terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fernando Guerra rendido à obra de Vieira: É um grande líder, à imagem de Fernando Martins


Os anos passam e a memória esvai-se. Os problemas do presente são imensos e graves. Consomem-nos a vida. As pessoas estão perdidas e sem uma gota de esperança. Talvez lhes faça bem revisitarem o passado e tentarem descobrir nele exemplos de coragem e abnegação que venceram obstáculos colossais: como o do Benfica, em que se derrubou o impossível e de um amontoado de ruínas nasceu um estádio considerado o melhor do mundo, na relação qualidade/preço, pelo arquiteto australiano que assinou o projeto. 

Eu próprio confesso a surpresa, ou o descuido, quando, na edição da última sexta-feira, a reportagem publicada em A Bola, da autoria do jornalista Fernando Urbano, me alertou para o décimo aniversário da data da inauguração do majestoso empreendimento. Logo me recordei do arranque de operação extraordinária que exigia denodada luta contra o tempo. Era preciso correr para concretizar obra de tamanha grandeza em 25 meses. Os jogos continuaram a realizar-se no antigo estádio. Inexplicável a sensação de se testemunhar a progressiva eliminação da bancada norte, como se implacável fenómeno da natureza tivesse cortado o estádio ao meio... até à demolição total.

Partindo atrasado na corrida para acolher o Euro-2004, comparativamente a FC Porto e Sporting, e numa situação de pré-falência, como vincou Manuel Vilarinho, o presidente na altura, a verdade é que, quando abraçou a empreitada, o Benfica não só deu início ao soberbo processo de recuperação, como provou que a chamada 'alma benfiquista' , não se explicando por definição, é qualquer coisa de místico que une os adeptos em torno de uma causa que atribui ao emblema da águia significado que o diferencia de todos os outros.

Afirmou o arquiteto Damon Lavelle que o novo Estádio da Luz «é uma verdadeira lição para todos». Foi desenhado para ser construído em «tempo recorde» e informou que tem conversado com pessoas em todo o mundo, garantindo tratar-se de «um estádio universalmente admirado pelo seu ambiente e energia».

Foi inaugurado a 25 de outubro de 2003 e Luís Filipe Vieira eleito presidente a 31, com 90 por cento dos votos, depois de ter acompanhado a par e passo o desenrolar da construção, então integrado na equipa de Vilarinho.
Seis dias separam dois acontecimentos que assinalam de forma indelével o despertar do 'Benfica do futuro': novo estádio e novo presidente. 

Os 'ilusionistas' foram derrotados e os trapaceiros excluídos. Apregoam os maledicentes congénitos, porém, na falta de argumentos minimamente interessantes e convincentes, que um clube desportivo 'vive' de títulos e não de obras. Isso é verdade, em parte, e pode dar balanço em estratégias eleitoralistas, em que se promete muito para se dar pouco: se não houver obra também haverá sucesso! Depois de amanhã, Vieira completará dez anos na presidência e, em minha opinião, tem sido um grande líder desde o primeiro dia, à imagem de Fernando Martins, e de quantos o antecederam e contribuiram para enriquecer e expandir a instituição Benfica.

No espaço da Segunda Circular surgiu um complexo desportivo moderno. Há piscinas, pavilhões, ginásios e outras instalações. Há um museu inovador. Há zonas comerciais e de lazer. Há um estádio notável e admirado, razão pela qual vai receber a final da Liga dos Campeões, em maio de 2014.

No Seixal, há um centro de estágio bonito, de agradável enquadramento paisagístico e de reconhecida qualidade. Proximamente, mais e melhores condições em perspetiva para atacar o século com entusiasmo e confiança e ainda uma Casa do Jogador, ideia que demonstra a nobreza de caráter do presidente benfiquista.

Para ele, a gente é muito importante: com gente feliz o clube não vai parar de crescer. Pois é, insistem os vendedores de promessas: o Benfica constrói e o Porto ganha. Tem sido assim, de facto. Mais do que ninguém Vieira deseja inverter essa tendência e tem investido na valorização da equipa de futebol como provavelmente nunca se fez. Jesus não ajuda, mas parece-me condenável que muitos dos que aplaudiram a sua escolha se aproveitem agora da inépcia do treinador para atacarem o presidente, desvalorizando a obra e o homem. A isso chama-se ingratidão. E os ingratos nunca trazem nada de bom. 

- Fernando Guerra, jornal A Bola, 29 de Outubro de 2013

17 comentários:

  1. Este pateta hoje diz uma coisa e amanhã outra. Mais um caneta de aluguer amestrado ao clube das putas e das viagens. Amanhã o LFV já será um incompetente ou parecido; gabo a paciência à palermada que compra o pasquim onde ele escrevinha.

    ResponderEliminar
  2. Inacreditável o poder que o Vieira tem na imprensa. Sempre usado para defender o seu nome e nunca o do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atalaia e se fosses para onde mais gostas, para o CARALHO!

      Eliminar
  3. Tudo o que o Fernando Guerra diz é pura verdade. Quem não gosta ou não é Benfiquista ou é anti-vieira. Eu quero um Benfica com bons alicerces para o futuro e eles têm de ser feitos por alguém. Ainda bem que esse alguém foi o visionário LFV. É pena que em termos futebolísticos tenha cometido vários erros e alguns de palmatória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as modalidades nunca ganharam tanto como agora... coisa que os que sofrem de futebolite nunca falam...

      Eliminar
    2. E até me esquecia dos escalões de formação que voltaram a ganhar como há muito não acontecia... e as seleções nacionais são constituídas na sua maioria por jogadores nossos... SÓ OLHAM PARA OS SENIORES e o resto é esquecido...

      Eliminar
    3. Eu quero um benfica que nao fique 4 anos seguidos atras do sporting,nem que sirva de saco de pancada do porto como bem fazendo á 3 anos para ca.Eu nem sequer quero ser campeão...eu ja so peço para nao passar as vergonhas que temos passado

      Eliminar
    4. Deixas de levar no cu e já não passas vergonhas. Simples, não é?

      Eliminar
    5. jmdeviveirosf: Tens razão, mas já nem me queria referir às actividades amadoras.

      Eliminar
    6. oh anonimo,será que a tua conversa revolve sempre á volta de cus e enrabadelas e paneleiros? Quem tanto fala é porque gosta

      Eliminar
  4. Este atrasado mental e vieirista de m**** deve querer tacho na BenficaTV, de tantos felácios dedicados ao Vieira...E no Benfica, grandes obras deviam ser TÍTULOS CRL ! Pois é de títulos que dependem os clubes grandes, não de coisas acessórias como estádios e museus (O Beira Mar e Académica têm também estádio novo e não são nenhuns colossos desportivos lá porque têm o belo do estádio novo)...E com este artigo jornalístico digno dos piores pasquins ingleses, digam lá se o Vieira não controla TODA a comunicação social de Lisboa ...só não vem quem não quer


    Já agora ALM, mais parece que estamos na Coreia do Norte: quem adora o líder é patriota, quem fizer o oposto é um desertor. E o LFV sim, é um visionário, pelo aumento da fortuna pessoal a 300 à hora e pela sua ímpar determinação em querer fazer do seu clube do coração (apenas digo que é azul listado !) o mais prestigiado de PT !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro, não gosta coma menos. Nós somos isso a que chama de "vieiristas" e você é chamado de quê? Votos nulos, ou de rangelista, carvalhista ou outra bosta qualquer.
      Cure-se seu labrego; não fosse LFV e já não existiria o SL Benfica.

      Orgasmatron

      Eliminar
    2. o que o otário antes de mim queria dizer é que não fora o vale armar-se em parvo com o oliveira, e ambos enriqueciam à custa do benfica, como faziam nos tempos em que o vchinikov e o deco eram roubados ao benfica e negociados para o porto.
      assim enriquece apenas o vieira.
      e o vilarinho
      e o mario dias
      e.. já deve chegar

      Eliminar
  5. Este homem é mesmo um quinzinho bate palmas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Rui, queres fazer alguma coisa de jeito? andam a pedir voluntários para fazerem peditórios para a Luta contra o Cancro. Aproveita e faz qualquer coisa de útil.

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!