10, Portugal teve 3 finalistas em 8 possíveis (Benfica, Braga e o vencedor Porto) e foi 8 vezes semifinalista (além dos clubes já referidos, o Sporting). É este o palco natural do nosso futebol.

Na Champions das mesmas épocas, o melhor que se conseguiu foi uns quartos-de-final com o Benfica (2012/13) e uns oitavos-de-final com o Porto (2009/10 e 2012/13). Todavia, no ranking (actual) da UEFA, o Benfica ocupa a 6.ª posição e o Porto a 9.ª, ao mesmo tempo que novos colossos de agora ainda não são relevantes nessa lista (p. ex.: PSG é o 20.º, Manchester City o 27.º e Mónaco nem consta dos 453 clubes!).

A democratização clubística no acesso português à Europa é de aplaudir, mas, em regra, segue-se-lhe o reverso da medalha. Sem o Sporting e o Braga, o perigo de retroceder no ranking dos países pode implicar menos e mais difíceis presenças na Champions. Um círculo vicioso. 

- Bagão Félix, jornal A Bola, 30 de Outubro de 2013

3 comentários:

  1. È verdade que o porto ganhou uma champions,mas isso parecendo que não ja foi á quase 10 anos e o futebol mudou um bocadinho desde então...claro que tudo é possivel,o proprio benfica pobrezinho tambem ganhou 2 ao poderoso madrid e ao barcelona mas...realisticamente pensando hoje isso parece um sonho mais distante.

    A liga europa costuma ser um pouco desprezada,talvez porque nas eliminatorias e ate mesmo na fase de grupos é frequente ver la alguns clubes assim meio de 3 mundo,mas tambem por outro lado,estão sempre la grandes clubes europeus.
    Não é so o barcelona o real nem o bayern etc que são grandes, temos clubes na europa como sei la,o hamburg,schalk,napoles,valencia,tottenham,feyenoord e tantos outros que são enormes clubes europeus,não se devia desprezar esta competição como se tem tendencia a fazer

    ResponderEliminar
  2. Cala te não sabes o que dizes pode perceber muito de economia mas de futebol zero. Tanto o porto como o benfica tem a obrigação de passar a fase de grupo...e se não passar será um fracasso a todos os níveis por isso não há desculpa......

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!